Primeira vitória da temporada de 2022 para Steward Baylor da AmPro Yamaha enquanto a série Grand National Cross Country volta após as férias de verão e ISDE no Mountaineer GNCC na Virgínia Ocidental.
Na 10a rodada da temporada GNCC, o Rocky Mountain ATV/MC Mountain em Beckley, Virgínia Ocidental, começou com um momento de sóbrio quando o paddock se lembrou do 21o aniversário dos ataques de 11 de setembro.
Quando a bandeira verde do evento principal caiu, Ricky Russell, da Coastal GASGAS Factory Racing, disparou para o All Balls Racing XC1 Holeshot de US$ 250 através das curvas de abertura lisas no campo Mountaineer.
Russell parecia em boa forma à medida que a corrida se desenrolava, liderando o caminho para as primeiras três voltas e meia em condições que estavam pegando muitos outros pilotos. Mas um acidente na volta quatro de cinco o deixou de volta para baixo e atrás das posições do pódio.
Isso deixou a porta aberta para o grupo de pilotos que lutassem pela vitória e, apesar de ter que lutar da quinta classe na primeira volta, depois para a terceira, Steward Baylor se saiu bem na quarta volta pela liderança.
Na última volta, parecia que o velho Baylor estava de volta enquanto mantinha a cabeça abaixada para ter certeza de sua primeira vitória desta temporada, terminando com uma vantagem de 18 segundos.
Cue a marca registrada bike flip…
Resultados da corrida 2022 Mountaineer GNCC PM Pro:
56 pontos de vantagem para Ashburn
Jordan Ashburn, da Magna1 Motorsports Husqvarna, continua a liderar a classificação do Campeonato Nacional após uma longa batalha pelo pódio no Mountaineer.
Jordan agora tem uma vantagem de 32 pontos na classificação de pontos sobre Ben Kelley em segundo, mas com apenas três rodadas restantes, é improvável que o piloto da KTM retorne nesta temporada e isso significa que Ashburn efetivamente tem uma vantagem de 56 pontos sobre Craig Delong.
Classificação GNCC 2022 após Rnd 10:
Outro piloto que fez seu retorno à série após a lesão foi Thad Duvall, da Rockstar Energy Factory Husqvarna Racing, na frente de sua multidão do estado natal. Duvall ficou em terceiro lugar na volta de abertura, mas se viu de volta na quinta quando a lama piorou e a luta pelo pódio esquenta.
O velho fogo ainda está queimando por dentro e Thad reagiu na última hora para levar a bandeira quadriculada em terceiro lugar no geral. Enquanto isso, Ricky Russell teve problemas para reiniciar após seu acidente, mas foi novamente para reivindicar o quarto lugar à frente de Johnny Girroir, o quinto no geral.
Girroir tempestades classe XC2
Um pódio multinacional de classe elite de 250 compreendeu Jonny G tendo uma vitória confortável com o australiano Lyndon Snodgrass, o segundo líder do campeonato, e o chileno Ruy Barbosa em terceiro.
O Girroir da Coastal GASGAS Factory Racing não demorou muito para assumir a liderança da linha XC2 e ele estava em uma missão no curso difícil do Mountaineer. Nunca realmente olhando para trás, Girroir cresceu mais de uma vantagem de quatro minutos sobre o resto de sua classe pela bandeira.
Snodgrass tem a vantagem de pontos XC2
O Lyndon Snodgrass, da Babbitt, da Babbitt’s Online Monster Energy Team Green Kawasaki, teve seu trabalho cortado após um início no meio da mochila, mas chegou ao terceiro na volta de abertura. Um passe para o segundo na quarta e penúltima volta da corrida o viu pegar P2 e cimentar sua liderança na classe.
Com seu rival de pontos mais próximo, Ryder Lafferty, em nono lugar nas condições difíceis, o Snodgrass tem uma vantagem de 36 pontos na classe XC2 250 Pro.
Ganhando seu quarto pódio da temporada, Ruy Barbosa, da Phoenix Honda Racing, teve que trabalhar duro desde o sétimo na segunda volta. O chileno ficou em quinto quando a bandeira branca caiu e depois fez passes cruciais na volta final para terminar na última posição no pódio.
Seu companheiro de equipe Honda, Cody Barnes, ficou em quarto com Michael Witkowski da AmPro Yamaha, quinto na classe XC2.
Archer e Steede pressionando pelo título WXC
Na corrida da manhã, o piloto do esportista A, Cody Pingley, ganhou fisicamente a vitória geral na corrida. No entanto, como as classes Sportsman A e Sportsman B são removidas dos resultados gerais (?!), Thor Powell recebeu a vitória geral e a 150 classes Schoolboy, o que significa que ele conquista o título do Campeonato Nacional de 2022.
Resultados da corrida Mountaineer AM 2022:
Rachael Archer, da AmPro Yamaha, assumiu a liderança da classe WXC desde o início, seguida pela Tayla Jones da Rockstar Husqvarna Surge Off-Road Coaching Team. Apesar de receber o prêmio holeshot, Jones sofreu um problema mecânico e não conseguiu terminar a corrida hoje.
Archer continuou pressionando para crescer uma lacuna e, apesar das condições lisas e lamacentas que fizeram com que os pilotos do Sportsman A passassem por ela, ela permaneceu composta na classe WXC durante toda a corrida.
Korie Steede, da Trail Jesters KTM Racing, também ficou em segundo lugar durante a corrida e é sua consistência que a vê manter a liderança dos pontos. Jocelyn Barnes, da Moose Racing/Ryno Power/Team Green Kawasaki, lutando para ganhar seu primeiro pódio na classe WXC.
2022 WXC pontos classificação após Rnd10: