Os Seis Dias de Enduro de 2021 abre oficialmente em Rivanazzano Terme, na Italia. As motos são vistoriadas no parque fechado, os devidos testes são feitos e aguardamos a 95a cerimônia de abertura da ISDE, mas até lá, aqui está um provador do que está acontecendo no cercado onde ficam as motos…
Há uma atmosfera tranquila e suave que ousamos dizer… Dois longos dias de inspeções técnicas e administração já foram marcados para todos, exceto alguns retardatários no ISDE 2021, e isso parece o silêncio antes da tempestade. Se você não foi a um ISDE, então é como um cercado de corrida regular, mas com tudo girado em 11000 RPM.
Do tamanho do lugar ao número de motos e humanos, é o maior possível. Nervos e emoção estão flutuando em igual medida à medida que pilotos vêm e vão em uma frota de carros alugados. A expansão de toldos no cercado se reveza sendo uma cidade fantasma e vazia ou colmeias de atividade, à medida que centenas de pilotos se revezam para verificar a papelada e progredir para o escrutínio antes de colocar suas motos diretamente no parc ferme.
Não importa o quão preparados os pilotos e equipes estejam para este evento gigantesco, o escrutínio sempre morderá alguns e soluços são inevitáveis. Este ano, capacetes não aprovados, nenhuma armadura corporal e luzes que não funcionam pareciam razões favoritas para as motos se virarem e voltarem para os boxes para repensar.
O que aprendemos até agora? Este ISDE é “vai ser rápido”
Os dias de acumulação são nossa primeira chance de conversar com os pilotos e sentir como os riders se sentem sobre os testes especiais e seu evento pela frente.
A maioria dos pilotos já fez cada um dos 10 testes diferentes nos cinco dias à frente (excluindo o teste MX final no sexto dia) pelo menos duas vezes até agora – e a vibração geral é que as coisas serão rápidas, secas e empoeiradas. Apenas um dia parece que poderíamos ver chuveiros, mas o clima está bem em 30 graus e ensolarado.
Pense em enduro italiano e você pensa em rochas, leitos de rios secos, trilhas individuais e bosques apertados. Claro, eles fazem um teste de grama aberta muito bom também, mas os pilotos aqui estão dizendo que esta semana não será tudo “tipicamente italiano”.
“É amplo, aberto e muito mais rápido do que eu esperava”, diz Taylor Robert para os atuais detentores do Troféu Mundial, Equipe EUA. “As coisas já estão ficando assadas lá fora e ainda não há bicicletas.”
Inspeção técnica explicada
Com tantas motos e pilotos passando por controle técnico, inspeções técnicas significam um processo movimentado de três dias que é essencial para o funcionamento seguro e justo do evento. O diretor técnico da FIM ISDE, Peter Radoczi, explica como funciona…
“Para inspeção técnica, temos três dias e começa com pilotos locais em casa na quinta-feira antes do início do evento, e termina com pilotos estrangeiros, como EUA, Chile, México, etc., no sábado.
“Fazemos isso porque as nações ultramarinas precisam de um pouco mais de tempo do que os pilotos locais para preparar suas motos e preparar o evento. Às vezes, também fazemos inspeções no domingo antes do início da corrida, mas apenas se um dos contêineres que transportam motos de uma nação chegar muito tarde. Mas isso será aprovado pela Race Direction. Sempre tentamos encontrar uma solução para os ciclistas prepararem suas bicicletas corretamente.”
Quando se trata de enduro, e especificamente o ISDE, cinco áreas-chave de cada motocicleta são marcadas como pré-evento. “Enduro é uma disciplina muito específica para verificação e marcação”, explica Peter. “Nossas regras dizem que a moto de enduro deve ser marcada em cinco lugares – o quadro principal, a roda dianteira (hub), a roda traseira (hub), o silenciador e o cárter. Para a marcação, usamos cores especiais, adesivos invioláveis e selos. Também verificamos pneus, porque para enduro pneus homologados são obrigatórios. Não esquecemos de verificar a luz frontal, a luz traseira e a luz de freio.”
Com o enduro sendo um teste de piloto e máquina, cada piloto deve chegar ao final de cada dia do ISDE com todas as peças marcadas presas à sua moto. Não fazê-lo pode levar à desqualificação.
Parar pilotos simplesmente substituindo peças quebradas por novas, encaixando silenciadores mais altos que oferecem mais potência ou trocando uma roda por uma com um pneu novo já instalado, peças marcadas garantem o funcionamento justo de qualquer ISDE. Uma moto, e suas partes marcadas, devem percorrer os 6 dias, assim como seu piloto.
Além de marcar cada motocicleta, a equipe técnica também verifica os capacetes e a armadura corporal do motociclista (material de proteção), para garantir a segurança do piloto. Eles também verificam o som de cada moto.
“O teste de som é muito importante”, acrescenta Peter. “Cada moto deve estar abaixo de um certo limite de decibéis e deve permanecer assim durante toda a competição. O silenciador pode ser alterado se danificado, testado novamente e marcado novamente.
“Podemos verificar se há som em qualquer motocicleta a qualquer momento durante o evento. Manter os níveis de som baixos é importante para todos, é por isso que, no final de cada dia, os ciclistas têm trinta minutos para reparar ou substituir seu silenciador, se precisarem. ”
Amanhã, sábado, 28 de agosto, acontece a tradicional cerimônia de abertura do ISDE com o palco montado no Castelo de Visconti, no centro de Pavia, a cerca de 35 km ao norte do cercado Rivanazzano Terme.
No dia de descanso, domingo será uma última chance para os pilotos verificarem os testes, mas muitos terão calma antes de uma longa semana pela frente.