HomeTestes e Reviews de MotosMoto off road e moto trail: o que é e diferenças

Moto off road e moto trail: o que é e diferenças

Pegue seu capacete off road, óculos e equipamentos de proteção. Também esteja pronto para voltar para casa sujo, com terra, barro ou poeira em cada centímetro do seu corpo. Se prepare para a diversão pois vamos falar de motos off-road e motos trail.

Afinal, o que é uma moto off-road? E uma moto trail? Além de apresentar as respectivas categorias, vamos pontuar diferenças entre as duas, ajudando os recém-chegados ao mundo do motociclismo a compreender de forma simples esses pontos.

moto off road - crf 230

Possivelmente, a CRF 230 é a moto off road mais conhecida e utilizada no Brasil. É como uma off precisa ser: leve, ágil, resistente

 

O que é uma moto off road

Moto off road é aquela destinada ao uso específico no fora de estrada, daí o nome. Destinadas apenas para pistas e trilhas, sempre de terra (e não asfalto, por exemplo), não são homologadas para trânsito aberto. Ou seja, as motos off-road não podem ser emplacadas, nem rodar em ruas, cidades ou estradas.

moto off road - crf 250f

A moto off road é um tipo de motocicleta voltado ao uso no fora de estrada. É alta, com banco plano, suspensões longas, rodas grandes, plásticos flexíveis, leve e ágil

Assim, as motos off road são projetadas para rodar em terrenos difíceis e superar obstáculos com facilidade. São ágeis para andar entre as árvores, rápidas para subirem aclives sem a necessidade de ‘embalar’, leves para serem reerguidas após quedas e com grande altura do solo para não enroscar em buracos, pedras ou troncos.

moto off road - crf 250 enduro

Aqui temos uma moto off road em seu habitat, encarando as trilhas de um enduro

 

Características da moto off road

Do ponto de vista técnico, uma moto off road tem suspensão com curso maior (podendo facilmente superar os 30 cm, enquanto uma moto street geralmente tem pouco mais de 10 cm) e rodas grandes. A medida padrão é aro de 21 polegadas na dianteira e de 18 atrás. E são rodas raiadas, mais resistentes (pois podem ser ‘desentortadas’) que as de liga leve.

Versáteis, as motos off road são projetadas para encarar terrenos difíceis. Não têm medo de terra, pedra, barro, lama, saltos ou buracos. O limite é imposto pelo piloto, não pela moto

Já o motor é quase sempre de um cilindro, privilegiando a aceleração – em detrimento à velocidade final -, afinal numa trilha você precisa ganhar velocidade rapidamente, em locais apertados. Já o banco é estreito e plano, facilitando o ‘deslizar’ do piloto, que se movimenta ativamente sobre a motocicleta. Sim, o off road é cansativo e exige ótimo condicionamento físico.

 

Exemplos de motos off road

As motos off road são amplamente difundidas no Brasil. Os modelos mais simples (e nacionais) costumam ser usados em trilhas, atividades recreativas e categorias de entrada em competições. Já as importadas, muito mais caras e resistentes, são usadas pela elite do esporte, em modalidades como motocross, enduro e rali.

moto off road - crf 250r 2019

Lembra da CRF 250F nacional? Esta é a 250R importada, mais refinada. Tem chassi em alumínio, motor com arrefecimento a líquido, suspensão invertida e diversos componentes de alto desempenho

Assim, a Honda CRF 230F é um típico exemplo de moto off road nacional, exaustivamente usada em trilhas. Como já saiu de linha, foi substituída pela CRF 250F. Um exemplo de moto off road importada é a KTM EXC-F 350, assim como as famílias Kawasaki KX e KLX, ou YZ e WR da Yamaha, por exemplo.

moto off road - ktm 300

Algumas marcas se tornaram referência no assunto, consideradas ‘as melhores motos off road’. Entre elas está a KTM, representada aqui pela EXC 300

 

Modalidades off road para motos

Inicialmente, as motos off road eram motocicletas ‘normais’ com adaptações para rodar em terrenos ruins e estradas de terra. Logo ganharam componentes específicos e surgiram as iniciaram as competições, para diversão. O primeiro campeonato de motocross data de 1939.

moto off road - motocross

O motocross é uma das mais famosas modalidades off road. E mais emocionantes, também. Acontece em circuito fechado, numa pista de aproximadamente 1.000 metros com muitos saltos e curvas

