Quando foi lançado, Husqvarna definiu o novo Norden 901 como “um excepcional ‘tourer de aventura’ para explorar o mundo à sua maneira”. Através dos olhos de um piloto de enduro, um cara normal como sai para andar de trilhas nos fins de semana por diversão, é uma grande saída da norma.
Além da aparência da coisa, o tamanho e o peso estão a um salto gigante do que muitos de nós estamos acostumados – mesmo que nosso testador esteja acostumado com uma antiga Yamaha WR!
Por isso, aproveitamos nossa visita aos Jarvis Experience Tours em Portugal, onde eles têm diferentes modelos Husqvarna para clientes, incluindo o Norden, para passar algum tempo no maior Husky do mundo.
Acostumando-se com a bicicleta grande
À primeira vista, a Norden 901 parece uma motocicleta volumosa, especialmente devido ao seu grande tanque de combustível de 19 litros, que tem um alcance teórico de mais de 400 quilômetros, de acordo com Huqvarna. Se você está acostumado com bicicletas de enduro, esse tipo de alcance parece inacreditável.
No entanto, as primeiras aparições são enganosas quando você entra nesta bicicleta, que mistura um novo design com uma trilha de aparência retrô, tudo em uma característica geral sóbria, com o farol redondo se destacando – o que tem uma certa semelhança com o visor de roupas de mergulho antigos.
Uma moto para fazer ‘enduro suave’
Não espere entrar no 901 e sentir as proporções finas de uma bicicleta de enduro, embora esteja rapidamente claro o quão extremamente confortável é para se sentar para andar – e também ficar de pé nos apoios para os pés nas seções off-road.
Graças à estrutura de treliça usada extensivamente pelo Grupo KTM em seus muitos modelos, e apesar de seus 220 quilos carregados com combustível, que é o dobro do peso de qualquer enduro atual, ele esconde bem o peso com um baixo centro de gravidade.
Uma coisa a ter em mente quando você cavalga é a inércia. Você não pode ignorá-lo ao parar a bicicleta que usa pneus Pirelli Scorpion Rally STR de aderência média nas jantes dianteiras de 21 polegadas e 18 polegadas nas jantes traseiras (sem câmara). Isso significa que as distâncias de frenagem não são as mesmas de um enduro.
Como sempre, com este segmento do mercado de pneus, eles são projetados para 50/50 off-road e asfalto, de acordo com a Pirelli, então o que você perde off-road, você ganha com isso.
Embora eles tenham controle sobre a sujeira, eles sofrem de falta de equilíbrio na frente, portanto, se você vai trocá-los por mais aros tendenciosos off-road, você não deve descartar a opção de encaixar uma frente mais instável para recuperar essa sensação. Se você também trocar a traseira, leve em conta como é difícil, já que com 105 cavalos você pode terminar com a borracha destruída relativamente rápido.
Energia de sobra
O Norden 901 monta o mesmo motor de dois cilindros de 889cc que sua irmã laranja, o KTM 890 Adventure. Um motor extensivamente testado pela fábrica Mattighofen que oferece 105 cv – muito mais do que você precisa na sujeira e você é forçado a reduzir seu entusiasmo muitas vezes com o acelerador.
Seu robusto motor LC8 construído na Áustria é auxiliado por um câmbio Easy Shift e três modos de condução (Rua, Chuva e Offroad) para facilitar a vida. No entanto, apesar deste teste ter algum passeio na estrada, já que o G.O.A.T. estava no comando, nos concentramos no modo ‘Offroad’.
Os modos são facilmente acessados a partir do botão localizado no guidão esquerdo. Com três cliques simples, a potência é ajustada e você pode desativar o controle de tração da roda traseira e manter o ABS na frente.
Modos configuráveis para off-road
Ele também tem um modo “Explorador” opcional e totalmente configurável e é um que recomendamos do nosso ponto de vista, se você quiser usá-lo off-road. Você pode personalizar a resposta do acelerador, o ABS e até nove posições diferentes para controle do acelerador e controle de múltiplas tração (MTC).
No departamento de suspensão, você também tem opções. A suspensão dianteira WP 43mm APEX tem 220mm de curso, e a traseira tem 215mm de curso com ajuste de pré-carga e rebote.
Para o nosso gosto, é um pouco duro quando se anda na sujeira e a carroceria de aventura adicionada faz um bom barulho ao andar em velocidade em uma superfície irregular, mas não dá um feedback ruim.
Outra coisa é que as condições quentes, como encontramos em Portugal, você sente o calor vindo do motor, especialmente nos bits mais lentos da rota.
