Piloto alemão conquista pela segunda vez consecutiva a competição mais dura do Hard Enduro Mundial. Rigor Rico, do Brasil, faz história na prova.
O piloto alemão Manuel Lettenbichler conquistou, agora a pouco, seu segundo título consecutivo no Red Bull Romaniacs. Ele melhorou seu desempenho em relação à edição anterior, quando quase foi ultrapassado por Jarvis na etapa final.
Desta vez, Letti abriu grande vantagem sobre os seus concorrentes, chegando quase 30 minutos à frente do segundo colocado, Wade Young, da África do Sul. O terceiro colocado, na somatória dos 4 dias de evento pelas montanhas de Sibiu e região, no interior da Romênia, foi Mário Roman, da Espanha. Billy Bolt e Jonny Walker completaram o TOP 5 na categoria Gold, que este ano teve 46 inscritos.
Vale lembrar que a própria organização do evento recomenda que para se inscrever na Gold, não basta que o piloto seja campeão nacional de Hard Enduro. Ele precisa ser também diferenciado e preparado para suportar desafios inimagináveis. Que o diga Graham Jarvis, vencedor 6 vezes do Red Bull Romaniacs, que este ano foi vencido pela prova, no segundo dia. Jarvis rompeu os ligamentos de um dos joelhos e abandonou a disputa, quando estava na liderança.
Ter um brasileiro com excelente desempenho na Gold sempre foi um sonho para todos os praticantes do esporte em nosso país. Rigor Rico, campeão brasileiro – e acima da média de um campeão “normal” – foi até a Romênia novamente mas desta vez com um desempenho digno de atenção dentre todos os principais pilotos. Com um preparo psicológico de altíssimo nível, ele este sempre entre os TOP 20 nos quatro dias da prova.
Eu, que acompanho o Rigor desde quando ele era bem jovem, pude observar o quanto este piloto tem evoluido. A exemplo, o jovem Suff Sella, que ficou logo após o Rigor na classificação do último dia, venceu o Romaniacs na Bronze e na Silver em edições anteriores. É um piloto que participa de muitas competições internacionais no Hard. O Phillip Scholz, da Alemanha, ficou para trás, e é um baita piloto. O Michelle, italiano, anda muuuiito e o Rigor ficou na cola dele por toda a prova.
Mas a principal lição que fica para mim é a resiliência do Rigor. Ele não desiste nunca, é um verdadeiro campeão. No RBR anterior ele tava com a mão ferrada uma semana antes da prova e não amarelou. Na corrida teve um problema mecânico com a moto e só não seguiu adiante porque a moto não tinha condições para isso. Desde então ele colocou o foco no Mundial 2021. Mas o projeto dele não vingou por conta da Pandemia. Rigor não desistiu!! Viajou um mês antes para não correr o risco de perder a chance de correr o RBR. E CONSEGUIU!!
Temos um piloto meus amigos, muito maior que a excelente colocação que ele conseguiu na prova, temos uma inspiração para grandes dias ao motociclismo off-road brasileiro. O Rigor Rico e seus irmãos (Ripi e Riago) são um grande presente para todos nós, deixado pelo finado Paulinho, seu pai, que foi um grande piloto e trilheiro também.
Outro brasileiro na disputa, Juliano Castoldi, perdeu o tempo de chegada nos dois primeiros dias e foi desclassificado da prova. Optou por não correr o terceiro dia, mas no dia final ele foi para a trilha e se divertiu bastante. Inscrito na categoria Silver, o gaúcho comentou conosco que deveria ter ido na Bronze, pois na Silver havia mais de 70 pilotos do mais alto nível.
TENÉRÉ
Pol Tarres foi outro que escreveu seu nome na história, ao completar a prova com uma Yamaha Ténéré 700 cilindradas. “Nunca mais falo mal de moto, pois quem manda é o piloto”, foi um dos comentários sobre a participação de Tarrés no Romaniacs. A Bronze é sempre a categoria que tem maior número de participantes. Mas não se engane quem pensa que é fácil. No site oficial da prova, esta categoria é indicada a quem tem muita experiência no Hard Enduro e bom preparo físico. A organização disponibiliza outras categorias, como a Iron, para quem não tem uma tocada consistente. Foram em 2021 nada menos que 197 pilotos inscritos na Bronze. Isto significa que Pol Tarrés deixou nada menos que 180 pilotos para trás, em trilhas Hard Enduro, com uma motocicleta de 200 quilos. Está mesmo comprovado que piloto bom é bom com qualquer moto.
RESULTADOS FINAIS – RED BULL ROMANIACS 2021 (extra oficiais)
- Manuel Lettenbichler – KTM 300 EXC Tpi 2stroke
- Wade Young – Sherco 300 2stroke
- Mario Roman – Sherco 300 2stroke
- Billy Bolt – Husqvarna 300 2stroke
- Jonny Walker – Beta 300RR 2stroke
- Taddy Blazusiak – GasGas EC300 2stroke
- Trystan Hart – KTM 300 exc tpi 2stroke
- Teodor Kabakchiev – Husqvarna TE300i 2stroke
- Michael Walkner – GASGAS EC300 2stroke
- Dominik Olszowy – KTM EXC 300 TPi 2stroke
- Sonny Goggia – GASGAS 300 2stroke
- Cody Webb – Sherco 300 SE 2stroke
- Matthew Green – KTM 300 2stroke
- Alfredo Gomez Cantero – Husqvarna Te300 2stroke
- Dieter Rudolf – KTM 300 EXC TPI 2stroke
- Michele Bosi – KTM 300 TPI 2stroke
- Norbert Levente Józsa – GasGas EC 300 2stroke
- Rigor Rico – KTM EXC 300 2stroke
- Suff Sella – KTM 300 2stroke
- Alberto Aramburu – GASGAS Ec300 2stroke