Com as inscrições agora finalmente encerradas, depois que a prorrogação decidiu facilitar até mesmo para aqueles que foram forçados à indecisão devido à situação de pandemia, a 95ª edição do FIM Internacional Six Days de Enduro (ISDE) na Itália tem uma lista repleta de participantes. Isso inclui 29 nações presentes e um total de mais de 200 equipes, das quais 160 participarão do Prêmio Club Team, além da equipe italiana completa de 150 pilotos.
Descubra a rota do FIM ISDE Itália 2021, assista a este teaser agora! © FIM
O ISDE 2021, recebeu a confirmação de que foi aprovado como um evento internacional reconhecido pelas autoridades italianas, o que significa que todos os pilotos participantes e membros das equipes estão isentos dos requisitos normais de quarentena. Obviamente, todos os outros protocolos e regras COVID ainda precisarão ser respeitados, e todos os detalhes serão confirmados em devido tempo.
As seleções nacionais inscritas no Troféu Mundial e no Troféu Júnior incluem Bélgica, República Tcheca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Itália, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos As outras federações que competirão exclusivamente para o Troféu Mundial estão Áustria, Brasil, Canadá, Estônia, Hungria, México, Polônia, Suíça, Eslováquia, Eslovênia e Venezuela. As federações chilena e norueguesa também estarão presentes com suas respectivas equipes de juniores.
Oito seleções nacionais disputarão o Troféu Mundial Feminino: França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.
Entretanto, a organização prossegue de acordo com o programa em relação a definição dos pormenores do percurso que será desenvolvido nos primeiros três dias, principalmente na província de Pavia subindo o Vale Staffora, e nos dois dias seguintes, o quarto e o quinto mais uma parte do terceiro, no vizinho Val Curone, na província de Alessandria.
Os dias de competição oferecerão uma única volta para cada dia com um programa e percurso diversificados para os dias 1/2 e 3, mais 4/5. Haverá seis etapas especiais em cada dia de corrida, três testes cruzados e três testes de enduro.
Nos primeiros dois dias, as quatro verificações de tempo programadas serão em Ponte Nizza (duas vezes), em Casanova di Staffora e em Varzi, um total de 192 quilômetros serão percorridos. No terceiro dia, haverá três verificações de tempo, em Varzi e Ponte Nizza (duas vezes), cerca de 195 quilômetros no total.
O quarto dia será passado no Piemonte com um percurso de pouco menos de 200 quilômetros utilizado como também para a última etapa: cinco verificações de tempo, em Monleale e desde o início, depois Garbagna, Fabbrica Curone e San Sebastiano Curone.
O teste cruzado no sexto dia, 4 de setembro, foi transferido, como é bem conhecido, para a instalação Tazio Nuvolari em Cervesina, que fica a cerca de 20 quilômetros do paddock. Uma pista mista de terra e asfalto 10% na área interna do circuito será criada especialmente para o Six Days.
A nomeação do paddock do aeroporto de Rivanazzano Terme está, portanto, cada vez mais próxima e o pool de organizadores, MC Alfieri e MC Pavia na liderança, com Giorgio Bandoli, Valter Carbone e Edoardo Zucca no comando, está aproveitando a experiência acumulada nos últimos anos: para o MC Alfieri o know-how da colaboração no ISDE na Sardenha em 2013 contará muito, e para o MC Pavia a experiência de inúmeras participações no Six Days com a equipe do clube, com a vitória na Argentina em 2014, bem como, para as duas associações, a vasta experiência na organização de competições de sucesso em todos os níveis.
Crédito: Isabelle Larivière – ISDE