Como outros na indústria, a Honda apresenta e geralmente produz suas novas motos de motocross antes de suas máquinas off-road. Entre as razões para isso estão o prestígio que a MXers fornece para a imagem da empresa e a necessidade de dar às equipes de corrida associadas o máximo de tempo possível para marcar novos modelos para o que é sempre a temporada de supercross que se aproxima rapidamente.
Assim, isso ajuda a explicar por que a Slam Life Racing (SLR) Honda começou com o CRF450R ao construir bicicletas para os pilotos Cole Martinez e Tallon LaFountaine, bem como o diretor da equipe Mark Samuels, para usar nas séries AMA National Grand Prix Championship (NGPC) e na World Off-Road Championship Series (WORCS). Como a SLR Honda muda várias peças de qualquer maneira, esperar pelos modelos RX simplesmente não faz sentido quando esse tempo poderia ser gasto testando para preparar as bicicletas para a nova temporada.
Depois, há o fato de que Martinez – cuja bicicleta examinamos e está em busca do campeonato em ambas as séries – deixou sua marca no supercross antes de ser atraído para corridas off-road há alguns anos. (Claro, ele ainda é um motocrosser acima da média, como atestam seus dois campeonatos em Mammoth e Loretta Lynn neste verão.)
As diferenças entre o CRF450R 2022 e o ‘RX são relativamente menores para começar, o ‘RX vem com uma roda traseira de 18 polegadas, mapa de ECU ligeiramente diferente e mais especificações de suspensão fora de estrada. Todos serão trocados por peças mais apropriadas às demandas exclusivas das corridas NGPC/WORCS e/ou para atender às solicitações de patrocinadores.
“Ambos as bicicletas são muito semelhantes quando você chega a isso”, ressalta Martinez. “Apenas algumas pequenas coisas de ECU que são diferentes [entre os dois modelos] e o suporte, obviamente.”
Quando a equipe recebe uma bicicleta nova, o técnico da SLR Honda, Adam Majer, revela que a primeira ordem de negócios está rasgando-a completamente: “A primeira coisa que fazemos quando recebemos a bicicleta [é] enquadrá-la completamente, então basicamente vou engraxar tudo com graxa Maxima.
“Colocando-o novamente, vamos colocar a suspensão do Kit A Showa. Fazemos um pouco de coisas como os cabides [motores], vamos tirar as [costelas estranhas deixadas pela linha de produção na fabricação]—que ajuda com o flex.”
A Showa envia seus técnicos para testar as configurações e geralmente fica quieto sobre as configurações internas, embora Majer saiba que a queda é de 106 ou 107 milímetros, dependendo de como é o curso. Cursos mais rápidos geralmente exigem mais afundamento.
Embora a sabedoria convencional sugira configurações muito diferentes entre motocross e off-road, o ex-ciclisador de supercross Martinez às vezes mistura os dois.
“Eu tenho uma configuração que é muito macia para as trilhas rígidas e quadradas e então eu tenho uma configuração para a qual fazemos a transição para os rolos de areia – Havasu, Blythe lado das coisas. Eu realmente não ando nessa configuração com muita frequência porque só temos um deles.
“Para Mammoth, eu realmente corro minha configuração de areia [off-road] [que é um pouco mais suave que o estoque e mais controlada]”, ele compartilha. “Eu até corro mousses e tudo mais no Mammoth com o estabilizador—eu corro toda a bicicleta off-road, apenas com um pequeno tanque no Mammoth!
“Para Loretta é um pouco diferente. Colocamos uma configuração adequada de motocross e mudamos um pouco o motor e tiramos mais alguns pôneis dele. É uma configuração muito mais rígida para os sulcos e saltos.
“Para o lado do motocross, você precisa que ele continue puxando com um pequeno estalo em todo o [intervalo]. Motocross [entrega] é suave, então depois dessa suavidade fica com esse snap.
“Eu tenho o [pacote] off-road um pouco domesticado pelas coisas duras e escorregadias e temos que montá-lo por horas, então definitivamente tem que ser montável e gerenciável por duas horas ou enquanto precisarmos ir para onde não está nos matando. Do fundo ao meio é realmente suave; como se tivéssemos muito, muito suave graças a Mark e Twisted [Desenvolvimento]. Estou muito feliz com a forma como saiu.”
Uma braçadeira tripla superior BRP e montagens de guidão substituem os componentes de estoque e permitem a fácil instalação de um estabilizador de direção Scotts. Itens de conexão de obras, como as tampas do cilindro mestre, adicionam alguns aprimoramentos visuais, assim como o polimento da estrutura de alumínio em áreas selecionadas. O dispositivo Holeshot Works Connection, no entanto, é uma necessidade funcional.
