Motos Honda podem receber outra tecnologia de carros de luxo

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Tem mais novidade chegando às motos Honda. Se há alguns anos ela lançou a primeira motocicleta do mundo equipada com airbag – algo visto apenas em carros caros da época, a Gold Wing, agora a fabricante quer seguir inovando e faz testes para traser mais uma tecnologia de carros de luxo para motos. A próxima novidade é o Keep Lane Assist, confira mais detalhes.

Motos Honda com Keep Lane Assist 

O sistema Keep Lane Assist (KLA) é basicamente uma assistência de permanência na faixa. Também é chamado de Active Lane Assist, Lane Keeping Assist System e Lane Assist, entre outros, dependendo da marca.

Honda quer trazer tecnologia vista em carros para todos os tipos de motos

Trata-se de uma evolução do aviso de mudança de faixa. Uma tecnologia amplamente já vista em carros de luxo, mas que as motos Honda podem contar em breve. Nos automóveis, esse recurso mantém uma linha ideal na faixa de rodagem com a ajuda de sensores de radar e câmeras.

Na prática, todos os sistemas detectam as linhas na estrada – para garantir que o veículo esteja sempre na faixa correta de rodagem. Caso o carro se afaste das mesmas, a tecnologia o traz automaticamente de volta ao local ideal entre as linhas.

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Honda quer novidade em todas as motos 

Parece muito sofisticado para motos? Bem, a Honda não é a única marca atualmente a trabalhar com esta tecnologia de condução semi-autónoma. A italiana Ducati Multistrada V4 já utiliza radares que permitem que a moto seja equipada com Adaptive Cruise Control.

Honda poderia instalar atuador junto ao guidão para manter moto na faixa ideal

Enquanto isso, a Yamaha está atualmente testando uma nova geração da Tracer 9 GT com recursos tecnológicos. Mas diferente da Ducati e Yamaha – que estão dispondo esses sistema em motos touring – a Honda pretende incluir esta tecnologia em praticamente qualquer tipo de motos.

Segundo as informações, a marca poderia colocar o sistema instalado no ‘T’ de direção da moto – posição semelhante ao amortecedor de direção. Neste caso, a haste do amortecedor seria substituída por um atuador com sensor de material magnético, para captar informações da entrada de direção.

Câmera na dianteira também poderia auxiliar no trabalho de deixar moto na faixa correta

Enquanto isso, uma câmera ficaria a cargo de visualizar a moto e sua posição na faixa de rodagem. Tudo isso para ler e manter a motocicleta em uma ‘linha ideal’. Apesar da complexidade, o sistema já foi projetado e segue em desenvolvimento!

Essa tecnologia para motos é cotada para fazer sua primeira apresentação em breve. A Honda pode levar a novidade ao Salão de Milão, o EICMA 2022, em novembro.

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