Grant Baylor, apelidado de “Grizzly” por sua estatura tanto quanto por sua barba de homem de montanha, é um dos poucos pilotos capazes de montar (e vencer) em um 450 em uma competição apertada e de pista única National Enduro. Seu irmão Steward é outro. O jovem Baylor tem uma vantagem de 22 pontos na classificação do Kenda AMA National Enduro Championship com apenas três rodadas restantes (no momento desta redação), e parece pronto para ganhar seu segundo título nacional de Enduro.
Ele e seu irmão Steward contabilizaram as últimas cinco placas do National Enduro No. 1, então, se ele encerrar o título, isso colocará um ponto de exclamação na dominação de Baylor na série. No recente Loose Moose Enduro em Marquette, Michigan, o mecânico da Rev Motorsports GasGas Chad Sweitzer foi nosso acompanhante pessoal quando verificamos o EX 450F de Grant.
No que diz respeito a montar um 450 em uma única pista apertada, a Sweitzer nos lembrou que a 450 pesa apenas 2 libras a mais do que sua contraparte 350 e que o sistema Keihin EMS possui um sensor de engrenagem, que otimiza a entrega de energia para cada engrenagem. Ele também observou que Grant está acostumado a carregar a bicicleta em uma marcha mais alta e a potência da 450 permite que ele faça isso com uma eficiência incrível. “Não é uma potência completa, mas é potência montável”, disse Sweitzer. “Um 450 na floresta é meio louco para mim de qualquer maneira, mas ele adora. Com o 450, ele pode rourá-lo em uma marcha mais alta e ainda ter a potência quando precisar.”
Grant fez muitos testes de suspensão com a JDP Suspension em Lancaster, Ohio, nos últimos dois anos e ele é bastante específico sobre configurações. De acordo com Sweitzer, Grant gosta que sua configuração de enduro seja mais suave do que suas configurações GNCC (o que é típico entre os pilotos que competem em ambas as séries), mas ele está constantemente mudando de clickers. Sweitzer estava preparado para fazer alterações ao longo do dia no evento Loose Moose.
“Podemos mudar os clickers depois de um ou dois testes, mas acho que, para começar, praticamente começamos na [nossa] base [configuração]”, disse Sweitzer. Ele também observou que o choque WP Xact está conectado a uma ligação de Engenharia de Passeio.
As braçadeiras triplas divididas Xtrig com deslocamento de 22 mm mantêm o garfo de mola de bobina WP Xact de 48 mm no lugar. Em cima deles está o guidão de dobra RC da ODI montado com as montagens de barra rígida da XC Gear sentadas na altura padrão. Grant prefere alavancas de estoque, enquanto uma caixa de aceleração Nihilo Concepts fica atrás do protetor de mão Acerbis do lado direito
Um segundo botão de início é montado perto do corpo de choque. O sistema de freio dianteiro é padrão com um protetor Acerbis protegendo o rotor de 260 mm. Enquanto isso, o rotor traseiro é uma unidade sólida com uma barbatana de tubarão Bullet Proof Designs.
Os radiadores de grandes dimensões são diretamente do catálogo de Acessórios Técnicos da GasGas com um ventilador auxiliar para resfriamento. O sistema de escape é da FMF e possui um tubo de cabeçalho mais longo do que o estoque para mais extremidade inferior. O silenciador Factory 4.1 RCT possui um parapressor de faísca embutido e é praticamente o que as equipes off-road FMF KTM Factory Racing e Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing executam (a Rev Motorsports recebe muitas peças da fábrica KTM e esta é uma delas).
A embreagem é uma unidade manual Rekluse na qual Grant é muito fácil. Sweitzer nos disse que também não abusa do freio traseiro, o que é surpreendente, considerando que ele está montando um 450. A chave veterana presta muita atenção aos fichários, mas mencionou que, a menos que esteja chovendo, Grant pode fazer uma corrida inteira no mesmo conjunto de almofadas.
“Enquanto eu mantiver os freios sangrando em todos os testes, então ele é bom”, observou Sweitzer. “Tivemos que trocar as almofadas no Grassman Enduro em Ohio porque estava chovendo e a sujeira era como uma lixa.”
O pedal do freio traseiro é posicionado nivelado com o pé e possui uma ponta de titânio Nihilo Concepts e uma cobra de freio personalizada. A Sweitzer também monta uma placa de derrapagem do catálogo KTM PowerParts.
As estacas são feitas pela Bullet Proof Designs e são protótipos, mas Sweitzer disse que devem estar disponíveis ao público em breve. Como seu irmão mais velho Steward, Grant troca os pneus com a mudança do vento e começou o Loose Moose na borracha Geomax MX33 da Dunlop, mas Sweitzer acrescentou que poderia executar um Geomax MX3S na frente. “Você nunca sabe”, ele se ofereceu. “Eu tenho tudo montado e pronto para ir [por precaução].”
Grant administra uma capa de assento Seat Concepts com uma colisão que está quase tão atrás quanto já vimos. “É apenas para evitar que ele deslize das costas”, compartilhou Sweitzer. “Ele gosta de andar muito longe para trás no assento. A Seat Concepts realmente constrói nossos assentos completos e os envia para nós.” Ele acrescentou que o assento é a altura padrão.
Dirt Tricks patrocina a equipe comcoroa dentadas. Grant normalmente executa a engrenagem 13/50 e praticamente adere a ela. “Há casos em que podemos ir de 110 para 120”, disse Sweitzer. “Ele prefere a traseira 120, mas se entrarmos em alguns sulcos e coisas assim, vamos para um 110.”
Curiosamente, o cilindro mestre do freio traseiro de Grant ainda tinha o vidro de visão, que geralmente é removido nas bicicletas de fábrica. “Não encontremos coisas tão boas”, disse Sweitzer. “Estamos aqui batendo nos garotos da fábrica.”