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Husqvarna Norden 901 – Com o Norte no Horizonte

Depois de cerca de dois anos de a Husqvarna ter apresentado o primeiro protótipo da sua Norden 901, a marca finalmente lançou a sua versão definitiva. Com uma estética muito semelhante à versão anteriormente apresentada, a nova Norden 901 utiliza como base a plataforma da sua irmã KTM 890 Adventure, embora envolta numa estética muito própria, de estilo “neo-clássico” e dentro de um conceito mais Touring.

Depois de uma campanha de promoção inicial por terras da Islândia, a Husqvarna 901 foi oficialmente apresentada nas Ilhas dos Açores, no meio do Oceano Atlântico, onde a paisagem está coberta por um intenso manto verde fruto da habitual pluviosidade característica do arquipélago.

Uma vegetação que entra pelas estradas a dentro, com bermas verdejantes e estradas de gravilha que a erva teima em decorar num cenário idílico onde a humidade e uma ténue neblina compõem um palco de excelência para o teste que iríamos realizar.

Num primeiro contacto sobressai a volumetria da Norden 901 que não chega a intimidar-nos, sobretudo quando montamos na mesma e nos colocamos na posição de pilotagem. O assento está a 854mm do solo e pode ser regulado até a uma altura de 874mm, sendo que a sua zona dianteira é mais estreita, a permitir facilmente o apoiar dos pés no chão. ( existe ainda uma opção de redução da altura em 22mm ).

Já a rodar as pernas ficam numa posição um tanto abertas por motivo da largura do depósito, podendo no entanto, graças ao espaço existente no assento, chegarmos o corpo mais atrás para podermos assumir uma posição mais fechada sobre a moto. De qualquer forma a ergonomia da Norden 901 é perfeita.

O motor da Norden 901 tem uma resposta imediata e sobe rapidamente de rotação, sem nunca se perder o controle. A caixa assistida Easy Shift é bastante precisa e suave bastando um pequeno toque para mudar imediatamente de velocidade, com o escape a emitir uma sonoridade característica deste tipo de passagem de caixa. Mesmo assim algumas vezes falhámos algumas passagens por não estarmos totalmente habituados ao funcionamento da mesma.

O bicilíndrico da Norden tem um binário sempre presente em qualquer regime de rotação, no entanto a partir das 6.000 rpm e até às 8.500 rpm, onde atinge o red line, mostra toda a sua pujança com uma vibração praticamente imperceptível.

A ciclística é super eficaz, com um quadro preciso e estável, apoiado em suspensões firmes mas em simultâneo confortáveis. Em pilotagem mais agressiva a suspensão dianteira não se afunda demasiado em travagens mais violentas. O enorme espaço de assento permite a deslocação do nosso peso e uma total liberdade de movimentos para melhor enfrentar qualquer tipo de situação.

Apesar de um asfalto quase sempre húmido os pneus Pirelli Scorpion Rally STR que a Norden monta revelaram-se um aliado perfeito, mantendo um nível de aderência surpreendente sem qualquer imprevisibilidade. Também à chuva e com neblina mais cerrada o comportamento da Norden manteve-se sempre previsível.

Neste ambiente húmido e chuvoso apreciámos o fluxo de ar quente proveniente do radiador, sobretudo sobre a nossa perna esquerda. Em velocidade de cruzeiro, o écran frontal, que tem uma dimensão média, evita de forma eficaz o vento no capacete. No entanto os ombros estão algo expostos por motivo de uns orifícios laterais colocados no mesmo a permitir a entrada de ar sobre o piloto.

A Ilha de S. Miguel proporciona um cenário único para rodar em moto, fora e em estrada, caracterizado por espectaculares paisagens com lagos maravilhosos formados nas crateras dos vulcões. Para chegar até aos mesmos há que enveredar por caminhos florestais onde, para melhor testarmos o comportamento da Norden, optámos pelo Modo Off-Road em deterioro do Modo Street, permitindo-nos fazer derrapar a traseira por termos o Controle de Tração e o ABS da roda traseira desligados.