Não precisa de acrobacias duras de enduro
O aventureiro Mike Horn e o cinco vezes vencedor do Dakar, Cyril Despres, estavam encarregados de mostrar a versatilidade do Norden 901 com uma viagem pela Islândia no horário inicial de lançamento global.
Cyril relatou que era uma bicicleta “capaz de atravessar rios, passar por cima de rochas e ir devagar e com controle quando e onde você precisar”, além de ser uma “bicicleta muito poderosa para usar em seções retas”. Foi uma declaração do experiente piloto francês de rali que, apesar de parecer conversa de relações públicas, você tem que tomar conhecimento.
Na realidade, o Norden 901 é capaz de andar em um bom ritmo em trilhos e estradas abertas, e mesmo em pistas simples largas, você só precisa naturalmente ser mais cauteloso do que com uma bicicleta de enduro.
A Norden 901 é uma motocicleta capaz de andar em um ritmo feliz em trilhos e estradas abertas, e até mesmo trilhas largas, embora a velocidades muito mais cautelosas do que com uma bicicleta de enduro. Na verdade, Husqvarna se distanciou desse conceito tão elegante hoje entre a comunidade de aventura de colocar um piloto de enduro duro em uma bicicleta e exibi-lo.
Embora a Norden seja uma motocicleta capaz de levá-lo ao fim do mundo, como dizem, esqueça de ver Billy Bolt ou Graham Jarvis fazendo acrobacias impossíveis. Husqvarna está claro que já tem uma ampla gama de modelos de enduro para esse jogo.
Veredicto: Uma bicicleta off-road “duplicada” capaz
A Norden 901 é uma motocicleta capaz de se aventurar off-road, pisar em pedras e lama e até mesmo atravessar um rio sem medo de entrar em nenhuma bagunça. Você está sempre consciente de que é de uma motocicleta completa de 220 quilogramas com menos trava de direção e que tudo em geral é duplicado quando comparado a uma bicicleta de enduro – o motor de dois cilindros, o peso, a inércia e as distâncias de parada. Se você for claro sobre tudo isso, certamente desfrutará de uma versão XXL off-road assim que se familiarizar com ela.
Como Husqvarna aponta, é uma bicicleta de trilha 50/50, seu pára-choque baixo também confirma isso. Talvez seja um pouco largo demais na frente, mas o tanque de quase 20 litros pode levá-lo a lugares onde pode ser difícil encontrar um posto de gasolina e você pode planejar longas rotas sem pensar muito em combustível – um conceito alienígena se você usar uma linha de tanques de gás de enduro.
Recomenda-se realizar manutenção a cada 15.000 quilômetros, embora se você for usá-lo para off-road, recomendamos que você encurte os períodos devido ao aumento do desgaste.
Ao contrário de outras bicicletas maxi trail do fabricante austríaco, como a KTM 790 ou 890 Adventure, a Husqvarna Norden 901 evita o personagem de corrida e a associação com o mundo da competição. Esta bicicleta tem um ar “premium” e ocupa seu próprio espaço dentro de um segmento de mercado.
O que vestimos
Com altas temperaturas e o tipo de rota em grande parte off-road prometido pela Jarvis Tours, decidimos usar um kit completo de enduro em vez de equipamento de trilha ou aventura.
Um conjunto de calças e camisa Leatt Moto 3.5 v22 com boa respirabilidade e luvas combinando. Uma jaqueta leve (Leatt 4.5) tinha mangas removíveis e dava ampla ventilação com um bolso prático na parte de trás, onde poderíamos armazenar com segurança nosso celular, documentação e luvas de reposição.
No departamento de proteção, usamos um capacete Leatt Moto 3.5 v22 que provou ser muito bom em velocidades mais altas graças às suas aberturas de passagem de ar. Também usamos o protetor de peito Airflex da empresa sul-africana, que era leve e ventilado e em grande parte era imperceptível ao usá-lo.
Adicione a isso as confortáveis botas Leatt 4.5 Enduro, que não nos causaram nenhum atrito, apesar de usá-las pela primeira vez neste teste.
Era um conjunto completo do mid-range de Leatt, com o qual parecia bom e era protetor. Tivemos a sorte de experimentar o novo modelo Strive da linha Red Bull Eyewear do importador espanhol Mundo Talio.
Não há perigo de embaçar neste clima, mas a proteção contra qualquer impacto ou galho era boa e eles têm um protetor prático para o nariz, além de lentes refratárias leves para proteger contra danos causados pelo sol nos olhos.