Confira o novo modelo da esportiva ZX-25R, uma 250cc com 4 cilindros.
Obsessão nos 4 cilindros durante os anos 80
Desde o final dos anos 80, especificamente, os quatro grandes japoneses tinham uma obsessão por pequenas máquinas de quatro cilindros de 250cc. Isso ocorreu principalmente por causa da lei de licenças e da demanda tecnológica. O resultado disso levou à criação de Honda CBR250R, Suzuki GSX-R250, Yamaha FZR250R e Kawasaki ZXR250. Estes modelos se tornaram muito populares em todo o mundo. Infelizmente, a produção dessas motos logo chegou ao fim. Os fabricantes mudaram lentamente a linha de 250cc para um cilindro simples ou duplo depois de alguns anos. Tudo por causa dos altos custos de desenvolvimento e produção.
* Kawasaki ZXR250 fez muito sucesso nos anos 80.
Lançamento da ZX-25R em 2019 durante o salão de Tóquio.
As especificações técnicas da Kawasaki ZX-25R 2020
O modelo antigo da ZXR250 produzia 45Hp enquanto, o novo ZX-25R é capaz de produzir 60HP. Com os utensílios eletrônicos mais recentes e de última geração, é possível que a fábrica produza modelos com maiores cilindradas a partir desta nova família em 4 tempos da ZX.
Este modelo de moto vem com recursos geralmente encontrados em motos maiores. Para começar, os garfos dianteiros do SFF-BP e os freios radiais de 4 potes.
* Freios radiais de 4 pastilhas
* Garfos dianteiros com sistemas SFF-BP
* Na traseira, a moto apresenta um mono-choque horizontal totalmente ajustável
Além disso, pelo que a Kawasaki Indonesia informou este modelo virá com um pacote eletrônico completo com controle de tração, modos de potência e câmbio rápido. Sem falar com um motor de quatro marchas em alta rotação a 16.000 rpm e câmbio rápido!
* A ZX-25R apresenta um design de farol duplo semelhante ao da ZX-6R. A lâmpada traseira emprestada da ZX-10R e o volumoso tanque de combustível fazem com que pareça que esta moto não pertença à categoria das 250 cc.
A fábrica da Kawasaki na Indonésia seria usada para fabricar o ZX-25R junto com o Ninja H2. A moto deve entrar em produção em janeiro de 2020 e ser lançada em março-abril na Indonésia. Há rumores de que a esta moto terá duas opções. No entanto, o preço ainda não está confirmado pela fábrica.
Ainda não existe a confirmação de que esta moto virá ao Brasil pois a empresa deve entrar com a certificação no país para depois liberar a importação ou mantagem na unidade de Manaus. Vamos torçer e aguardar para que este modelo chegue em breve para vermos em estradas Brasileiras.