Notícias do Japão, referem com insistência que até 2023 a Honda vai lançar duas novas scrambler com um preço acessível e imagem que agrada aos potenciais clientes: a CL 250 e CL500 com o conhecido motor de dois cilindros da Honda Rebel 500 para títulares de licenças A2.
Ambas as motos serão destinadas a uma ampla gama de faixas etárias, incluindo motociclistas mais experientes e que procuram uma moto fácil, divertida e versátil para diferentes percursos, incluindo caminhos rurais de mais difícil acesso.
De acordo com os nossos colegas japoneses da Young Machine, a sigla“CL” identifica a tradicional série scrambler da Honda. A gama iniciou-se em 1962 com a CL72 marcada por um pneu dianteiro de grande diâmetro e suspensões de longo curso. A nova CL herda parte dessas características, mas não terá uma forma muito clássica.
Até agora pouco se sabia destas duas novas Honda, além do fato de que o motor vinha das cruiser Rebel 250/500. Enquanto a Rebel é uma cruiser marcadamente urbana, as scrambler CL com a sua roda dianteira de 19 polegadas, suspensão de curso mais longo e pneus com tacos, permitirão ligeiras incursões em pistas de terra.
O objetivo é que as CL250/CL500 tenham capacidade de lidar com terrenos off-road . Nas imagens renderizadas que você vê aqui, as rodas são fundidas, mas é muito provável que também exista uma versão com rodas raiadas, ainda mais off-road. O maior curso da suspensão significará uma maior altura do assento, mas não deve ser excessivo, até porque as duas scramblers serão usadas principalmente no asfalto. O peso também não deve ser um elemento dissuasor, uma vez que deverá ser 170 e 190 kg, respectivamente para os dois modelos.
Outra característica que deixará a CL250/CL500 ainda mais atrativa é que a Honda deverá disponibilizar ao público uma boa quantidade de acessórios para personalizar a moto, desde diferentes tipos de carenagem até alforjes.
A Young Machine garante que um dos atrativos das duas novas scrambler será o preço. No Japão, a CL250 poderá ser adquirida por 599.500 ienes (4.397 euros ) enquanto a irmã mais velha com motor de ‘meio litro’ deverá ter um custo de 799.700 ienes (5.866 euros ).
Fontes japonesas sugerem que ambos os modelos vão chegar aos concessionário japoneses no final do ano. Nada se sabe sobre o mercado europeu, mas se a Rebel 500 vender (bem) no Velho Continente, achamos que a scrambler CL500 terá caminho aberto para encontrar um bom número de seguidores.