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Justin Maxwell da KTM explica a nova tecnologia de aplicativos nos modelos 2021

Enquanto os modelos de motocross da KTM e Husqvarna para 2021 viram pequenas atualizações mecânicas, a história muito maior foi a nova tecnologia eletrônica criada para transformar nossas vidas de pilotagem – aplicativos para off-road são uma realidade.

2021 marca o primeiro passo para os modelos GasGas da KTM, Husqvarna (e no final deste ano), que embarcam em um novo caminho de controle eletrônico e ajustabilidade para nós, como pilotos de suas máquinas off-road. Todos os novos modelos (as versões Ktm e Husqvarna   2021 foram lançadas este mês) terão a opção de um aplicativo de controle de energia que permita alterações fáceis no mapeamento do motor, controle de tração, resposta do acelerador e frenagem do motor por meio do telefone.

Os aplicativos, rotulados como ‘myKTM app’ nas motos laranja e ‘Husqvarna Motorcycles app’ nas máquinas brancas, são o primeiro passo de um monte de opções eletrônicas no caminho para off-road e enduro no futuro. Gostaria de fazer alterações fáceis no mapeamento do motor, controle de tração, resposta do acelerador e frenagem do motor através do seu telefone? Agora você pode.

Conversamos com Justin Maxwell, chefe de gerenciamento de produtos da KTM AG, o grupo geral que inclui KTM, Husqvarna e GasGas, para entender melhor essa nova tecnologia.

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Olá Justin, as notícias sobre os modelos de motocross da KTM para 2021 chegaram com grandes novidades sobre o aplicativo. Você pode explicar mais?
Justin Maxwell: Sim, este foi o momento certo para lançarmos o novo aplicativo myKTM. O ciclo de modelo das motos significa que este ano foi um bom ano para fazê-lo e é um passo em frente para fazermos esse desenvolvimento e dar aos ciclistas essa opção extra com suas motos.

Depois de muitas atualizações mecânicas no passado, temos nos concentrado bastante no que podemos fazer no lado digital. Nossos engenheiros trabalham duro para desenvolver o lado mecânico das motos, e isso é um desafio cada vez mais difícil, então analisamos o lado eletrônico e procuramos oportunidades de desenvolvimento, porque ainda não fizemos muito nessa área na realidade.

Explique os benefícios do aplicativo. Por que precisamos disso?

Nosso foco principal é fornecer ao cliente a capacidade de ajuste de uma maneira muito mais amigável. O motociclista comum não entende as complicações do mapeamento de motores, algoritmos e números, por isso trabalhamos duro para facilitar o entendimento de coisas simples, como ajustar para obter mais potência na extremidade inferior, mais controle de tração aqui ou mais extremidade superior ou o que seja. O objetivo era facilitar o uso dos 80% dos clientes, não apenas pela pequena porcentagem.

Fizemos bastante trabalho para obter as configurações básicas para diferentes tipos de solo ou condições climáticas e, a partir daí, o piloto possui basicamente uma escala móvel, por exemplo, para ajustar o controle de tração, de zero a máximo. Você pode realmente sentir a diferença com o controle do acelerador nas duas extremidades da balança e isso pode ajudar na sua pilotagem, dependendo do tipo de condições em que você está.

Quem desenvolveu o aplicativo?

Tudo foi desenvolvido internamente. Basicamente, uma empresa da nossa empresa é a ‘KTM Innovations’ e eles assumiram todo o projeto. Tudo foi iniciado, projetado e testado em P&D internamente. A P&D fazia muitos testes, a Innovations analisava os resultados para ver se eles estavam usando o sistema como desejavam e também nos envolvemos do lado de Gerenciamento de Produtos para garantir que funcionasse como queríamos. Eles recebem todos os comentários e fazem alterações. Foi um esforço de todos os departamentos.

Outras opções para esta tecnologia estão no mercado [a Yamaha tem seu aplicativo Power Tuner], é a resposta da KTM para isso?

