Com o intuito de continuar aumentando a gama de modelos no mercado, marca lança novas medidas de pistões & anéis com o foco para as competições.
A marca de pistões NIKKI e os anéis RIK lançam no mercado uma nova linha focada nas competições que visam aumentar principalmente a pontência de alguns modelos de motos no mercado. Mesmo sendo uma prática que tira a originalidade da moto, muitos competiores tem utilizado esta prática para que o motor ganhe mais pontência e torque nas competições.
Seguem os modelos & medidas para conhecimento:
TITAN 99 – 2.00 mm
TITAN 99 – 3.00 mm
TITAN 99 – 4.00 mm
TITAN 150 – 2.00 mm
TITAN 150 – 3.00 mm
TITAN 150 – 4.00 mm
TITAN 2000 – 2.00 mm
TITAN 2000 – 3.00 mm
TITAN 2000 – 4.00 mm
CRF 230 – 2.00 mm
CRF 230 – 3.00 mm
CRF 230 – 4.00 mm
CRF 230 – 4.5 mm
TITAN 2002/04 – 2.00 mm
TITAN 2002/04 – 3.00 mm
TITAN 2002/04 – 4.00 mm
TITAN 160/ BROS 160 – 2.00 mm
TITAN 160/ BROS 160 – 3.00 mm
TITAN 160/ BROS 160 – 4.00 mm
YBR/XTZ 125 – 2.00 mm
YBR/XTZ 125 – 3.00 mm
YBR/XTZ 125 – 4.00 mm
O funcionamento é simples: O cilindro é mais largo (diâmetro maior), então quando o pistão estã descendo (Tempo da admissão), entra mais gas combustível no motor. Quando o pistão está subindo (Tempo da compressão), a maior quantidade de gás se concentra na câmara de combustão (no cabeçote). Como tem mais gás, e a câmara de combustão ainda é do mesmo tamanho, então a taxa de compressão será maior, afinal, mais gás será comprimido num mesmo espaço. Quando a faísca da vela é produzida, a explosão do combustível é muito mais potente e empurra o pistão para cima e para baixo com muito mais força. Por isso é um dos tipos de preparação mais eficientes.
Porém para este tipo de adptação no motor é importante que seja feita por uma retifica especializada que tenha segurança e experiência para moldar o cilindro & pistões com anéis para que os mesmos sejam instalados e testados com bastante segurança a fim de proteger as peças do motor (eixos, bielas, pinos, travas, buchas e juntas).
Segue abaixo a correta instalação do kit pistão tendo o anél como principal foco já que em várias mecânicas do mercado existem dúvidas quanto a correta instalação no motor, se anel deve ser para cima ou para baixo, por isso o kit pistões NIKKI-RIK vem com um manual de instrução dentro da embalagem para que possa esclarecer qualquer tipo de dúvidas antes da instalação.
Anel superior
Isso é chamado de “anel de compressão superior”. (A designação “superior” é a nomeclatura padrão; este é o anel que fica ao lado da parada ou coroa do pistão.) O anel de compressão superior é o anel do pistão que opera nas condições mais severas em relação à carga térmica e mecânica. Seu trabalho é comprimir o gás entre o pistão e a parede do cilindro para “selar” a câmara de combustão.
Segundo anel
Isso é chamado de anel de compressão inferior. Um de seus trabalhos é trabalhar em conjunto com o anel superior para selar a câmara de combustão.
Anel de óleo
como o nome indica o anel de controle de óleo, esse anel retira o excesso de óleo lubrificante da parede do cilindro, mantendo a lubrificação adequada e mantendo o consumo de óleo dentro dos limites adequados.
Montagem dos anéis no pistão
Um de cada um dos tipos de anéis acima, ‘topo’, ‘segundo’ e ‘anel de óleo’ geralmente são instalados em cada pistão em um motor típico. Tal arranjo contribui para o que chamamos de ‘conjunto de três toques’ ou ‘pacote de três toques’. Usando esse arranjo, quantos anéis no total seriam instalados em um motor de quatro cilindros? Doze é a resposta correta, ou seja, 4 cilindros x 3 anéis / cilindro = 12 anéis. Isso pode ser considerado ‘o número habitual’ de anéis encontrados em um motor de carro de 4 cilindros padrão. Um motor de 6 cilindros teriam 18 anéis, um motor de 8 cilindros 24 anéis e assim por diante. Cada um dos três anéis de um conjunto é um ‘especialista’ e usará uma combinação distinta de formas, materiais, tratamento térmico e / ou revestimentos de superfície para executar sua função designada da maneira ideal.
Olhando mais de perto os anéis superior e segundo, uma pessoa observadora percebe imediatamente que existem juntas protetoras na periferia desses anéis. Ou seja, eles não são círculos fechados. Essa pessoa também notaria algo como uma mola no meio do anel de óleo. De fato, esta seção de expansão se comporta como uma mola, gerando uma tensão uniforme no anel de óleo, de modo a mantê-lo forçado firmemente contra a parede do cilindro.
Nota da fábrica: Lembrando que este kit Pistão destina-se apenas para o uso de competições, não tendo qualquer garantia por se tratar de uma adpatação. Importante que este kit seja montado por um mecânico habilitado, que respeite as regras de preparação do motor.