Logo o off road se espalhou e hoje é consolidado em todo o mundo, como forma de entretenimento e esporte. As modalidades mais famosas são o Motocross, que acontece numa pista fechada e repleta de saltos, e o rali, tal qual com os carros. Saiba como são as modalidades off road aqui.

moto off road - ktm fazendo rali dakar

O rali das motos é semelhante ao dos carros, em provas que se estendem por centenas de quilômetros de dunas, trilhas, estradas, subidas e descidas. O mais famoso do mundo é o Dakar

 

E a moto trail, o que é

Com o passar do tempo, a moto off road teve variações. E foram várias. As motos trail foram as primeiras. Resumidamente, a trail é uma moto off road voltada para circular em vias de tráfego aberto.

As motos trail derivam das off road. Repare em como uma Tornado 250 se parece com uma moto de trilha

Assim, preserva as principais características das off road, como suspensão de curso elevado, perfil estreito, rodas grandes, para-lama elevado, motor de um cilindro. É tão próxima das motos off road que é comum ver algumas trail (como a Honda XR 250 Tornado) competindo em provas de motocross, enduro ou velocross.

A XL 250R foi a primeira moto trail da Honda no Brasil, lançada no início dos anos 1980. Atualmente, este é o segundo maior segmento do país, atrás somente das street

Aliás, há modelos das duas categorias que são ‘quase irmãos’. Um exemplo é as Honda XR 200R e CRF 230F, que compartilham a mesma base do motor, chassi, câmbio, suspensões. Uma é trail e a outra off road, uma era vendida para as ruas enquanto a segunda podia rodar apenas em circuitos fechados.

moto off road - xre 300

Também há motos trail mais equipadas. A XRE, por exemplo, tem tanque grande, carenagens, farol fixo e banco largo

 

Diferença moto off road e trail

Assim, as diferenças entre uma moto off road e uma trail são sutis, voltadas a atender as demandas específicas de cada estilo. A trail costuma ter o banco mais largo e confortável, assim como carenagens plásticas maiores.

Também possui farol, painel, espelhos, lanterna traseira, suporte de placa e outros itens geralmente desnecessários nas motos de trilha. Os pneus também mudam. Enquanto os da off são voltados exclusivamente pra terra, na trail eles também precisam ser funcionais no asfalto.

 

Filhas da moto off road: trail e big trail

Desta forma, as motos trail herdam muitas características das off road. Leves e ágeis, conseguem trafegar com facilidade entre os carros e mudar bruscamente de direção, sem qualquer esforço do piloto. Também costumam ser mais resistentes e confortáveis, pois suas rodas grandes e suspensões generosas engolem buracos com facilidade.

As motos trail também podem ser pequenas, como a Yamaha Crosser. Ágil, alta e com rodas grandes, é ideal para o rali urbano, com estradas esburacadas e muitos carros pelo caminho

Entretanto, a família da moto off road é longa, com vários descendentes além das trail. Outro exemplo é a big trail, que adiciona elementos ‘mais touring’ à já citada plataforma das trail. A primeira moto big trail foi a BMW R 80 GS, criada em 1979 justamente com a ideia de aproveitar a versatilidade da trail e dotá-la de aptidão para encarar longos percursos com conforto.

moto off road - bmw r 80 gs foi a primeira big trail

A R 80 GS foi a primeira big trail, categoria que deriva das trail. Aliava a vocação aventureira a novos elementos, como grande tanque para maior autonomia e motor capaz de atingir velocidades mais altas

Desta forma, as big trail também são altas, resistentes e versáteis. Porém, com uma série de elementos para gerar mais conforto em viagens, como motores de dois (ou mais) cilindros, assento largo, carenagens para proteção aerodinâmica e generosos pacotes eletrônicos.

moto off road - bmw r 1250 gs

Com o passar do tempo as big trail conquistaram boa fama, aliando conforto e tecnologia à sua vocação aventureira. Hoje são consideradas, por muitos, as melhores motos para encarar longas viagens

Curiosamente, nos últimos anos a categoria se tornou sinônimo de referência em tecnologia, graças a modelos como a R 1250 GS Adventure. Além disso, costumam ser as preferidas na hora de escolher uma boa moto para viajar. Obrigado por tudo, motos off road.

Veja mais em Motonline.com.br

Leia Também