Começamos a trabalhar nessa solução antes que outros aparecessem, então acho que você poderia dizer que estávamos desenvolvendo em conjunto e não reativamente. Eles estavam um pouco à nossa frente, mas temos um pouco mais para a solução completa que pensamos e temos mais a caminho.

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Quando estivermos prontos para apresentar a nossa solução completa de conectividade, ela estará lá em cima e nada como já foi visto antes.

Há mais por vir então?

Sim. Este é o primeiro passo e, obviamente, um dos mais importantes para poder ajustar sua bicicleta no local certo. Mas haverá etapas mais importantes para fazer alterações em sua bicicleta para tornar-se mais rápido, visivelmente mais rápido.

Os novos aplicativos são simples de instalar?

Na verdade, qualquer pessoa pode instalá-lo, é plug and play. O principal motivo para a instalação de um revendedor é garantir que você tenha as atualizações de firmware mais recentes instaladas em sua bicicleta. Eles precisam conectar os diagnósticos para garantir que o firmware esteja atualizado, mas é realmente fácil de instalar na barra e o plugue do chicote está basicamente atrás da placa de números. Qualquer um pode instalá-lo se puder trocar uma roda.

Ele se encaixa no guidão e parece uma grande barra – é a unidade toda?

A unidade está dentro dela, portanto, o que você pode ver não é a unidade inteira. As dimensões do suporte de barra são praticamente as mesmas.

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Realmente não se projeta em nenhuma área, é apenas uma caixinha integrada dentro da qual estão algumas placas de computador, iluminação LED e é robusta, à prova d’água e todas as coisas que você esperaria que fosse uma parte off-road.

Foi uma opção colocá-lo em outro lugar na bicicleta?

Possui o botão na parte superior, que usamos para ativá-lo, e é acessível lá em termos de conexão com o telefone, para que faça sentido. Também não queríamos começar a mudar as motos que já foram desenvolvidas – se você começar a movimentar as coisas, pode ser como uma “lata de vermes”, criar muito mais trabalho e não queremos fazer isso.

Nesta fase, são apenas os modelos SX-F? Também não são os modelos XC-F?

Nesta fase, nos concentramos no SX-F, modelos de quatro tempos, colocando-o no mercado e entregando-o diretamente ao motocross. Com os modelos de cross-country, é claro, será possível, eles executam a mesma ECU e cablagem, mas será na próxima etapa que também adicionaremos essas bicicletas à garagem do aplicativo. (Nota do Enduro21 – você pode conectar a unidade de controle em um modelo XC-F, chamar sua bicicleta de SX-F no aplicativo e ele fará o upload da mesma). É apenas uma atualização para nós, mas precisamos adicionar as diferentes motos no aplicativo.

A outra coisa importante é que o aplicativo tem opções para configurações de suspensões que ainda não fizemos nos modelos de cross-country.

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Vamos vê-lo nos modelos EXC no futuro? Funcionará para enduro? 

Eu diria que, quando conseguirmos algo que funcione no enduro, é claro que iremos oferecer. A complicação com enduro é a homologação. É uma tarefa gigantesca garantir que estamos executando na área homologada quando todos e cada um dos ajustes forem feitos.

Geralmente, no momento, apenas homologamos dois mapas com as diferentes motos de enduro, mas com o aplicativo precisaríamos passar e fazer testes de emissões em uma escala totalmente diferente.

Quando apresentarmos mais soluções para conectividade, com certeza mais estarão disponíveis para mais motos, mas no momento o que temos não faz muito sentido para o enduro.

Presumivelmente, é o mesmo para modelos TPI a dois tempos? Vamos vê-lo para esses modelos no futuro?

Sim, absolutamente. Assim que desbloquearmos mais algumas opções no aplicativo myKTM, será uma opção para os modelos EXC injetados em combustível de dois e quatro tempos. Acho que você verá que é impressionante o que podemos fazer no lado do Enduro também.

 



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