Você já conhece a importância da guarnição da tampa de válvula para a motocicleta? Esse é um componente de vedação que exerce um papel fundamental para o bom desempenho da moto – além de contribuir com a proteção de outros elementos.
Existem dúvidas em torno da guarnição da tampa de válvula. Qual é exatamente a sua função? Quando deve ser substituída? Como garantir um bom funcionamento? E qual marca você deve escolher na hora de trocar?
Neste artigo vamos esclarecer sobre a guarnição da tampa de válvula. Confira!
O que é a guarnição da tampa de válvula?
Já vimos no blog da VEDA o que são as válvulas e a função delas no motor. Elas ficam posicionadas na parte superior do cabeçote, onde também fica a tampa de válvula – que fecha e protege essa parte de cima do motor.
Justamente neste local é aplicada a guarnição da tampa de válvula, que exerce um papel de vedação. Trata-se de uma peça de borracha que impede a passagem de fluidos, como o óleo, para o sistema de admissão e escape, bem como para o exterior do motor. Além disso, ela é responsável por impedir a entrada de sujeiras para dentro do motor.
Qual matéria-prima deve ser utilizada nas guarnições?
A guarnição da tampa de válvula deve ser composta de um material flexível – geralmente borracha – que é comprimido quando a tampa é apertada contra a cabeça do cilindro. Isso cria um selo hermético, impedindo que o óleo escape ou que impurezas externas, como poeira e sujeira, entrem no motor.
A análise do material da guarnição da tampa de válvula é muito importante, pois esse é um dos fatores decisivos para você ter um produto de alta duração e de qualidade na sua motocicleta. Uma borracha de excelente qualidade consegue suportar o contato com o óleo lubrificante, com a pressão e com o aquecimento gerado pelo motor sem sofrer deformações.
Quando substituir a guarnição da tampa de válvula?
Já vimos o que é a guarnição da tampa de válvula e a sua importância. Mas quando esse componente deve ser substituído em uma motocicleta?
A substituição da guarnição da tampa de válvula pode variar dependendo do fabricante e do modelo da motocicleta, bem como das condições de uso. No entanto, aqui estão alguns sinais que indicam a necessidade de substituição da guarnição:
- Vazamentos de óleo. Se você notar vazamentos de óleo ao redor da tampa de válvula, é um indicativo de que a guarnição pode estar danificada ou desgastada. Nesse caso, a substituição é recomendada para evitar perdas de óleo e garantir uma vedação adequada.
- Desgaste visível. Verifique visualmente a guarnição da tampa de válvula. Se estiver ressecada, rachada, deformada ou com sinais claros de desgaste, é hora de substituí-la. Esses sinais indicam que a guarnição perdeu sua capacidade de vedação efetiva e precisa ser trocada.
- Manutenção programada. As guarnições sempre devem ser substituídas quando desmontadas, ou seja, quando forem realizadas as revisões periódicas. Os principais fabricantes de motocicleta recomendam a conferência e regulagem das válvulas a cada 4.000 km. Para que as guarnições não apresentem vazamentos prematuros, recomenda-se a substituição dos coxins juntamente com a guarnição.
Como garantir um bom funcionamento da guarnição da tampa de válvula?
Você quer garantir que a guarnição da tampa de válvula cumpra a sua função com eficiência? Veja só algumas dicas:
Tome cuidado no momento da instalação
O primeiro passo para um bom funcionamento da guarnição é tomar cuidados pontuais no momento da instalação:
- Verifique se a tampa de válvulas possui empenamentos ou danos no perfil de instalação da guarnição
- Certifique-se de que não há danos nas faces do cabeçote
- Não aplique cola na montagem da guarnição, pois ela pode agredir os componentes do produto e provocar perda das propriedades originais do composto – gerando ressecamento e possíveis vazamentos no motor.
Substitua os coxins na troca da guarnição
No momento da troca da guarnição é sempre muito importante substituir os coxins. Muitos podem até não saber, mas este detalhe é essencial.
Para isso, tenha muita atenção! Jamais utilize calços, arruelas ou qualquer outra coisa sobre os coxins. Isso vai gerar um aperto excessivo e desnecessário, ocasionando dano à guarnição ou até mesmo empenamento da tampa.
Use o torquímetro para apertar os parafusos
Para apertar os parafusos da tampa de válvula, sempre utilize o torquímetro. O aperto deve ser realizado conforme os valores especificados no manual de serviços da motocicleta.
Por outro lado, o aperto excessivo não garante vedação. Pelo contrário, pode ocasionar danos na peça!
Faça inspeções regulares
Faça inspeções visuais periódicas na guarnição da tampa de válvula para verificar se há sinais de desgaste, rachaduras, ressecamento ou deformações. Isso pode ser feito durante a manutenção regular da moto ou sempre que você notar vazamentos de óleo.
Evite o uso de solventes agressivos
Ao limpar a tampa de válvula e a área ao redor da guarnição, evite o uso de solventes agressivos ou produtos químicos que possam danificar a borracha ou o silicone da guarnição. Opte por produtos de limpeza suaves e adequados para o motor.
Opte por uma guarnição da tampa de válvula com qualidade
Por fim, a qualidade da guarnição da tampa de válvula faz toda a diferença para o seu bom funcionamento.
As guarnições da VEDA são fabricadas com matéria-prima 100% borracha. Através da propriedade de resiliência (retorno elástico) dos elastômeros Vedamotors, a guarnição suporta as constantes pressões da tampa de válvulas e não deforma, fazendo a correta vedação durante toda a vida útil, sem sofrer deformações. Além disso, as guarnições Vedamotors se ajustam perfeitamente no perfil da tampa, permanecendo fixa e facilitando a montagem.
Você gostou das informações sobre a guarnição da tampa de válvula? Confira no site da VEDA todas as guarnições disponíveis!