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MOTOVELOCIDADE – DA QUADRILADA DE 2024 AO DESEJO DE BANDEIRA BRANCA PARA 2025

“Quando a concorrência e justa e saudável todos crescem, assim diz o ditado…
“NA MARÉ ALTA TODOS OS BARCOS SOBEM”.”

Salve, salve amigos! Vamos para a última volta da COLUNA GALERA SHOW de 2024?

Fim da temporada do motovelocidade 2024. Chegou o momento gostoso onde os campeões comemoram seus merecidos títulos. Mas e o esporte de forma geral, temos o que comemorar?

Os principais campeonatos do País (Superbike Brasil e Moto1000GP) entregaram muito ao longo da temporada desportivamente, mas de forma geral não entraram tudo. Ambos têm potencial e margem para entregar mais.

Porém, 2024 merece um olhar especial aos detalhes, naquilo que nem sempre está ao alcance dos seus expectadores. Um olhar “quase cirúrgico” se faz necessário para que possamos construir um 2025 diferente. Todos somos libre e podemos ter visões diferentes, mesmo que o final dessa avaliação possa parecer subjetiva, ainda assim ela nos apresenta fatos e situações concretas que, se repetidas em 2025 podem fazer com que o esporte sofra duras derrotas.

Os campeonatos têm características diferentes quanto a forma de administrar, de se apresentar, de captação de patrocinadores e fãs. Certamente, assim como é hoje, terão aqueles (pilotos e admiradores) que irão preferir um em detrimento do outro, mas ainda assim terão aqueles que “consumirão” os dois produtos. Baseado nisso vem meu pedido de NATAL PARA O MOTOVELOCIDADE.

Infelizmente nesse ano tivemos em cima da hora o cancelamento da Etapa do Moto1000GP em Interlagos em junho, e também em cima da hora, o cancelamento da etapa do Superbike Brasil em Goiânia. Não serei leviano em apontar o dedo na direção de ninguém para justificar o cancelamento das etapas, ao contrário, prefiro me apegar na grande derrota que o esporte teve com essas duas situações. Pilotos perderam passagens, hospedagens, desperdiçaram suas energias em treinamentos visando essas etapas. Centenas de profissionais (como eu) deixaram de trabalhar, contavam com esses valores e infelizmente tiveram que arcar com esse valor a menos no orçamento pessoal. As equipes também deixaram de trabalhar e o público que não tem nada a ver com isso foi cerceado da oportunidade de vivenciar as emoções dessas etapas. Nessa hora me lembro de um ditado que diz… “quem sempre está na linha de tiro é o soldado e nunca os generais”.

Outra situação que também deve ser repensada diz respeito aos calendários. 2025 imagino será um ano bem difícil em relação ao calendário por alguns motivos.

O Autódromo de Goiânia ficará fechado por praticamente a temporada toda visando a reforma para o MotoGP 2026, Interlagos terá o comprometimento de muitas datas por conta dos megashows do Lollapalooza em março e o The Town em Setembro, além das datas do WEC (Mundial de Enduro), da Fórmula 1 e dos Festivais 2 e 4 rodas.

Fora isso, em 2024 tivemos as agendas dos campeonatos batendo em duas ocasiões, as consequências são as mais diversas, para citar algumas, o prejuízo desportivo dos pilotos que acabaram tendo que optar por um dos campeonatos, para as equipes que acabaram tendo que dividir seus times elevando custos ou abrindo mão de estar em um dos campeonatos, sem contar o público que também acabou dividido no momento de assistir às corridas derrubando consideravelmente os views nos canais dos próprios campeonatos.

Outra situação bem ruim que, a meu ver, não faz o menor sentido, está relacionado ao impedimento de pilotos participarem dos dois campeonatos em situações especificas com a única finalidade de tentar prejudicar o outro campeonato. Me perdoem os gestores, mas isso não é nada bom para o esporte, não é demonstração de amor, muito menos desejo para que ele cresça, e, para piorar, contando com o endosso de entidades do esporte.

Quanto ao público, mesmo com algumas etapas com menos torcedores ainda me atrevo a colocar que 2024 foi marcado pelo retorno gradual dos apaixonados, para que essa crescente se materialize espero que as equipes de marketing das empresas organizadoras possam encontrar boas estratégias e existam melhores investimentos na temporada que vem para que essa crescente possa ser ainda maior em 2025.

Por fim, para que 2025 seja um ano maravilhoso para o esporte é preciso que cada organizador olhe para o próprio campeonato e consuma suas energias em melhorarem o que está sob o próprio alcance, que só olhe para o quintal do vizinho para ver o que lá tem de bom e possa usar como exemplo, e não, para procurar defeitos ou tentar prejudicá-lo seja de que forma for. Quando a concorrência e justa e saudável todos crescem, assim diz o ditado… “NA MARÉ ALTA TODOS OS BARCOS SOBEM”.

Qual é o seu desejo para o MOTOVELOCIDADE EM 2025?

O seu ainda não sei, se quiser me chamar e dizer qual é ficarei feliz de ler ou ouvir. Já o meu desejo é que em 2025 possamos ter a “bandeira branca” agitada entre os organizadores da mesma forma que teremos a quadriculada no final de cada corrida. Desejo que o esporte cresça como tem de ser e que todos tenhamos orgulho de dizer que participamos desse almejado crescimento. Aos pilotos, desejo um bom descanso e que possam se preparar para 2025 da melhor forma, independente de qual campeonato ou categoria estejam, meu desejo é que o cabo seja enrolado com força e que os objetivos sejam atingidos.

Vamos chegando ao fim de mais uma edição, a última de 2024, caso queira sugerir algum tema ou queira conhecer um pouco mais sobre esse que vos escreve mensalmente, vai lá no Instagram @ale.eiras.narrador .

No mais, não esqueça de clicar na logo da 2MT Motorsport para conhecer os produtos e as novidades que por lá não param nunca.

Nessa edição vou terminar de uma forma um pouco diferente… Feliz Natal, ótima passagem de ano a todos e 2025 espero reencontrá-los aqui, nas pistas, onde quer que seja… GALERA SHOW!!

Imagens Juliano Capreti

Forte abraço GALERA SHOWWWWW!!!

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