Embora a braçadeira tripla inferior seja OEM, a SLR Honda moe a sobra piscando para produzir uma aparência uniforme e completamente polida.
Martinez prefere a curva de Ricky Carmichael para seu guidão ODI em conjunto com as alças de fuligem ODI. Ele também gosta da aderência extra fornecida pelas footpegs, que são itens OEM fortemente modificados. As tampas de pinos Acerbis ajudam a manter a lama e os detritos das áreas de pivô para garantir que os pinos se dobrem quando necessário.
A Acerbis também fornece sua placa de polimento de cobertura total, bem como protetores de mão X-Future, enquanto uma tampa de bomba de água San Diego Powerhouse adiciona uma camada adicional de proteção para esse item às vezes vulnerável.
Os rotores ProX tomam o lugar das unidades OEM para maior potência de frenagem. Dependendo do curso, as pastilhas de freio ProX ou OEM são empregadas, sendo as pastilhas de reposição um pouco agarradas.
Como o tanque de titânio padrão de 1,7 galão não carrega o suficiente para GPs longos, uma célula de plástico de 2,6 galões da IMS toma seu lugar. Naturalmente, ele tem um receptor de quebra a seco coberto por uma tampa Modified Machine Works, além de mangueiras de ventilação de corrida Zip-Ty que têm uma orientação vertical para reduzir o derramamento de combustível.
A cabeça do cilindro vai para o Twisted Development para um trabalho de porta e essa é a extensão dos mods do motor. “Nós mantemos o básico porque nossas corridas são longas”, diz o técnico de motores SLR Honda Carlos Estrada. “Nós gostamos de manter tudo OEM.”
O Twisted Development também reprograma a ECU, enquanto a exaustão completa de titânio/fibra de carbono Ti-6 Pro da Pro Circuit auxilia na entrega de energia ideal, bem como nos números de pico enquanto é leve. Além disso, a equipe usa o airboot da pilha de velocidade do Twisted para complementar a portabilidade e o mapeamento por meio do fluxo de ar otimizado.
O mapeamento Twisted recria o mapa de ações na configuração 1 no seletor. “[Configuração 2] é um pouco mais suave e o terceiro é um pouco mais [aberto], então meio que ajuda em certas faixas como Taft ou [Preston, Idaho], mas acabei de executar a configuração ajustada o tempo todo agora”, observa Martinez. “O outro provavelmente é bom para a lama ou algum cenário assim.”
Embora o filtro de ar padrão da Honda esteja mais frequentemente no lugar, certas corridas extremamente empoeiradas verão a equipe usar o ProFilter de estágio duplo da Maxima, óleo de filtro Maxima aplicado em ambos os casos.
O SLR ignora a linha de respiração que vai da tampa da válvula até a caixa de ar. “Dessa forma, podemos correr um pouco de óleo extra e ele não entrará na caixa de ar [e] no nosso filtro”, confidencia Majer. “Vamos executar uma linha indo direto para baixo [da tampa da válvula até a parte inferior do quadro] e depois bloquearemos a [abertura] da caixa de ar para evitar sucção de sujeira.”
Um conjunto e tampa da embreagem Hinson Racing ajudam a transmitir energia durante os eventos longos, muitas vezes de alta velocidade e quentes, com os lubrificantes da Maxima que fornecem a proteção necessária em várias áreas da bicicleta.
A engrenagem usual é o estoque 13/49 com rodas dentadas Dirt Tricks e a corrente de anel X 520 ERV7 de primeira linha da D.I.D, completando a transferência de energia para os cubos vermelhos Faster USA que são aros aros D.I.D DirtStar ST-X pretas mais pesadas que carregam pneus Dunlop – Geomax MX33 dianteiro e traseiro Dependendo das condições do curso, eles também optarão pelo MX33 traseiro. Uma guia de corrente BRP substitui o componente de estoque. (Curiosamente, Martinez geralmente pratica com a roda traseira de 19 polegadas no lugar.)
Uma bateria de íon de lítio Fire Power fornece o suco necessário para disparar tudo. Ser menor e mais leve do que a versão de estoque significa que é necessário modificar a caixa da bateria.
O MotoSeat faz a tampa do assento da pinça Slam Life, embora a espuma e a altura permaneçam padrão. A Split Designs combina tudo esteticamente com seu kit gráfico.