Poucos fabricantes de motos conquistaram um apelo em massa e uma herança icónica como a Honda com a sua linha CB. Uma ‘receita’ de sucesso que nasceu em 1969 com a CB750 Four. No Japão, a Honda relançou agora a icónica CB1300.
O mais recente ‘quatro cilindros em linha’ da CB1300 tem 1.284 cc está equipado com injeção de combustível e debita uns interessantes 111 cavalos de potência. Mas a CB1300 não foi construída para desempenho absoluto. Ao contrário de suas primas supersport, motos como a CB1300 são projetadas para serem versáteis. Isto significa que a CB1300 pode ser uma moto que se pode usar para ir para o trabalho e devorar quilómetros de auto-estrada e estradas sinuosas nos fins de semana. À primeira vista, vendo esta moto, somos levados a pensar que a nova Honda CB1300 ainda é a mesma máquina icónica do final dos anos 80 e início dos anos 90.
ESTILO ICÓNICO ADAPTADO À ERA MODERNA
Assim como a icónica ‘quatro cilindros’ da Honda, ambas as versões da CB1300 voltaram: a Super Four e o Super Bol D’Or. A Super Four obtém a estética roadster icônica com um depósito de combustível, cauda e painéis laterais em forma semelhante às icónicas ‘Four’. Por outro lado, a Super Bol D’Or recebe uma meia carenagem e um farol angular que dá à moto mais capacidade em estrada e melhor proteção contra golpes de vento. Posteriormente, tanto a Super Four quanto a Super Bol D’Or obtêm as versões padrão e SP, com a última apresentando esquemas de cores mais premium.
Por baixo do estilo Super Four e Super Bol D’Or, a CB1300 apresenta a mesma estrutura de berço duplo para ambas as máquinas. O sistema de suspensão, embora rudimentar, é adequado para rodar na cidade e ocasionais passeios de montanha. Tem suspensões com bainhas telescópicas padrão e um mono-amortecedor na parte traseira.
Infelizmente, a probabilidade desta linda e icónica moto voltar ao nosso mercado ainda é remota, mas certamente teria grande sucesso entre os mais aficionados e experientes motociclistas da nossa praça. Vamos esperar por mais notícias.