Anteriormente, o Husqvarna FE 450 era vendida no USA como um esporte duplo (la tem como emplacar as motos de trilha), mas para 2023, a marca austríaca o trouxe de volta como um modelo de competição. Para a maioria dos verdadeiros pilotos de enduro, isso é uma bênção, pois, neste caso, menos é mais. Longe vão o peso extra e as restrições da EPA necessárias para atender aos requisitos para torná-lo legal na rua.
Como este é um modelo de competição, quase nenhum trabalho deve ser feito antes de pegar as trilhas. O motor é baseado no motocrosser FC 450, mas tem uma caixa de câmbio de seis velocidades e ajuste EFI diferente. Ele também usa o mesmo furo de 95,0 mm que o FE 501s, mas tem um curso mais curto de 63,4 mm. Em comparação com o esporte duplo de grande duração da Husqvarna, há um sistema de escape de três peças menos restritivo e um mapeamento EFI mais agressivo com um interruptor de mapa duplo e controle de tração (TC).
A suspensão consiste em um garfo de mola de bobina de cartucho aberto WP Xplor de 48 mm e choque WP Xact com ligação. O garfo é totalmente ajustável com um lado controlando o amortecimento por compressão e o outro amortecimento por rebote. Há também ajustadores externos de pré-carga de mola de garfo em ambas as pernas. O choque também é totalmente ajustável com pré-carga de mola, amortecimento por compressão de alta e baixa velocidade e ajuste de amortecimento de rebote.
O FE 450 usa braçadeiras triplas com suportes de guidão sólidos, a braçadeira superior oferece quatro posições diferentes para a localização da barra. A Husqvarna terminou os recursos de competição deste modelo com seus protetores de mão funcionais e alguns pneus Dunlop muito dignos – a frente é um Geomax MX33, enquanto a parte de trás é o cavalo de batalha off-road do-all Geomax AT81.
Especificações da Husqvarna FE 450 2023