HomeMotorsports.ptISDE 2021, 1º Dia: Itália domina, Portugal em sétimo

ISDE 2021, 1º Dia: Itália domina, Portugal em sétimo

Josep Garcia é o líder da classificação individual nos ISDE 2021 em Itália, mas são as equipas italianas que dominam os resultados ao fim do primeiro dia. A seleção nacional ocupa o sétimo lugar no Troféu Mundial, depois do abandono inesperado de Gonçalo Reis.  

O 1º Dia da 95ª edição os International Six Days Enduro (ISDE 2021) que está a decorrer no Norte de Itália foi ‘agridoce’ para as aspirações nacionais, porque uma avaria num simples sensor, deixou Gonçalo Reis parado no percurso, sendo por isso forçado a abandonar a prova.

Com a desistência do piloto do Magoito, a equipa fica impedida de registar outro abandono entre os três pilotos que ficam em prova, Rui Gonçalves, Diogo Ventura e Luis Oliveira. Apesar do infeliz contratempo, a equipa lusa fechou o dia na 7ª posição, a menos de um minuto do sexto lugar que está nas mãos dos canadianos.

Domínio italiano

Hoje foi um dia de estreia impressionante para os italianos que colocaram cinco pilotos com as camisolas azuis entre os 10 primeiros – resultado suficiente para a seleção de Itália garantir um arranque vitorioso nas equipas do Troféu Mundial e Júnior. Respectivamente, Itália têm uma vantagem de pouco menos de um minuto no Mundial, e pouco mais de um minuto na classificação de juniores. Contudo, a vantagem seria ainda mais dilatada se Andrea Verona não tivesse caído na última especial, perdendo meio minuto e a potencial vitória do dia. 

Apesar desse percalço, o italiano concluiu o dia no terceiro lugar, o que somado aos resultados de Matteo Cavallo (4º) e Thomas Oldrati (9º) garantiu a vitória aos transalpinos. Espanha ocupa a segunda posição

Com Josep Garcia a estabelecer o tempo de scratch mais rápido à frente de cerca de 630 pilotos, para retomar de onde parou em Portugal nos ISDE 2019 e a liderar a classificação individual, a seleção da vizinha Espanha ocupa o segundo lugar após este primeiro dia. 

Quanto aos atuais campeões do Troféu Mundial, foi um começo moderado para a equipa Sénior dos EUA, que na realidade pareciam ter cada vez mais o controle das condições conforme o dia avançava.  chegando  e P7, P10 e P12, respectivamente, para 

Taylor Robert (7º), Ryan Sipes (10º) e o estreante Johnny Girroir 12º) permitiu à seleção norte-americana terminar o dia inaugural em terceiro. A Espanha, ajudada pela vitória de Garcia, ocupa o segundo lugar com 52,37 minutos, enquanto os EUA marcam 52,64 min., pelo que se somam as interrogações para o segundo dia.

Troféu Mundial Junior

A equipa italiana do Troféu Mundial Júnior roubou alguns, senão todos, os holofotes com Matteo Pavoni a terminar em segundo lugar atrás de Joseph Garcia e Lorenzo Macoritto colocado em sexto da geral. Em boa forma, a equipa de França está em segundo lugar após o dia 1, com Antoine Criq e Leo Le Quere a liderar os acontecimento com uma vantagem de apenas dois segundos sobre a equipa Junior dos EUA.

A equipa de Portugal fechou o dia no oitavo posto no Troféu Junior, a pouco mais de um minuto e meio do sétimo lugar e com 40 segundos de vantagem sobre os checos.

Brandy Richards estabeleceu uma marca com a piloto do Troféu Feminino mais rápida no primeiro dia, com a equipa dos EUA começando de onde parou no 94º ISDE, no comando e com um diferença considerável de 3m18,18s sobre a Espanha que ocupa o segundo lugar com uma escassa uma vantagem de 12 segundos sobre as concorrentes da Grã-Bretanha.

Senhoras: Portugal no 4º lugar

A equipa feminina de Portugal ocupa brilhantemente o quarto posto atrás das britânicas. O dia foi marcado por problemas com o radiador na moto de Rita Vieira, perfeitamente controlados e geridos pela piloto de Vila Nova de Gaia. Lado a lado com Bruna Antunes e Joana Gonçalves, estiveram em plano de destaque ao rodar sempre entre as dez mais rápidas e fechando o dia muito bem e com olhos postos no pódio.

O segundo dia de prova a realizar amanhã, irá repetir o mesmo percurso, com os 195 quilómetros a significarem cerca de sete horas e meia de corrida.



Veja mais em MOTORSPORTS.PT

Leia Também

close