Acompanhe a visão por trás das lentes do fotógrafo e cinegrafista Marcelo Moreira durante a temporada do motovelocidade no Brasil.
Não foi possível minha presença na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade MOTO1000GP, em Goiânia. Acompanhei os tempos ao vivo (app gratuito Race Hero), e as corridas, também ao vivo, no YoutubeJ á na segunda etapa, em Minas, no Circuito dos Cristais de Curvelo, retornei aos trabalhos, em nome dos motovelocistas.
Na categoria GP1000 três pilotos vão disputar o título andando lá na frente, Ramiro Gandola, atual campeão e favorito, Theo Manna e Joelsu Mitiko. Logo depois, o segundo pelotão, esse sim, vem atraindo a atenção do publico motovelocista. São pelo menos, sete pilotos disputando o quarto lugar na pontuação do Campeonato.
Na divisão de categorias, a Master tem o piloto carioca Pedro Lins liderando o Campeonato com 100% de aproveitamento.
O que parece bom às vezes engana; Pedro subiu agora de categoria, mas anda na frente, é o atual Vice-Campeão na Pró e na Master, não tem adversário a desafiá-lo. Na classificação geral, Pedro está em sexto, empatado na pontuação com o paulistano Mauriti Jr, em quinto.
Com o fim da categoria Track Day, sobrou para os iniciantes a opção de correr na recém criada categoria Mottu 2 Horas Endurance. A maioria dos novatos, não gostou do novo formato, principalmente nos treinos.
Para o atual campeão da GP600, Kaká Fumaça, “é uma categoria de extrema importância para abrir o leque de novos pilotos. Bem diferente das Corridas Sprint, na Endurance o piloto precisa seguir estratégias e não apenas ser veloz. Temos que poupar equipamento, pneus e pensar em entregar a moto – no caso da equipe utilizar uma só – em bom estado para o companheiro que vai pilotar a seguir, no revezamento. Além disso, coloca pilotos iniciantes para dividir os boxes e, às vezes a moto, com pilotos mais experientes, promovendo o intercâmbio.” Kaká Fumaça lidera o Campeonato, em parceria com os pilotosTheo Manna e Leandro Melo, na equipe Mobil.
Com tudo isso rolando, não deu pra falar das outras categorias, a GP600, e as várias categorias “serpentes”, com as 300 e 400cc, fica para a próxima.
Com o cancelamento da corrida de Interlagos, a terceira etapa do Moto1000GP, passou para os dias 13 e 14 de julho, no Autódromo de Goiânia, GO. Vou estar por lá para mais um Diários de Pista…
IMAGENS Ramiro Gandola (1), atual número 1 da MOTO1000GP e líder do Campeonato
Pedro Lins (30) segue invicto na Master
O trio Fumaça/Manna/Mello (1) comandam na Endurance
João Scarpellini (Império), campeão da classe Track Day 2023, migrou para a Endurance
Kaká Fumaça acompanha as informações estratégicas fundamentais a Endurance
Fonte: publicado no MundoMoto – Fausto Macieira.
Marcelo Moreira – Fotógrafo e cinegrafista – imagem Sampa Fotos