Realizado no oeste do país, e baseado na cidade costeira de Aktau, o Rally Cazaquistão percorrerá uma distância total de 2.270 km, dos quais 1.465 km serão em etapas especiais cronometradas com competidores que estarão competindo em um terreno misto da região de Mangystau. 8 de junho verá o início cerimonial tradicional, realizado na costa do Mar Cáspio da cidade de Aktau, que será seguido por cinco dias difíceis de corrida, incluindo uma etapa de maratona até a chegada em 13 de junho. Sunderland e Walkner estarão em busca do campeonato mundial de forma positiva, com fortes atuações na terra do Cazaquistão.
Mostrando um ritmo forte e consistente ao longo do Rally Dakar de 2021, Sam Sunderland foi recompensado por seus esforços com um terceiro lugar no pódio. Depois de algum tempo fora do KTM 450 RALLY, durante o qual Sunderland trabalhou na sua preparação física e também nas habilidades gerais de manuseio da moto, o britânico voltou recentemente aos testes com a equipe na Espanha. Trabalhando em estreita colaboração com seus mecânicos, Sam fez algumas mudanças encorajadoras no manuseio de sua moto e agora está ansioso para colocá-las a prova enquanto defende seu título do Campeonato Mundial de Ralis Cross-Country FIM de 2019 no Rally do Cazaquistão.
Sam Sunderland: “Estou me sentindo bem no momento. Fizemos alguns testes realmente construtivos com a equipe da Espanha e foi ótimo sentir as coisas de volta depois de Dakar. Fizemos algumas alterações nas configurações da moto, principalmente na suspensão, por isso é bom dar alguns passos realmente positivos. Estou ansioso para ver como eles funcionam em uma situação de corrida completa. A meta para mim neste ano é manter o número um na minha moto, que ganhei em 2019. Obviamente, sem nenhum campeonato no ano passado, ainda estou carregando a placa # 1. Esperançosamente, um forte início de série no Cazaquistão levará a outro bom ano”.
Matthias Walkner também teve uma boa exibição no Dakar deste ano. Infelizmente, um problema no início o tirou da luta pelo pódio, apesar de ter a velocidade para fazê-lo. Variando seu treinamento nos últimos meses, pilotando de tudo, de motocross a enduro, e até mesmo na neve em sua casa na Áustria, Walkner se concentrou no básico, resistência e velocidade máxima em todas as condições. Com um calendário cheio de eventos pela frente na preparação para o Dakar 2022, Matthias está ansioso para conquistar seu segundo título mundial.
Matthias Walkner: “Estou muito animado para começar a temporada do campeonato mundial, é ótimo estar de volta às motos de rally. A primeira volta parece muito interessante porque quase nenhum dos pilotos líderes foi ao Cazaquistão e por isso a corrida deve ser um bom teste para todos nós. Estou realmente ansioso para correr em um novo país e experimentar algumas paisagens diferentes. Minha preparação fora de temporada está indo bem. Eu realmente tentei me concentrar nas minhas habilidades da motocicleta, voltar para a moto de motocross e trabalhar na minha velocidade. Os testes em Espanha correram bem, fizemos algumas alterações e estou muito contente com a moto. O plano agora é dar o meu melhor na primeira volta do campeonato e continuar trabalhando duro pelo resto do ano”.
Infelizmente, após sua queda no Rally Dakar de 2021, Toby Price ainda não está apto para correr. O australiano espera estar de volta com sua moto nas próximas semanas e planeja voltar às competições mais tarde na série. Da mesma forma, a mais recente contratação da Red Bull KTM Factory Racing, Kevin Benavides, machucou o ombro em um incidente de treinamento durante um teste com a equipe. O atual campeão do Dakar foi recentemente submetido a uma cirurgia bem-sucedida, que o ajudará a recuperar. Como Price, Benavides também espera voltar a disputar o Campeonato Mundial de Ralis Cross-Country FIM o mais rápido possível em sua KTM 450 RALLY.
Jordi Viladoms – Gerente da Equipe de Rally KTM: “Estamos muito animados por estarmos de volta ao campeonato mundial. Obviamente, no ano passado não participamos devido à situação da Covid, então é ótimo estar ansioso por uma lista completa de eventos. Há algumas más notícias, já que Toby Price e Kevin Benavides não poderão correr no Cazaquistão porque ainda estão se recuperando de lesões. Toby está perto de estar 100% apto após sua lesão no Dakar deste ano, e nosso mais novo contratado, Kevin, infelizmente acabou de se submeter a uma cirurgia para reparar alguns danos em seu ombro quando sofreu um acidente no treino. Espero ver os dois de volta correndo o mais rápido possível. No entanto, ainda temos um par de pilotos muito forte com Sam e Matthias. Ambos estão em boas condições e devem ir bem no Cazaquistão. A corrida é nova para nós, então planejamos ganhar uma boa experiência com ela, colocar toda a equipe de volta ao ritmo e, com sorte, conseguirmos um bom resultado”.
O Rally do Cazaquistão começa com a primeira fase na quarta-feira, 9 de junho, seguido por mais quatro dias de corrida antes da chegada em Aktau em 13 de junho.
Crédito: KTM Press Service