O Jordan Baja se consolidou como um evento essencial para os fãs de motociclismo off-road. Após conquistar seu quarto título em novembro passado, Mohammed Al-Balooshi volta como o grande favorito na Jordânia.
O atual campeão de Dubai lidera a Copa do Mundo FIM Bajas, mantendo-se à frente do libanês Rafic Eid. Esta terceira etapa atrai pilotos internacionais dispostos a superar os desafios das paisagens acidentadas e do terreno implacável da Jordânia.
A competição começa com um Prólogo na quinta-feira, 10 de abril, definindo a ordem de largada para a primeira etapa especial. Em seguida, os competidores se reunirão para a largada cerimonial no Arab Revolt Plaza, nos arredores de Aqaba, às 17h15.
Na sexta-feira, 11 de abril, o rali avança para o deslumbrante Wadi Rum, onde os pilotos enfrentarão uma etapa de 334 km, dividida em dois trechos (200,60 km e 133,53 km). No sábado, 12 de abril, a prova terá uma etapa mais curta (185,30 km) antes do retorno a Aqaba para a chegada oficial e premiação.
Hani Al-Noumesi, 2025 FIM Baja World Cup © JordanMotorsport
Ao todo, serão 749 km de percurso, com 522,43 km cronometrados em um trajeto desenhado para testar os limites dos competidores.
Destaques da Disputa
– Mohammed Al-Balooshi e Rafic Eid são os únicos pilotos que competiram nas duas primeiras etapas em motos.
– Na classificação, Thomas Cross (Kove) soma 10 pontos, enquanto Sultan Al-Shanquity, Hamdan Al-Ali e Philip Horlemann (KTM) têm 7 pontos cada. Barry Howe (Husqvarna) completa o grupo com 5 pontos.
– Na categoria quad, Hani Al-Noumesi (36 pontos) é o líder, mas terá pela frente o ex-campeão Abdulaziz Al-Shayban e Haitham Al-Tuwaijri (25 pontos).
Todas as informações estão disponíveis no Sportity (código 25JBFIM) e no Facebook oficial (https://www.facebook.com/FIMBajasAndRallies)**.
crédito: FIM Baja