HomeMotoraidHonda CFR230 sai de linha após anos no mercado!

Honda CFR230 sai de linha após anos no mercado!

No ultimo 1 de fevereiro, a Honda Brasil passou uma circular para todas as suas concessionarias anunciando o termino da produção da CRF 230, claro que muitos no Brasil ficaram tristes com esse pronunciamento, e eu fui um deles!

EU COMPREI A PRIMEIRA CRF230 da minha região! Foi final de 2006, comprei com o Argeu da Honda aqui de Volta Redonda, e meu primeiro contato com ela nao foi muito bom, era difícil de intender aquele chassi curto, parecia que a traseira ia passar a frente, mas depois me acostumei com isso kakakaka. Andei fiz minhas fotos, testes, e depois vendi para o Zeze de Guara SP.

Essa moto começou a ser fabricada em 2003 em Manaus, e tudo sua produção era para o USA. Em 2006, Jose Luiz Tarwac, resolveu implantar a moto no Brasil, o grande sucesso que teve a 230 aqui no Brasil, lhe rendeu posições dentro da Honda, Jose Luiz depois foi responsável pelo centro de treinamento Honda em Indaiatuba SP.

O conceito crf230, foi desenvolvido para atender um jovem de 15 anos no USA, esse jovem vinha migrando dentro da marca, ele começou com a 50, passou para 110, depois 125, tinha uma 150f que saiu de linha, depois ele chegava na 230… Essas motos sao bem baratas no USA, e geralmente eles financiam por uma mixaria por mês.

Aqui no Brasil a 230 tomou outro rumo! Quem absorveu a moto foi aquele piloto de final de semana, das trilhas, do lazer e da brincadeira, alguns colocaram nas competições e conseguiram bons resultados, caso do piloto Dario Julio, que se sagrou campeão por varias vezes com a moto. Uma das modificações que ele fez foi a troca da suspensao dianteira pela da XR400 que ficou muito bom, a verdade é que qualquer moto que o Dario andasse ele ia se dar bem, Dario estava passando por um momento incrivel na época.

Com o grande sucesso da moto no Brasil, vieram as preparações, era uma mais bacana que a outra, as motos ficaram bem acertadas e os pilotos conseguiram tirar tudo o que ela poderia proporcionar

O grande trunfo da 230 ao meu ver, é que ela nao quebra! Tenho um conhecido que tem uma a 3 anos e ele nunca lavou a moto, isso mesmo, ela nao gosta de lavar, so anda e nao faz nada, a moto permite isso, a falta de zelo.

Finalizo essa materia com um aperto no coração, realmente a 230 nunca será esquecida no meio off road aqui no Brasil, em toda a sua existência, foram vendidas 255 mil motos, é um numero considerável por se tratar de uma moto off road.

Descanse em PAZ minha rainha, vc merece um lugar ao sol!

Veja mais em Motoraid

Leia Também