A X-ADV desperta atenção desde seu lançamento não apenas pelo seu estilo aventureiro, mas principalmente pelo seu elevado conteúdo tecnológico. Recentemente, a 2ª geração do modelo trouxe motor mais potente, novas opções de modos de pilotagem, além de novo chassi e estilo renovado
Desde sua apresentação no mercado brasileiro em 2018, a scooter Honda X-ADV é reverenciada não apenas pela criatividade de sua proposta, mas também por suas indiscutíveis qualidades dinâmicas, que elevaram o patamar da categoria a um nível inesperadamente alto.
Pensar que existe uma scooter capaz de manter um elevado ritmo em viagens rodoviárias, levando com conforto piloto, garupa e suas bagagens, ou imaginar que com a X-ADV é possível de cruzar a América do Sul de leste a oeste, como de fato aconteceu na expedição “Pro Outro Lado da América” de 2019, surpreende, e comprova na prática a validade de seu projeto.
Versatilidade é uma característica intrínseca às scooters, mas a Honda X-ADV incluiu no segmento uma capacidade aventureira que, baseada em sua altíssima tecnologia, faz dela um veículo completo: é excelente para o dia-a-dia urbano das metrópoles, competente como uma big-trail para encarar trajetos onde a pavimentação é irregular ou inexistente e é confortável como uma touring.
A segunda geração da X-ADV que estreou no mercado brasileiro este ano lapidou as qualidades deste sucesso mundial. O motor bicilindro de 745 cc passou dos 54,8 cv a 58,6 cv de potência máxima, um crescimento significativo, que veio acompanhado do acelerador eletrônico TBW — Throttle By Wire — e dos Riding Modes, RAIN, STANDARD, GRAVEL e SPORT, além do modo USER, personalizável.
Este verdadeiro progresso na eletrônica embarcada da X-ADV, também equipada com o HSTC – Honda Selectable Torque Control, se aliou à perfeição ao câmbio DCT de dupla embreagem, que oferece trocas de marcha automáticas integradas aos modos de pilotagem.
No aspecto ciclístico, a suspensão dianteira invertida do tipo cartucho tem tubos de 41 mm de diâmetro com regulagem na pré-carga da mola e do amortecimento em extensão. Na traseira, o monoamortecedor regulável na pré-carga da mola é vinculado ao sistema Pro-Link, com balança de alumínio de braços assimétricos. A frenagem conta com o sistema ABS de duas vias com cálipers radiais de quatro pistões que atuam nos discos de 296 mm de diâmetro na dianteira, atrás o disco tem 240 mm com cáliper de pistão simples.
O novo chassi, mais leve, deu maior agilidade ao modelo além de uma evolução de aspecto prático, com o crescimento da capacidade do compartimento sob o assento que passou a 22 litros. Itens como o protetivo para-brisas, painel TFT de 5 polegadas e a conectividade do Honda RoadSync, integrado ao HSVCS — Honda Smartphone Voice Control System e Smart Key — entre outros equipamentos — complementam o exuberante pacote técnico da Honda X-ADV.
Na versão 2023 a Honda X-ADV será oferecida em duas opções de cor — a inédita Cinza Fosco e a Vermelha. A disponibilidade na rede de concessionários Honda Dream está prevista para janeiro de 2023. O preço público sugerido base Distrito Federal, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 90.700,00. A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem, além de Honda Assistance 24 horas, um serviço gratuito válido por todo o período da garantia (válido em todo o território nacional, além de Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai).