Essenciais para o processo de arranque da moto, o motor de partida e o relé de partida são componentes que devem sempre receber atenção por parte dos mecânicos e aplicadores na hora da revisão. Se forem de boa procedência, geralmente esses itens contam com uma boa vida útil por fazerem parte de um conjunto isolado da motocicleta, mas quando começam a apresentar sinais de falha, o problema é que o motor dificilmente vai ligar!
Sim, é isso mesmo: motores e relés de partida podem deixar o piloto na mão — especialmente se forem de má procedência e com componentes internos de baixa qualidade. Pensando nisso, neste artigo, separamos algumas dicas valiosas sobre o funcionamento e a importância desses componentes para você evitar imprevistos na hora de ligar a sua moto para trabalhar ou viajar. Vem com a gente!
Entendendo o funcionamento do motor de partida
O motor de partida, que também é bastante conhecido como motor de arranque, tem justamente a função de acionar o motor da motocicleta. É ele que dá aquela primeira descarga de energia no conjunto e, assim, inicia a rotação de todos os componentes do bloco. Daí em diante, com seu próprio ciclo de funcionamento, o motor passa a operar de forma independente. Inclusive, temos um vídeo em que o nosso engenheiro Robson Carneiro explica esse processo certinho, olha só:
CTA | Vídeo – Motor de Partida da moto Servitec
Ou seja: apesar de ter um nome singular, o motor de arranque é uma peça construída a partir de três partes principais, sendo elas o rotor, o estator e o comutador. Enquanto o rotor pode ser facilmente identificado pelo eixo principal e pelas bobinas que o circulam, o estator já se caracteriza pelos ímãs permanentes e a carcaça externa.
Para fechar o ciclo, temos o comutador, que, por meio das escovas, acaba sendo o grande responsável por conduzir a corrente elétrica até o rotor, como você viu no vídeo acima. E é claro que, para garantir um funcionamento de alta performance, cada uma dessas partes precisa ser produzida, conectada e aplicada com o máximo de precisão técnica.
É por isso que os motores de partida Servitec são desenvolvidos de acordo com rigorosos padrões de qualidade, destacando-se com alguns diferenciais de produção bem importantes.
Aqui, o rotor segue o mesmo tamanho das peças originais de fábrica, garantindo um torque elevado e, consequentemente, fazendo com que o giro do motor à combustão inicie sem esforços. Além disso, nosso motor de partida aceita modelos de fábrica de suporte e escova que, por seguirem as mesmas dimensões dos padrões originais, também são de fácil instalação e manutenção — do jeito que o aplicador gosta!
E com os relés de partida não é diferente!
Ainda que as funções dos motores e relés de partida sejam distintas, é importante destacar que esses dois componentes precisam de sinergia para que funcionem da forma correta. Afinal, o relé é a peça responsável por acionar o motor de partida, do qual falávamos agora há pouco.
Resumindo de maneira bem simples, essa peça atua como uma espécie de interruptor, fazendo a ligação entre a bateria da moto e o motor de partida. Ou seja: no momento em que a moto vai ser ligada, ela é energizada e transfere para o motor de partida a energia da bateria em alta corrente! Ah, também temos vídeo do Robson explicando melhor as particularidades dos relés:
Claro que, assim como no caso dos motores de partida, os relés da VEDA são desenvolvidos com o que há de melhor em tecnologia para motos, prolongando sua vida útil e assegurando, em média, 50 mil ciclos de acionamento.
Outro destaque importante fica por conta do processo de fabricação, que utiliza uma bobina interna reforçada e, assim, possibilita um acionamento mais rápido e limpo — lembre-se que o excesso de faíscas internas, bastante presentes em acionamentos lentos, contribuem para o acúmulo de resíduos e geram problemas no contato elétrico.
Sem contar que os motores e relés de partida da VEDA ainda chegam até o aplicador com uma resistência superior contra danos e desgastes causados pela água. É ou não é uma maravilha? Quem quer segurança e facilidade na aplicação pode contar com a Vedamotors. São mais de 30 anos de expertise e um time de profissionais incríveis, apaixonados por moto como você.
Motor e relé de partida é com a Vedamotors
Quem nos acompanha aqui no blog já sabe que nosso compromisso com a qualidade e a performance é inegociável! Não é à toa que, mais do que nunca, o portfólio da VEDA e as soluções da Servitec unem forças para entregar o melhor em peças, componentes e módulos para pilotos e aplicadores no Brasil e no mundo.
E é claro que os motores e relés de partida não são exceção! Antes de chegar até você, todos eles passam por um duplo teste: tudo para garantir a tranquilidade que você precisa. Por isso, na hora de mexer na sua máquina, exija o padrão de qualidade Vedamotors. Conte com a VEDA para ir sempre mais longe!