HomeRevista PróKTM 2022 traz o DNA das corridas para a rua

KTM 2022 traz o DNA das corridas para a rua

Aguardada pelos fãs da KTM RC em todo o mundo, a nova linha 2022 KTM RC está pronta para sair do pit lane e se alinhar no grid de largada.

A linha KTM RC tem sido um modelo básico do Supersport na linha KTM por vários anos, preenchendo a lacuna das Sportsbike na linha KTM. Agora ostentando um design inspirado em Grand Prix, um verdadeiro chassi derivado de corrida e eletrônicos de ponta inéditos no segmento de Supersport de pequeno deslocamento, a nova geração de RC traz desenhos animados fora do pitlane com intenções de ganhar corridas do mundo real.

A atualização mais imediatamente óbvia em toda a linha é o estilo inspirado no Grande Prêmio, que se vê quase todos os painéis sendo redesenhados, ostentando linhas inspiradas nas corridas e duas novas cores que definem claramente o caráter esportivo dessas motocicletas.

Este redesenho também foi feito propositadamente para aumentar o tamanho geral da gama RC, não só para dar-lhe uma presença visual marcante, mas também para otimizar a aerodinâmica devido às velocidades máximas mais altas, graças em parte a um processo de design de dinâmica de fluidos computacional.

Este novo design também otimizou a proteção contra vento e clima, com gerenciamento de calor aprimorado usando uma combinação de painéis internos e externos para direcionar o fluxo de ar para longe do piloto.

A carroceria traseira foi reduzida o máximo possível para um perfil mais agressivo, mas também para mostrar o máximo possível do chassi auxiliar de treliça de aço redesenhado.

As verdadeiras motos esportivas, um cuidado especial foi tomado para melhorar a ergonomia geral. A área do joelho agora é ergonomicamente desenvolvida para permitir um movimento mais fácil e fluido do ciclista, sendo o mais estreita possível com a maior área de contato possível.

Um novíssimo cockpit de duas partes e suporte de pára-brisa usa uma área superior de alumínio fundido e uma parte inferior composta que protege o farol, enquanto um tanque de combustível maior foi adicionado para melhorar a condução, o conforto e o combustível no dia-a-dia gamas.

A nova carroceria é facilmente removível, com um número reduzido de parafusos sendo usados, bem como um sistema de montagem redesenhado. Isso torna mais prática a troca da carroceria legal para as ruas por painéis prontos para corrida. No entanto, as atualizações mais notáveis ​​da linha KTM RC podem ser encontradas embaixo da nova carroceria.

A linha 2022 KTM RC foi desenvolvida com foco na redução de peso, com grandes economias feitas em todo o chassi. Um design de roda totalmente novo representa uma economia de 3,4 kg no peso não suspenso em relação à geração anterior, enquanto o novo sistema de freios ByBre economiza impressionantes 960 gramas. O quadro também possui a faca com uma economia de 1,5 kg.

A suspensão também passou por uma grande atualização, com forquilhas dianteiras de ponta para baixo de cartucho aberto ajustável WP APEX na frente, que apresentam 30 cliques de ajuste de compressão à esquerda e 30 cliques para à direita.

A gama KTM RC 390 está equipada com um amortecedor traseiro WP APEX que oferece ajuste de pré-carga e configurações de 5 cliques.

A KTM RC 125 apresenta o garfo dianteiro de cartucho aberto WP APEX com uma configuração de fábrica totalmente nova e mais esportiva e um novo amortecedor WP APEX com funcionalidade de pistão dividido.

Todos os modelos da linha KTM RC são movidos por um motor EURO5 de última geração, refrigerado a líquido, monocilíndrico e de quatro tempos, com eixos de comando de válvulas duplos, quatro válvulas e injeção eletrônica de combustível. Para 2022, a linha KTM RC oferece mais torque em comparação aos modelos anteriores, graças a um novo design de caixa de ar. O KTM RC 390 também recebeu um novo mecanismo de mapeamento para maior torque e capacidade de controle geral.

Do ponto de vista eletrônico, a nova geração KTM RC é a referência para o segmento de Supersport de pequeno deslocamento, com o KTM RC 390 apresentando uma seleção de auxiliares de piloto normalmente disponíveis apenas em motocicletas maiores, nomeadamente SUPERMOTO ABS, Curva ABS sensível a ângulos de inclinação e Curvas MTC e o Quickshifter + opcional.

KTM MY RIDE agora também pode ser adicionado ao KTM RC 125 e KTM RC 390, graças ao novo visor colorido TFT, que permite que os pilotos acessem informações importantes de relance, com a flexibilidade adicional de ser capaz de o visor mostrar o que eles quero ver. A tela também adapta automaticamente seu brilho à luz ambiente.

Como um pacote, a linha 2022 KTM RC promete trazer mais PRONTO PARA A CORRIDA ao reino do Supersport com habilidade real e tecnologia para competir.

Imagens KTM Press Center



Veja mais em Revista Pró

Leia Também