HomeMotorsports.ptMACBOR MONTANA XR5 500: Ter mais por menos

MACBOR MONTANA XR5 500: Ter mais por menos

MAIS EMOÇÃO, MAIS AVENTURA E MAIS DIVERSÃO POR MUITO MENOS, FOI O SLOGAN DE APRESENTAÇÃO DA NOVA “TRAIL ADVENTURE” DA MACBOR, O PRIMEIRO MODELO DE MEIO CILINDRO DO FABRICANTE.

A nova Montana XR5 500 foi concebida para quem gosta de
andar em duas rodas, seja na estrada ou offroad. Trata-se de uma boa escolha,
sobretudo para quem procure uma trail versátil e em conta, que enfrente com o
mesmo à vontade o dia-a-dia, o passeio e a viagem… é por exemplo ideal para
‘desconfinar’ para fora cá dentro este verão, aproveitando as férias para
conhecer o interior de Portugal. Além disso, contamos nela com um equipamento
de alta qualidade, e uma completa lista de extras, como o kit de malas em
alumínio, bem ao estilo das maiores motos de aventura.

Além disso, a Montana XR5 500 foi concebida para
titulares de licenças A2. Vamos conhecê-la.

Virtuosa, ágil e expedita

A nova XR5 é a primeira moto da marca Macbor de 500 cm3. Na prática estamos na presença de uma moto muito divertida, uma trail média, desportiva, elegante no design e com uma interessante qualidade nos acabamentos, o que, seguramente, irá seduzir muitos dos amantes das duas rodas. Com esta novidade a Macbor entra no concorrido e exigente mercado das trail de média cilindrada.

A alma da XR5 é o seu motor bicilíndrico de 471 cm3, uma unidade
de ciclo 4 tempos, com 8 válvulas, distribuição dupla (DOHC) e sistema de
refrigeração líquida capaz de debitar 47 CV de potência máxima, e que por essa
razão pode ser conduzido com a carta A2.

Muito fácil de conduzir

Este motor é muito fácil de levar, dócil, divertido e muito progressivo para se poder tirar partido em terra como no asfalto. Para além disso existem dois modos de condução, Safe (normal) e Sport (desportivo) para a adaptarmos ao nosso gosto e às condições de piso e climatéricas.   

Outro inegável atributo da nova XR5 500  é a sua leveza extrema. Isto acontece devido
ao emprego do alumínio em muitos dos seus componentes, como sejam o guiador, as
bainhas da forquilha… e também devido ao quadro, concebido num aço especial 15
por cento mais leve e 40% mais resistente, o que se reflete numa grande
maneabilidade da moto.

A XR5 pesa somente 178 quilos sendo a moto mais leve da sua categoria.

Destaques da nova Montana XR5:

Motor Bicilíndrico de 500cc

Suspensões Multi-ajustáveis KyB Premium

Freios Premium Nissin

Modos ABS 3 desconectáveis

Iluminação LED COMPLETA

Peso 178kg, o mais leve de sua categoria

Pneus Metzeler Tourance

Rodas Akront de raios sem tubo de alumínio

2 Mapas de condução Safe/Sport

Filhas de um Deus ‘maior’: Montana XR1 e XR3

Montana XR1 (125cc)

Sob o nome Montana existe ainda duas outras pequenas trails no mesmo formato, e que já estava em comercialização na Macbor.  A XR1 é uma “Trail Adventure” 125 muito leve, equilibrada e cuidadosamente desenhada para uso misto. É a solução ideal para entrar no mundo “Adventure” com uma moto muito leve e equipada com um motor fiável e equilibrado de 125 cc, alimentado por injeção eletrónica e com aprovação Euro 4 no nível de emissões.  

Montana XR3 (250cc)

Um degrau acima existe a opção intermédia, a Montana XR3 destinada a novos titulares de licença A2. É versátil e divertida, revelando-se igualmente excelente como trail urbana mas, devido ao seu maior deslocamento, é capaz de oferecer um maior raio de acção. O seu motor arrefecido por líquido, com aprovação Euro 4 tem um eixo de equilíbrio (como na Montana XR5), sistema de alimentação por injeção eletrónica e ABS na travagem. No entanto, se procura mais emoção, mais aventura e mais diversão, por muito menos, a solução é a nova  “Trail Adventure” XR5.

MACBOR MONTANA XR5

Ficha técnica

Tipo de motor:  bicilíndrico
4 tempos, 8 válvulas, refrigerado a água DOHC

Diâmetro x Curso: 67 x 66,8mm

Cilindrada: 471cc

Potência máxima: 47 CV

Taxa de compressão 10,07 : 01

Ignição: ECU

Sistema de arranque: elétrico

Alimentação: injecção electrónica – bosch (2 mapas: Safe / Sport)

Caixa: 6 velocidades

Transmissão final: por corrente

Dimensões (comprimento/largura/altura): 2150 x 910 x 1450 mm

Distância entre eixos: 1460 mm

Altura do assento: 840 mm (820 mm opcional)

Distância mínima ao solo: 210 mm

Peso: 178 kg

Capacidade do depósito: 21 lt.

Consumo (l/100km): 3,8 l.

Travões (Fr. / Tr.) : 2 discos 300 mm com pinças de pistão
duplo Nissin. Traseira / disco 240 mm com pinças Nissin.

Pneus (Fr. / Tr.) 110/80 x19” / 150/70 x 17” (Metzeler Tourance)



Veja mais em MOTORSPORTS.PT

Leia Também