Além de oferecer ao mercado de reposição componentes de qualidade e confiabilidade, a Marelli Cofap Aftermarket também está comprometida em ser uma empresa cada vez mais sustentável. Para alcançar esse objetivo, a líder no segmento de reposição do País firmou parceria com a eureciclo, maior certificadora de logística reversa do Brasil.
A partir de agora, as embalagens dos produtos do aftermarket conterão o selo eureciclo, assumindo frente aos consumidores o compromisso que a Marelli Cofap possui com a reciclagem e meio ambiente.
A eureciclo tem como objetivo promover a sinergia entre as empresas e a cadeia de reciclagem através de uma metodologia que incentiva a economia circular. São três pilares que sustentam esta metodologia:
- COMPENSAÇÃO AMBIENTAL de embalagens, através da reciclagem de seu equivalente;
- REMUNERAÇÃO DIRETA a operadores de reciclagem;
- SELO EURECICLO para divulgação e engajamento do consumidor.
O sistema consiste na intermediação entre cooperativas responsáveis pela coleta do material descartado no meio-ambiente e os recicladores, responsáveis pela destinação adequada de acordo com cada tipo de material. Por meio dessa parceria, a Marelli Cofap, uma das empresas pioneiras do segmento de reposição de autopeças em adotar a logística reversa no Brasil, compensará o impacto ambiental das embalagens pós consumo de maneira simples e sustentável.
Além da parceria com a empresa eureciclo, a Marelli Cofap realiza outras ações relacionadas à preservação do meio ambiente que prezam pelo descarte consciente de produtos tóxicos e que, ao mesmo tempo, são recicláveis, como baterias e filtros de óleo.
A bateria automotiva é um dos produtos mais recicláveis do mundo, podendo ter até 99% de seus componentes reaproveitados. No entanto, é necessário o descarte correto. Ciente dessa importância, a Marelli Cofap Aftermarket integra, também, um programa de reciclagem de baterias que ajuda a evitar que os componentes nocivos da bateria atinjam o meio ambiente. Esse programa garante a reciclagem de uma bateria esgotada para cada nova bateria fabricada.
No caso dos filtros de óleo, a Marelli Cofap faz parte do Programa de Descarte Consciente Abrafiltros (Associação Brasileira de Empresas de Filtros e seus Sistemas) que estabelece a obrigação de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes implantarem projetos de responsabilidade pós-consumo para fins de recolhimento, tratamento e destinação final de resíduos, entre os quais, os filtros do óleo lubrificante automotivo. O filtro usado no óleo lubrificante é classificado como Resíduo Perigoso Classe I e no processo de reciclagem, o metal é encaminhado para siderúrgicas, o óleo contaminado, para novo refino e os demais componentes, para coprocessamento em cimenteiras (geração energética). O processo tem custo elevado e não há reaproveitamento direto de resíduos ou retorno financeiro para a cadeia de filtros, sendo que todo o programa é custeado pelas empresas aderentes ao sistema, como a Marelli Cofap.
Mais do que uma adequação à legislação brasileira, a participação efetiva nesses programas e as parcerias estabelecidas são uma adequação da Marelli Cofap a um movimento global de consciência ambiental no qual, não só as empresas, como também os consumidores e os governos possuem um importante papel. Vale ressaltar que os consumidores estão mais conscientes e atentos às empresas que utilizam práticas sustentáveis e estão preferindo os produtos das “marcas sustentáveis”.
Com este elevado nível de envolvimento, a Marelli Cofap confirma o comprometimento da empresa com a sustentabilidade e, assim, reforça seus valores.