Para 2022, a faixa de competição de duas motos da equipe verde de KX450X e KX250X novamente derivada de recursos dos irmãos do motocross, mas ajustados para off-road (configurações de suspensão mais macias, marcha mais curta, combinação de rodas off-road de 21 “/ 18”, pneus Dunlop Geomax AT81 , componentes de freio, placa de proteção e suporte). Assim como com os modelos KX-F, os Xs permanecem inalterados em 2022.
Qual é a diferença entre a Kawasaki MX e a motocicleta X?
Os pacotes de motor quatro tempos, cilindro único, DOHC e refrigerado a água, revisaram o mapeamento e as configurações para corridas off-road e apresentam uma partida elétrica e uma bateria de íon-lítio.
Ambos os modelos X usam uma transmissão de cinco marchas de relação estreita, mas com marcha mais curta do que as contrapartes MX, com uma relação de transmissão final de 51/13 (nos modelos 450 e 250).
A transmissão é emparelhada com uma embreagem hidráulica de mola de disco cônica que eles afirmam ver mudanças mínimas no jogo conforme a embreagem esquenta durante o uso pesado. O disco-mola cônico torna a atuação da embreagem leve e uma ampla faixa de engate da embreagem.
O quadro de perímetro de alumínio composto por peças forjadas, extrudadas e fundidas era novo nos modelos KX para 2021 e incluía novas dimensões para o braço oscilante.
A suspensão Showa em ambos os modelos apresenta taxas de mola dianteira e traseira e configurações de amortecimento para corridas off-road e cross-country. Os garfos dianteiros de 450 mm da Showa com mola helicoidal (48 mm no 250) com tecnologia A-KIT apresentam tubos internos de grande diâmetro do mesmo tamanho que os encontrados nas máquinas da equipe de corrida de fábrica da Kawasaki.
Componentes específicos de XC
O KX450XC está equipado com componentes de cross-country específicos, incluindo a combinação de roda dianteira de 21 ”e roda traseira de 18” combinada com pneus Dunlop GEOMAX AT81, que são comprovados em condições off-road. Outras peças específicas para cross-country incluem a placa deslizante de plástico e um suporte lateral.
Freios desafinados
Os rotores em forma de pétalas dianteiros (270 mm) e traseiros (240 mm) são da Braking e são presos por um cilindro mestre Nissin e configurações de pinça com almofadas específicas para XC, dizem a Kawasaki.
Componentes ajustáveis ergonômicos
Os modelos X também se beneficiam da faixa de ajuste de série nos pontos de contato do piloto ao redor da motocicleta.
Eles também são equipados com guidão Renthal Fatbar de alumínio de 1-1 / 8 ”de fábrica como equipamento padrão, que possui suportes ajustáveis em quatro direções com dois orifícios de montagem e 35 mm de ajuste. As pinças de deslocamento de 180 graus também possuem quatro configurações individuais para se adequar a pilotos de diferentes tamanhos.
Os pedais têm pontos de montagem de dupla posição e alcance de 5 mm, a configuração mais baixa diminui efetivamente o centro de gravidade quando em pé e reduz o ângulo do joelho quando os pilotos mais altos estão sentados.
Preços Kawasaki KX 2022 (USD / BRL):
KX250 – $ 8.399 / R$ 43.600
KX450 – $ 9.499 / R$ 48.000
KX250X – $ 8.499 / R$ 43.000
KX450X – $ 9.699 / R$ 49.000
A disponibilidade é a partir de agora (junho de 2021), embora a Kawasaki diga que alguns modelos serão lançados em julho, verifique com seu distribuidor nacional ou revendedor Kawasaki mais próximo a disponibilidade de diferentes modelos em seu país.
Crédito: Kawasaki