HomeRevista PróMobil Super Moto dá dicas de direção segura para motociclistas

Mobil Super Moto dá dicas de direção segura para motociclistas

Em parceria com a equipe Força & Ação, marca destaca pontos importantes para garantir a segurança e evitar acidentes

Todo motociclista deve tomar muito cuidado e redobrar a atenção com suas motos e equipamentos. Pensando nisso, a marca de lubrificantes Mobil™, presente há mais de 100 anos no Brasil e líder no mercado de lubrificantes para motos, convidou Fábio Rolim, o Dentinho da equipe Força & Ação, para dar algumas dicas importantes para garantir uma direção segura.

Parceiros há 25 anos, a equipe Força & Ação roda o Brasil, com o apoio da marca Mobil™, realizando shows e treinamentos. Muitos motociclistas já tiveram a oportunidade de aprimorar os conhecimentos e formas de pilotagem no curso que dura em média 4 horas contemplando teoria e prática.

Várias são as dicas destacadas por Dentinho. Uma delas é a necessidade de fazer uma revisão diária da motocicleta, “Para motociclistas que rodam mais de 100 km por dia, é essencial que se realize uma revisão matinal. Os que rodam 50 Km ou menos por dia, duas vezes por semana é o suficiente”, afirma.

O correto posicionamento no trânsito aliado ao ajuste do retrovisor, também são ações importantes para evitar acidentes e fechadas de outros motoristas. Os retrovisores são essenciais para realizar uma pilotagem segura e poder observar tudo o que se passa ao redor e atrás do motociclista. “O ajuste ideal é aquele que pega uma pequena parte do antebraço e, o restante, a parte externa ao seu redor”, destaca. Já sobre a posição ideal para pilotar, a dica é que o motociclista consiga ver os olhos do motorista no retrovisor dele “Assim pode ter certeza de que ele também está te vendo”, complementa Dentinho, destacando que o excesso de confiança, baixando a guarda, também é outro fator de risco.

Tentar prever o que um motorista vai fazer à sua frente também é importante para os motociclistas. Observar as setas, a velocidade da via, posicionamento e sempre ficar atento às mudanças bruscas de direção dos motoristas, são reações que podem evitar acidentes. Além disso, é importante que o motociclista se faça ser visto pelos motoristas. “O motociclista deve sempre mostrar que está próximo ao carro, ao lado ou à sua frente, tentando ficar visível nos retrovisores dos veículos ao redor. Usar faróis acesos, mesmo de dia, é primordial” destaca.

Manutenção e cuidados com equipamentos também são importantes para uma direção segura. Manter a viseira do capacete limpa é uma dica simples e muito significativa. Lembrando que o motociclista deve sempre usar o capacete com viseira abaixada ou óculos de proteção. Quando pilotando em dias chuvosos ou pistas com buracos ou quando tiver óleo na pista, por exemplo, uma pilotagem atenta, tranquila e consciente pode evitar imprevistos. “A visão deve estar sempre direcionada para baixo do horizonte a sua frente”, complementa.

As motos com freio a tambor devem sofrer regulagens manuais. A regulagem deve ser com os pedais e manetes sempre altos, quando a regulagem acabar, as pastilhas de freio devem ser trocadas.

Falando em freios, dicas de frenagem correta também podem ser muito úteis. Segundo Dentinho, a frenagem correta sempre dosa um pouco mais no freio dianteiro e um pouco menos na roda traseira, na proporção de 70% na roda dianteira e 30% na roda traseira. “Antes de entrar em uma curva, impor a velocidade ideal, sempre freando antes de entrar na curva, nunca frear dentro da curva. Realizar a curva suavemente com aceleração constante e retomar a aceleração ao final da curva”, conclui.



Veja mais em Revista Pró

Leia Também

close