HomeTestes e Reviews de MotosMotoGP 2022: conheça o calendário, pistas e equipes

MotoGP 2022: conheça o calendário, pistas e equipes

A MotoGP 2022 já se prepara para começar o que será a temporada mais longa de sua história! Nos dias 5 e 6 de fevereiro tem início a pré-temporada em Sepang, na Malaysia. Já de 11 a 13 de fevereiro, os testes vão para o circuito estreante de Mandalika, na Indonésia.

A temporada não terá a presença de Valentino Rossi, aposentado, e o multicampeão Marc Márquez ainda é dúvida quanto ao seu retorno de lesão. No entanto, existe muita novidade para se ver até o início das corridas, em 6 de março no GP do Catar.

MotoGP 2022: Márquez tenta recuperação acelerada, para buscar participação já na pré-temporada

Calendário de lançamento das equipes da MotoGP 2022

À medida em que a nova temporada da MotoGP se aproxima, todas as 12 equipes estão se preparando para lançar oficialmente suas campanhas para 2022. A primeira delas é a novíssima Gresini Ducati. Os pilotos Enea Bastianini e Fabio Di Giannantonio vão revelar a pintura de suas GP21 no sábado, 15 de janeiro.

Depois disso, outra equipe renovada será lançada. Na segunda-feira, 24 de janeiro, a WithU Yamaha RNF começará oficialmente seu ano de estreia na categoria master. Andrea Dovizioso e Darryn Binder revelam suas Yamaha M1.

Dia 4 os campeões da Yamaha apresentam suas motos

O teste oficial na Malásia será uma semana movimentada, com nada menos que três equipes tendo seus lançamentos. Tudo começa com a Pramac Racing na quarta-feira, 2 de fevereiro, antes que os atuais campeões mundiais, Monster Energy Yamaha, com Fabio Quartararo e Franco Morbidelli façam as honras no dia 4.

Na mesma tarde, a equipe de fábrica Suzuki Ecstar inicia sua luta para recuperar o título perdido para a Yamaha em 2021. Junto do campeão mundial de 2020 Joan Mir e Alex Rins será revelada a nova Suzuki GSX-RR. Os demais times ainda não comunicaram as datas de seus lançamentos.

Destronados, Mir e Suzuki podem tentar a volta por cima em 2022

MotoGP terá Troféu Valentino Rossi 

Valentino Rossi, nove vezes campeão mundial, pendurou o macacão depois de 26 anos em corridas de Grandes Prêmios. Ao longo do tempo, o apelidado “The Doctor” atraiu fãs e agora fora grid pode ser homenageado pelos organizadores da MotoGP.

Os dirigentes da categoria estão considerando a criação de um troféu com o nome do piloto italiano. O prêmio seria atribuído aos melhores desempenhos na MotoGP. No entanto, a adoção do título e a métrica para tal conquista ainda não foram definidas.

Troféu Rossi pode estar sendo avaliado pela categoria

O troféu Rossi poderia ser entregue ao competidor com a volta mais rápida ou ao “piloto do dia”, escolhido em votação pelos espectadores, em formato semelhante ao da Fórmula 1. Até o momento a Dorna, empresa organizadora, não revelou detalhes sobre a iniciativa.

Veja também:

Francesco Bagnaia com a Ducati brigou pelo título em 2021… E promete para esse ano!

MotoGP 2022 tem mudanças nos times

Em 2022 a MotoGP vai contar com a presença de 24 pilotos na pista. São nomes já conhecidos e também novatos na categoria. Uma dança das cadeiras iniciada após a aposentadoria de Valentino Rossi e as saídas de Iker Lecuona e Danilo Petrucci, presente no rali Dakar.

Existem novatos vindos da Moto2, como o campeão Remy Gardner e o vice Raúl Fernández, além de Marco Bezecch e Di Giannantonio. Da Moto3 chega Darryn Binder. Enquanto Rossi está de fora, sua equipe VR46 desfrutará do seu segundo ano na categoria principal. Os pilotos são o meio-irmão de Valentino, Luca Marini, e o já referido aluno da equipe, Bezzecchi, ambos guiando modelos da Ducati.

Grid MotoGP 2022

Calendário atualizado MotoGP 2022

6 de março / GP do Catar – Losail
20 de março / GP da Indonésia – Mandalika
3 de abril / GP da Argentina – Termas de Río Hondo
10 de abril / GP das Américas – Austin
24 de abril / GP de Portugal – Portimão
1 de maio / GP da Espanha – Jerez
15 de maio / GP da França – Le Mans
29 de maio / GP da Itália – Mugello
5 de junho / GP da Catalunha – Barcelona
19 de junho / GP da Alemanha – Sachsenring
26 de junho / GP da Holanda – Assen
10 de julho / GP da Finlândia – KymiRing
7 de agosto / GP da Grã-Bretanha – Silverstone
21 de agosto / GP da Áustria – Red Bull Ring
4 de setembro / GP de San Marino – Misano
18 de setembro / GP de Aragão – MotorLand
25 de setembro / GP do Japão – Motegi
2 de outubro / GP da Tailândia – Buriram
16 de outubro / GP da Austrália – Phillip Island
23 de outubro / GP da Malásia – Sepang

Veja mais em Motonline.com.br

Leia Também