Com o longo processo de verificação de documentos, rodas de marcação, motores e quadros, testes de ruído, finalmente, um por um, o parc ferme encheu. Coletivamente, os 560 pilotos de 32 nações já fizeram check-in e cronometraram milhares de quilômetros, caminhando e caminhando novamente nos testes.
Só para constar, parece estar em torno de sete horas por dia nos cartões de ponto e cerca de 250 a 270 (cerca de 270) quilômetros de passeio em cada um dos cinco dias, além do teste cruzado do último dia aqui na beira do piquete – a propósito, será transmitido ao vivo.
O trabalho do Enduro21 até agora tem sido muito mais fácil. Caminhamos, conversamos, observamos e tiramos fotos de equipes, bicicletas, pessoas, organizadores e funcionários. Absorvemos a atmosfera e (esperamos) transmitimos o burburinho ao redor deste piquete, onde as expectativas são altas.
O retorno da Equipe GB e da Austrália significa que a questão de quem vai ganhar essa coisa está no ar. Alerta de spoiler, não seremos tão ousados a ponto de fazer essa chamada, está muito aberto.
Terreno comum
Duas frases comuns se destacam ao falar com os pilotos no cercado antes do ISDE deste ano: “nós caminhamos muito” e “os testes serão interessantes”.
As rotas diárias são longas o suficiente para cartões de ponto de sete horas e os próximos seis dias geralmente serão difíceis, assim como este evento deve ser sempre.
Todo piloto foi positivo, e todos parecem estar ansiosos pelo desafio do teste, que apresenta muitas mudanças de elevação, muita equitação técnica geral, uma verdadeira mistura de grama, bosques e rochas.” Não apenas gás plano e cheio, como ISDEs anteriores… você terá que usar seu cérebro e não apenas abrir o acelerador. Estou ansioso por isso, mas vai ser difícil”, disse Jess Gardiner ao Enduro21 na turbulenta cerimônia de abertura ontem à noite.
Para aqueles que conhecem o enduro francês, famoso pelos testes de grama nesta parte do país, onde grandes eventos como o Trefle Lozerien em Mende estão na estrada, os Seis Dias deste ano serão muito mais variados e não como previsto, se adequarão a qualquer nação.
Verificação do tempo
As chances de chuva também são altas, o que significa outro afastamento da norma que vimos nos últimos Seis Dias, onde a poeira tem sido uma característica importante, juntamente com os testes rápidos e abertos. Está quente, mas tempestades e chuvas fortes previstas tornarão os testes e transferências “desafiadores”.
Vai ser mais difícil para as bicicletas como consequência, embora pareça que as equipes farão menos mudanças no filtro de ar.
Novas regras antigas
A 96a edição do ISDE tem um novo conjunto de regras projetadas para trazer de volta a confiabilidade e o elemento mecânico para esta corrida. As mudanças de regras incluem equipes que não precisam mais ter um piloto na E1, E2 e E3. É um fator que prejudicou as equipes no passado, pois elas lutavam para igualar um piloto com, digamos, 300 dois tempos.
Isso significa que eles estão em suas bicicletas favoritas, mas a outra nova regra significa que todos eles agora precisam terminar. Um fora, tudo fora. No que parece ser uma semana mecanicamente difícil, isso também pode ser crucial para decidir os resultados.
Regras australianas?
Enduro21 aconteceu em uma conversa animada da Equipe Austrália e o ponto-chave que está sendo feito aos seus pilotos do Troféu pelo novo gerente da equipe, AJ Roberts, foi tipicamente direto, sem BS, “se você fizer o seu melhor individualmente, estaremos na contagem, mas cada um de vocês conta”.
Você tem que estar nele para ganhar
Com isso em mente e com alguns pilotos de renome de todo o mundo de EnduroGP, AORC, GNCC e até mesmo Rally não aqui, a competição pelos Troféus da Equipe Mundial está realmente aberta.
Grã-Bretanha, Itália, Espanha, EUA, França e Austrália (pelo menos) estarão lutando pelo pódio do Troféu Mundial e não descartarão os escandinavos. É sempre impressionante ver a grande escala do esforço da Equipe dos EUA, mas, no final, sempre se resume aos poucos que estão segurando o guidão e, no final, aqueles que começam têm que terminar.
Os testes desempenharão um papel e também parecia claro que a confiança era alta entre os pilotos que chegaram até aqui em suas temporadas de corrida de 22. Alguns também vão querer deixar uma marca individualmente, mas os tempos de teste coletivo do piloto da equipe – o que o quarto piloto tanto quanto o piloto mais rápido está fazendo – serão cruciais no teste final de MX no sábado, 3 de setembro.
Há tantos fatores que podem afetar um resultado ao longo de seis dias, mas é exatamente por isso que este é o maior e melhor evento no enduro mundial.
A corrida começa amanhã de manhã cedo e, como sempre, o Enduro21 está aqui para todos os resultados, entrevistas com pilotos e vídeos. Vamos lá e, enquanto isso, vamos deixar você especular quem pode ganhar essa coisa…
Crédito da foto: Future7Media | Andrea Belluschi