Uma moto de dois tempos de 150cc pode não ser a primeira escolha de todos, principalmente por causa do equívoco de que será lenta. A verdade é que a quantidade máxima de potência que uma moto faz raramente afeta o quão rápido você vai como piloto.
A 2024 KTM 150 XC-W é um modelo completamente atualizado com melhorias no motor, suspensão e chassi. Esta moto destina-se a ser um modelo de enduro de competição de campo fechado que ainda pode ser usado como uma moto de trilha divertida. O curso fechado, na maior parte, significa, em termos de KTM, que é “Pronto para Correr”.
Motor 2024 KTM 150 XC-W
O 150 XC-W agora possui um motor de injeção do corpo do acelerador (TBI) com uma válvula de potência de escape controlada eletronicamente. Este sistema de injeção de combustível é como os modelos de dois tempos 2023 KTM SX e XC receberam. No entanto, nos modelos XC-W, um sistema eletrônico de injeção de óleo elimina a necessidade de pré-misturar combustível para facilitar o uso.
O sistema TBI é gerenciado por um sistema de gerenciamento de motores (EMS) da Vitesco Technologies que usa um corpo do acelerador Keihin de 39 mm. A transmissão é uma relação ampla de seis velocidades que usa acionamento final 13/50.
O TBI é uma atualização bem-vinda sobre o sistema de injeção de porta de transferência (TPI) instalado nos modelos de enduro da geração anterior da KTM (2020–2023). Ele produz uma entrega de energia tão próxima de um carburador quanto você pode obter atualmente. A válvula de potência controlada eletronicamente ajuda a dar a esta banda de energia de dois tempos de 144cc muito mais ampla. Juntos, o sistema TBI e a válvula de potência eletrônica são fatores enormes em quão bem esta bicicleta transita do off-pipe para a carne da energia.
Os 144cc dos motores da KTM não devem ser subestimados. O fabricante austríaco o comercializa como perfeito para jovens ou iniciantes, mas ainda é poderoso o suficiente para o experiente piloto de enduro. Sem mencionar que é leve; de acordo com a KTM, pesa apenas 41 libras.
Com este novo design TBI, o 150 XC-W parece muito próximo de um motor com carburador, o que significa uma sensação de assento muito melhor e resposta do acelerador sob demanda. O mapeamento é muito bom e há até um mapa opcional mais rico para condições de carga pesada, que é um ótimo recurso que pode ajudar a reduzir a detonação e o desgaste prematuro do pistão.
Suspensão 2024 KTM 150 XC-W
O enduro e o dual sports 2024 da KTM estão equipados com um choque WP Xplor PDS (Progressive Damping System) redesenhado que apresenta um corpo mais curto e leve. A suspensão dianteira também é totalmente nova, já que o anterior garfo de mola helicoidal de cartucho aberto WP Xplor de 48mm foi substituído por uma unidade de mola helicoidal de cartucho fechado WP Xact 48mm.
O novo garfo Xact constitui um passo significativo na direção do desempenho para os modelos XC-W. Este design de cartucho fechado é semelhante ao cartucho Xact Pro 6500 da WP. As pernas do garfo esquerdo e direito oferecem compressão ajustável à mão e capacidade de amortecimento de rebote. O choque Xplor PDS oferece facilidade de manutenção e excelente desempenho para a aplicação enduro. Tem um anel de pré-carga de mola de fácil ajuste e sem ligação para danificar ou manter.
Para 2024, a KTM foi com novas configurações de suspensão que estão mais focadas na faixa de desempenho. Isso significa mais retenção e melhor resistência ao fundo, mas um pouco menos conforto. Tais qualidades de desempenho se ligam ao seu objetivo de tornar isso mais um modelo de competição.
A suspensão tem uma sensação visivelmente mais firme. No entanto, não há uma redução significativa no conforto. Esta é provavelmente uma boa direção, pois o uso pretendido desta moto é enduro de curso fechado.
2024 KTM 150 XC-W Chassi/Manuseio
O 150 XC-W foi completamente atualizado com um novo chassi. Agora é semelhante aos modelos SX e XC, mas não é uma cópia exata. Como esta moto usa suspensão traseira PDS, ela tem um quadro e braço oscilante dedicados projetados especificamente para as demandas da competição de enduro.
