Josep Garcia leva sua quarta vitória na festa de enduro deduro, que encerra a temporada de corridas na Espanha, com mais de 800 pilotos descendo no festival da Catalunha durante o fim de semana.
O piloto da Red Bull KTM Factory Racing, Josep Garcia, assinou sua temporada de 2022 em grande estilo em sua corrida em casa Enduroc, que tradicionalmente encerra a temporada na Catalunha.
Tomando a vitória no Superpole e no evento principal, Garcia novamente fez o troféu Enduroc seu, mas teve que trabalhar para ele na poeira e no gás Bernat Cortes. Antoine Magain fechou o pódio para encerrar um bom ano na Espanha para o piloto belga Sherco.
A 12a edição do Enduroc quebrou o recorde de entrada com a aproximação de 1000 pilotos correndo durante o fim de semana na “grande festa de enduro”, que atrai pilotos de todos os níveis, incluindo EnduroGP e campeonatos nacionais de enduro espanhóis.
Destaques do Superpole de sábado
Após as sessões cronometradas pela manhã e uma volta de familiarização para a corrida principal de domingo, os pilotos enfrentam a corrida Superpole favorita da multidão na tarde de sábado. É um prólogo onde os 40 pilotos mais rápidos das classes júnior e sênior lutam para ganhar o melhor lugar para o início no estilo MX de domingo.
Apesar de não ter o melhor começo e depois bater na sujeira, Garcia ainda caçava o líder Bernat Cortes para começar o fim de semana com uma vitória.
Cortes mostrou que estava pronto para desafiar nas condições secas, mas teve que se estabelecer em segundo lugar com Sergio Navarro, Jordi Quer e Pau Tomas completando os cinco primeiros.
Garcia vs Cortes na corrida principal
Sem chuva nos últimos meses, a poeira sempre seria um problema na Enduroc e isso significava que um bom começo era fundamental. Bernat Cortes fez seu segundo buraco no fim de semana e segurou Josep Garcia para trás durante a longa volta de abertura.
Garcia foi paciente e esperou atrás da poeira, mas continuou procurando o momento perfeito para assumir a liderança: “Na segunda volta, Bernat foi largo em uma curva e eu aproveitei a oportunidade.”Disse Josep. “Eu tinha passado uma hora seguindo-o na poeira. Quando consegui passá-lo, a corrida mudou completamente para mim”, acrescentou Garcia ao ensacar sua quarta vitória na icônica corrida espanhola.
Bernat Cortes termina a temporada com uma nota alta
O piloto da GASGAS, Bernat Cortes, garantiu o segundo lugar, terminando as duas voltas a pouco menos de dois minutos do vencedor, com Antoine Magain terminando quatro minutos atrás em terceiro. Jaume Betriu e Sergio Navarro completaram o pódio de cinco pilotos.
Por aulas, Antoine Magain venceu a E1, Josep García E2 e Jaume Betriu E3. Enquanto David Riera fez o mesmo no Junior Open, Yago Dominguez no Junior 125 e Mireia Badia foi mais uma vez o melhor piloto da classe Feminina.