Por estes caminhos fora de estrada a posição de pilotagem em pé é obrigatória e aí apercebemo-nos que a parte mais estreita do assento está mais à frente o que obriga a deslocarmos o nosso corpo e assumirmos uma posição mais sobre a frente da moto para obtermos um melhor apoio e controle com os nossos joelhos.

O motor responde sempre que solicitado, no entanto a caixa Easy Shift pode nestas circunstâncias mostrar-se indesejada já que qualquer movimento brusco provocado pela irregularidade dos terrenos pode provocar uma passagem de caixa indesejada. Nada que não tenha solução pois a função Easy Shift é desligável no painel.

O freios são de enorme eficácia e de tacto excelente. O pedal de travão está numa posição perfeitamente acessível e cómoda apesar de não o termos colocado na posição mais alta e aconselhável sempre que utilizamos botas de OffRoad. Os poisa-pés vêm com protectores de borracha que no caso tinham sido previamente desmontados .

As suspensões WP APEX funcionam de forma exemplar e mostraram-se especialmente adequadas para os diferentes cenários que enfrentámos, com constantes alterações no tipo de terreno em que rodávamos, superando imprevistos como valas e ressaltos com enorme eficiência e controle, garantindo sempre tração e conforto extra.

Situações houve em que para superar alguns obstáculos tivemos que utilizar todo o potencial de resposta do motor e colocar no ar os mais de 200 Kg da Norden sendo que o bom trabalho das suspensões se revelaram essenciais para garantir maior controle na manobra, chegando no entanto a tocarmos com a proteção de cárter no chão. Devíamos talvez ter perdido algum tempo a ajustar a suspensão para melhor enfrentar este tipo de terreno, coisa que não fizemos.

Existe um Modo de Condução Explorer, que é um opcional, que recomendamos vivamente para quem queira tirar o máximo partido das ajudas electrónicas na condução OffRoad. É um Modo totalmente configurável, com três posições distintas de resposta do acelerador, nove posições possíveis do Controle de Tração e ajuste do ABS. Tudo facilmente controlável a partir dos comandos no guiador, visualizando os ajustes no écran TFT a cores.

Durante dois dias de testes intensos o consumo médio era de apenas 5 litros aos 100 km, e sempre sem pensarmos em cortar no acelerador. Também em matéria de resistência a Norden revelou ser referência pois vimos algumas unidades de teste cairem nas mãos de experientes jornalistas sem acusar qualquer dano aparente, para além dos espelhos que rodavam, realidade que demonstra bem como a Norden foi especialmente desenhada para este tipo de utilização mista.

Como já referimos a Norden 901 tem como base a a KTM 890 Adventure, adoptando suspensões com maior curso e um depósito com menos 1 litro de capacidade. A sua estética neo-clássica foi concebida pelo conhecido atelier Kiska Design que concebeu também a linha de estrada da Husqvarna, as Vitpilen e Svartpilen. O motor é o LC8c com caixa assistida Easy Shift e pesa apenas 53,4 Kg, montando tampas de motor da Husqvarna.

A Husqvarna 901 inclui três Modos de motor, Street, Rain e OffRoad e ainda em opção o já comentado modo Explorer, este último totalmente configurável. Os tavões são da marca J.Juan e incluem tecnologia Slim-Seal e são assistidos por ABS, que inclui função de Cornering graças ao novo IMU de 3 eixos, que também gere o Controle de Tração e a função Anti-Cavalinho.

O quadro é de estrutura tubular em aço e utiliza o motor como reforço estrutural. O sub-quadro não está soldado ao quadro principal o que é uma vantagem em termos da sua eventual substituição. As suspensões são WP APEX, com forqueta de 43mm invertida na dianteira, totalmente ajustável, e mono-amortecedor traseiro directamente montado no braço oscilante e permite ajuste de pré-carga e extensão do hidráulico. O curso da suspensão dianteira é de 220mm e da traseira 215mm.



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