Transalp foi originalmente introduzido na Europa em 1986, aparecendo pela primeira vez nos EUA no ano modelo de 1989
A Honda apresentou no salão de Milão de 2022 a reedição de umas das motos mais versáteis da marca, a XL750 Transalp, modelo cuja a geração anterior foi cmercializada no Brasil de 2011 a 2014.
A Transalp foi um dos grandes sucessos mundiais da marca por mais de duas décadas, tendo sua primeira versão, a XL 600V, estreado no mercado norte-americano e europeu em meados dos anos 1980. Agora, a novidade XL750 Transalp além de trazer tecnologia mais moderna, “quebra” a tradição técnica das versões anteriores: no lugar do motor bicilíndro em V a 52 graus, a nova Transalp está equipada com o moderníssimo motor desenvolvido para a Hornet na europa. Tal como a nossa Africa Twin e a CRF450R, o design exclusivo do motor Unicam dá a Transalp dois clilindros compactos para melhor posicionamento do motor, proporcionando um desempenho superior
A Transalp, originalmente introduzida na Europa em 1986 e nos EUA no ano de 1989 com um V-Twin de 600 cc e 52 graus com refrigeração líquida e 3 válvulas por cilindro aparafusadas em uma estrutura de berço completo com uma seção de caixa com braço oscilante. Um garfo de 41 mm fornecia quase 8 polegadas de curso na frente e a suspensão Pro-Link oferecia 7,5 polegadas de curso na roda traseira.
Infelizmente, não teve a recepção esperada no mercado americano. A orientação on-road/off-road da moto, fizeram com que a Transalp durasse apenas dois anos no mercado dos EUA. No entanto, passadas três décadas, não apenas os tempos mudaram, mas também a Transalp, e depois de um sucesso considerável no mercado europeu, os compradores dos EUA estão clamando pelo retorno dessa nova geração de moto de aventura.
“À medida que a categoria de aventura continua a prosperar e evoluir, os clientes estão mais ansiosos do que nunca para sair e explorar”, disse Brandon Wilson, gerente de Corridas e Marketing Experiencial da American Honda. “A nova XL750 Transalp de tamanho médio se junta à icônica Africa Twin da Honda e à pequena aventureira CB500X para completar nossa popular linha True Adventure, pronta para oferecer experiências inesquecíveis ao ar livre aos entusiastas do ADV dos EUA, de costa a costa.”
No anúncio da empresa, a Honda descreveu a XL750 Transalp como: […] amigável, mas resistente – perfeito para viagens de turismo prolongadas, bem como para cortes e impulsos urbanos e todos os pontos intermediários […]
O novo modelo da Honda XL750 Transalp conta com um motor Twin paralelo de 755 cc ,refrigeração líquida com design Unicam da Honda, 4 válvulas por cilindro e manivela de 270 graus, além de caixa de câmbio de 6 marchas, acelerador por fio, embreagem deslizante assistida e um quickshifter padrão. A moto agora vem com cinco modos de condução – Sport, Standard, Rain, Gravel e personalizáveis pelo piloto – que regulam a entrega de potência, a frenagem do motor e a intervenção do ABS. Ele também possui Controle de Torque Selecionável Honda (HSTC) para aumentar ou diminuir a patinagem das rodas traseiras.
Falando em rodas, a Honda XL750 Transalp 2024 gira sobre rodas raiadas dianteiras/traseiras de 21/18 polegadas. Em termos de potência de travagem, desapareceu a trava de tambor traseiro, que foi substituída por um disco de 256 mm, e o dianteiro passou a ter discos duplos (310 mm) em vez do anterior simples. O ABS é padrão, podendo ser desligado na roda traseira. O curso da suspensão ainda é comparável, com um garfo invertido Showa SFF-CA de 43 mm oferecendo 7,9 polegadas de curso e um amortecedor traseiro Showa Pro-Link fornecendo 7,5 polegadas.
A altura do assento é de 33,7 polegadas e possui uma porta USB-C sob o banco do passageiro. O tanque de combustível de 17 litros e um peso bruto de 208kg, em conjunto com as novas especificações do motor e ciclística, tornam a performance da nova Transalp melhor que sua antecessora, todavia, no que diz respeito ao pacote de tecnologia embarcada é possível afirmar que a Honda XL 750 Transalp dá um banho: painel TFT de 5 polegadas colorido, conectividade com smartphones através do HSVCs – Honda Smartphone Voice Control system, iluminação full-LED, e cinco modos de pilotagem que permitem escolher níveis diferentes de potência, controle de tração e freio-motor.
Acreditamos que a próxima parada será o mercado latino-americano, mas aqui no Brasil a NC 750 com câmbio DCT lançada em 2022 vem se transformando em uma crossover voltada para os aventureiros que gostam de pegar estrada, deixando um vácuo na categoria. Na Europa ambos os modelos da NC 750 e Transalp convivem juntas mas com propostas distintas, apesar de terem a mesma cilindrada não compartilham o mesmo motor.
O Honda XL750 Transalp 2024 já está disponível no mercado norte-americano na cor preto fosco metálico a partir de US$ 9.999. A questão é… Será comercializada no Brasil? Boa pergunta, certamente é uma motocicleta com a cara do nosso país, e com certeza faria muito sucesso entre os aficionados da alta tecnologia Honda e do estilo aventureiro.
Agora é torcer e aguardar.