Com base em Ilha Comprida (SP), competição válida pela penúltima etapa do Brasileiro de Rally Cross Country contará com dois dias de disputas
O Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country entra na reta final com a penúltima etapa da temporada 2021. O Rally de São Paulo, válido também pelo Sertões Series, será realizado nesta semana (5 e 6/11), com base em Ilha Comprida (SP), na região do Vale do Ribeira. A competição terá participação da equipe Honda Racing, com os pilotos Jean Azevedo, Gregorio Caselani, Bissinho Zavatti, Thiago Veloso e Tiago Wernersbach, sob o comando do chefe Dário Júlio.
Piloto: Jean Azevedo – Foto: Marcelo Maragni / Mundo Press
Serão dois dias de provas, com um percurso total de 543 quilômetros, sendo 484 de especiais (trechos cronometrados). Além de Ilha Comprida, o Rally de São Paulo 2021 passará pelas cidades de Iguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga e Cananéia.
Vice-líder da geral das motos, com 228 pontos, e da categoria Moto 1, com 245, Jean Azevedo promete lutar até o final em busca de mais um título brasileiro de Rally Cross Country. “Estou em segundo do campeonato e não será fácil tirar essa diferença em duas provas, mas vou lutar até o final. A minha moto é a CRF 450RX, a mesma que usamos no Sertões, e está bem acertada. Embora não seja uma prova longa, este rali promete uma variação de terreno, com areia, piso rápido, serra, montanha e pedra”, destaca o paulista, decacampeão brasileiro da modalidade e dono de sete títulos do Sertões na geral das motos.
Quem também está animado para a prova é o gaúcho Gregorio Caselani. “Será nossa primeira prova depois do Sertões. É um terreno bom para andar e teremos um rali completo, com areia, terra e chão duro. Vou buscar a vitória para subir na classificação do campeonato”, conta o quarto colocado na Moto 1 e sexto na geral das motos.
Piloto: Gregorio Caselani – Foto: Victor Eleuterio / Mundo Press
Para Bissinho Zavatti, que está em segundo lugar da Moto 2 e em quinto na geral das motos, a expectativa é muito boa. “Estou muito feliz por ter uma prova como essa no meu estado. Tenho certeza de que a organização está fazendo de tudo para que seja um grande evento. A prova é um pouco curta, mas pode ter certeza de que vai ser gostosa. Estou muito focado, venho treinando bastante, porque é a reta final do campeonato e quero muito esse título“, ressalta o bicampeão do Sertões na Moto 2.
Pela categoria Rally Brasil, destinada às motos de fabricação nacional, os pilotos da equipe Honda Racing Tiago Wernersbach e Thiago Veloso travam um duelo particular, com a motocicleta CRF 250F. Em seu ano de estreia no rali, Wernersbach quer mais uma vitória. “Estamos na reta final da temporada. Consegui ganhar as três primeiras etapas: o Rally Jalapão, o Rally RN 1500 e o Sertões. Estou mais confiante, tranquilo e totalmente por dentro da modalidade“, comenta o capixaba, que é líder com 282 pontos na classificação.
Piloto: Bissinho Zavatti – Foto: Gustavo Epifânio/Mundo Press
Já Veloso está em segundo na tabela, com 267 pontos. “Tenho treinado bastante. E como tem chovido muito, treinei no barro. Acredito que seja uma prova que tenha possibilidade de chuva, com grande parte de areia. Vamos tentar buscar a vitória e subir no ranking na disputa pelo título”, finaliza o piloto mineiro.
A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, ASW, Michelin, Alpinestars, DID e Seguros Honda.
Programação – Rally de São Paulo 2021
Local: Praia Boqueirão Norte – Arena de Eventos
Sexta-feira (5/11) – 1º dia
7h – Largada da primeira moto – Arena de Eventos
Trecho especial (cronometrado) – 254 km
Total do dia – 272 km
19h – Briefing
Sábado (6/11) – 2º dia
7h – Largada da primeira moto – Arena de Eventos
Trecho especial (cronometrado) – 230 km
Total do dia – 271 km
19h – Premiação
Total do percurso – 543 km
Total dos trechos cronometrados – 484 km
* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.