HomeTestes e Reviews de MotosMaluco: piloto quer bater recorde com moto a 640 km/h

Maluco: piloto quer bater recorde com moto a 640 km/h

Parece que a adrenalina sempre correrá nas veias de alguns doidos. Guy Martin, ex-piloto britânico de motocicletas, resolveu entrar em um novo desafio: quebrar o recorde mundial de velocidade pilotando uma motocicleta. Para esse feito, iniciou os testes para atingir um top speed inacreditável de 640 km/h!

A ‘moto’ protótipo recebeu o nome de 52 Express e vem sendo submetida a primeira rodada de testes na pista de aviação de Elvington, na Grã-Bretanha. Assim, o protótipo foi projetado pelo ex-piloto da MotoGP Alex Macfadzean. Dessa forma, para a moto sair do papel, contou com ajuda do ex-piloto de enduro e dono da equipe BSB Bernie Toleman.

  • Algumas insanidades de Guy Martin

Veja também:

Em busca do maior top speed com uma moto

top speed

Nesta fase inicial a equipe submete o protótipo a uma série de testes nas pistas

Bem, se engana quem achou que o Martin atingiu mais de 600 km/h facilmente. A equipe composta por ex-pilotos experientes montou uma estratégia de testagem progressiva. Dessa forma, no primeiro dia de testes na pista de aviação, Martin realizou corridas abaixo de 145 km/h. Essa etapa foi importante para que a equipe pudesse ter uma dimensão mais exata sobre as distâncias de frenagem e se os sistemas de segurança estavam atuando. 

top speed

Assim, a equipe consegue ajustar a máquina para que Martin a comande nas pistas

Já no segundo dia de teste, a equipe sinalizou que o piloto aumentasse a velocidade. Assim, Martin pulou para 241 km/h  e todos ficaram atentos ao funcionamento da moto. Desse modo, o gerente técnico Dave Blundell e o engenheiro de design Alastair Smith fizeram ajustes mecânicos. Após mexer na mecânica, a carroceria aerodinâmica foi colocada.

De acordo com a equipe, o protótipo tem um alto potencial de atingir os 640 km/h e que a tentativa está prevista para ocorrer em 2023 no Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo, na Bolívia.

 

Top speed do recorde atual  

O modelo conta com dois paraquedas para ajudar na frenagem

Atualmente, o recorde de de top speed com uma moto é do americano Rocky Robinson. Ele atingiu a velocidade máxima de 605 km/h comandando uma Suzuki de 1.000 cavalos de potência, em 2010. 

Em 2023 saberemos se essa invenção tomará o recorde batido em 2010

Dessa forma, sua concorrente comandada pelo Martin é equipada com uma turbina Rolls-Royce Gem-42 de um helicóptero militar Westland Lynx. Além disso, em comparação a moto rival, o modelo tem 200 cv a mais, ou seja, a máquina tem 1.200 cavalos de potência.

Por fim, para além de acelerar, é preciso pensar em como parar um protótipo desse tipo. Assim, a equipe colocou dois paraquedas para ajudar a parar a grande moto. Cruzem os dedos, o show vai começar.

Veja mais em Motonline.com.br

Leia Também

close