A nova estrutura de aço cromo de berço duplo é hidroformada, cortada a laser e soldada por robô. O novo braço oscilante de liga de alumínio oco é fundido, oferecendo peso reduzido e maior rigidez.
Grande parte da carroçaria é intercambiável com os modelos SX e XC, com algumas exceções sendo o pára-choque traseiro com sua luz traseira e o novo farol dianteiro LED. O 150 XC-W tem protetores de mão resistentes e um tanque de combustível maior de 2,4 galões.
Uma placa de derrapagem composta de poliamida funcional, mas não superdimensionada, protege para a maioria das condições de enduro. Se você planeja levar esta bicicleta para terrenos rochosos extremos, uma placa de derrapagem maior e mais protetora pode ser benéfica.
Um novo recurso legal no departamento de eletrônica é a Unidade de Controle Offroad (OCU). Eliminar a necessidade de fusíveis e relés deve tornar a solução de problemas mais rápida e acessível, mesmo enquanto estiver na trilha.
O chassi de 2024 é uma mudança notável em comparação com a geração anterior. Ainda tem uma sensação KTM com um cockpit muito aberto, mas parece um pouco mais alto do que o modelo 2023. A bicicleta agora se sente mais responsiva com melhor manobrabilidade, tornando-a ainda melhor em trilhas mais apertadas. O assento parece mais firme e aguenta um pouco mais antes de ficar macio.
Os sistemas de freio e embreagem são os mesmos itens de desempenho Brembo de alta qualidade que você espera em uma bicicleta de sujeira KTM. Transferido dos modelos de motocross e cross-country de 2023-2024 é um novo design de estribo, o que é muito bom.
Como a KTM 2024 150 XC-W Ride?
A primeira coisa que vem à mente é que é um 150, e talvez seus amigos tenham 250s, 300s ou até mesmo quatro tempos de deslocamento maior. Então você começa a se perguntar: “Como vou acompanhar se comprar esta moto de deslocamento menor?” Felizmente, um motor maior não se traduz automaticamente em ir mais rápido em enduro e off-road. Suspensão, peso, controlabilidade e habilidade do piloto sempre superarão a potência.
Este 150 é rápido. A maneira como ele coloca seu poder no chão sem acertação de um 250 ou o torque de um 300 é muito enganosa. O sistema TBI funciona incrivelmente bem, ampliando a banda de energia tão bem que nunca percebi que um 150 poderia funcionar tão bem. É mais parecido com as populares motos de enduro de dois tempos de 200cc que a KTM costumava oferecer.
Meus olhos se abriram quando entrei na floresta e fluindo de pista única. No começo, eu nem percebi o quão rápido eu estava indo até chegar a hora de frear. A aceleração e a falta de rotação, especialmente no mapa 2 (a mais rica das duas opções), me fizeram ir mais rápido do que eu imaginava. Aprendi isso rapidamente soprando por vários cantos até que meu cérebro se ajustasse inteiramente ao quanto eu precisava para frear.
Este novo chassi oferece manuseio mais preciso e o motor menor, com sua sensação leve, é uma grande parte. A nova suspensão está claramente na direção de mais desempenho para corridas de enduro, mantendo uma quantidade razoável de conforto para andar de trilha. As configurações de estoque para o meu peso de 170 libras estavam muito próximas. Com alguns ajustes de clicker, eu estava melhor do que 90% confortável em um ritmo de corrida.
Acho esta moto legal porque é perfeita para um piloto mais jovem que sobe de um super mini ou de um piloto adulto iniciante, e ainda tem o potencial de um piloto de nível superior ir rápido. Pode haver uma pequena lacuna de pilotos intermediários que podem achar um pouco mais difícil encontrar o ponto ideal de fazer esta moto funcionar ao máximo.
No geral, eu poderia facilmente correr com esta bicicleta completamente em estoque em um evento de enduro ou Grand National Cross Country (GNCC) e ainda estar confortável em trilha com amigos por horas e horas.
2024 KTM 150 XC-W Especificações