Pela primeira vez na história da MV Agusta, a empresa italiana está pronta para se aventurar no território das motos de aventura com a próxima Lucky Explorer 9.5, que por enquanto ainda só existe em estado de protótipo.
A Lucky Explorer 9.5 ainda não está pronta e longe da especificação final. Os nossos colegas da Cycle World foram convidados a experimentar um modelo de teste, mas ainda sem os modos de pilotagem e os auxilares de condução, sendo o escape, transmissão e o esquema de pintura claramente de pré-produção.
O motor e quadro estão 95 por cento quase prontos, portanto muito próximos do produto final que deverá estar à venda em 2023. O protótipo da fábrica de Varese experimentado tinha montada uma roda dianteira de 21 polegada, suspensão e quadro com pretensões offroad.
No mercado, a Lucky Explorer 9.5 irá enfrentar uma lista de fortes concorrentes na categoria ADV de peso médio, incluindo a KTM 890 Adventure, a linha Triumph Tiger 900 e a recém-lançada Ducati DesertX.
A DesertX da Ducati agitou as coisas no início deste verão, trazendo a engenharia italiana e os valores desportivos para o offroad. A Lucky Explorer 9.5 da MV Agusta promete o mesmo. Os seu faróis duplos e ciclística prestam homenagem à Cagiva Elefant que conquistou vitórias no Rally Paris-Dakar em 1990 e 1994.Mas também há um potencial genuíno de turismo, além de um novo senso de utilidade quotidiana que muitas vezes não vemos nas MV.
A 9.5 apresenta um novo motor triplo em linha de 931 cc derivado da plataforma de 800 cc retirada da F3 e Brutale. No entanto, a MV fez uma série de modificações, incluindo uma nova cabeça de cilindro, pistão e conjunto de válvulas. Como resultado, o tricilíndrico em linha produz 121,4 cv às 10.000 rpm e 102 Nm às 7.000 rpm.
A troca de marchas será feita sem esforço graças ao quickshifter, enquanto a travagem contará com um par de pinças Brembo Stylema à frente. A suspensão será uma Sachs totalmente ajustável, o depósito de combustível terá 20 litros de capacidade e o painel de insturumento será um TFT de 7 polegadas (com conectividade Bluetooth) donde será possível um de 4 modos de condução: Urban, Touring, Off-Road e Personalizável.
Finalmente e ao nível das ajudas eletrónicas, a Lucky Explorer 9.5 terá uma IMU de seis eixos que irá gerir os sistemas de controle de tração, o ABS de curva, cruise control e o anti-wheelie que controla a elevação da roda dianteira.
Em relação ao preço, a MV Agusta tem-no mantido em segredo e assim deverá ser até a data oficial de lançamento em 2023, no entanto, dada a posição da empresa no segmento premium, será de esperar que a Lucky Explorer 9.5 venha a ter um preço mais alto que a DesertX