Por Matheus Oliveira
Testamos a Honda CB 500X, uma moto que se encaixa tanto para o dia a dia, quanto para viagens.
A moto conta com uma embreagem deslizante que possibilita trocas de marchas mais leves e suaves além de evitar o travamento da roda traseira no caso de uma redução forte de marchas.
Particularmente não gosto de fazer comparações entre motos. Prefiro apresentá-las como elas são, mas neste caso, busquei uma moto sem a embreagem deslizante para sentir a diferença. O que ocorre nas motos sem esse tipo de embreagem é o bloqueio do giro da roda traseira, mesmo que brevemente. Isto faz com que a roda “escorregue” (é quase a mesma coisa que travar o freio traseiro, sem ABS, no caso). E se acontecer num terreno com pouca aderência, isso pode ocasionar um acidente, especialmente aos motociclistas com menor experiência.
O manete de embreagem da moto com o sistema deslizante é mais suave e macio, bom para iniciantes em alta cilindrada e claro, nas viagens, pois cansa menos na hora de trocar as marchas e a fadiga no final do dia é menor.
CONTINUE ESSA LEITURA, CLIQUE AQUI
TENHA ACESSO GRATUITO A ESSA EDIÇÃO DA REVISTA PRÓ MOTO STREET