A MV Agusta reformulou o projeto da Lucky Explorer 5.5 e se prepara para lançar seu primeiro modelo Adventure de dupla finalidade.
Apresentada inicialmente no Salão Internacional de Milão em 2021, a MV agusta gerou grandes expectativas com o protótipo da LUCKY EXPLORER 5.5, porém com a notícia de que o modelo foi adiado indefinidamente os fãs deixaram as expectativas de lado. Em 2022 o projeto voltou as notícias e desta vez foi apresentado a imprensa com algumas atualizações incluindo o motor 9.5.
Inicialmente criada para ser uma sub marca por trás da MV Agusta, a reformulação da marca tem objetivo de esclarecer um pouco da confusão criada pela disputa de reividicação, tanto a MV Agusta quanto a Ducati disputavam uma linhagem com a Cagiva, onde a Ducati levou a melhor no mercado com seu próprio ADV inspirado no modelo Cagiva Elefant, o DesertX.
A MV Agusta detém os direitos da Cagiva, no passado a marca era tecnicamente uma subsidiária da Cagiva antes de eventualmente se tornar a marca dominante, contudo geralmente evita mencionar a marca ao promover o projeto LUCKY EXPLORER. O novo nome Enduro Veloce e as cores vermelhas sugerem que o modelo 9.5 será totalmente marcado como MV Agusta, com a nomenclatura esclarecendo seu lugar como a alternativa para o seu modelo de dupla finalidade (off-road / Turismo Veloce).
A notícia chega até através de registros de certificação australianos que indicam que a MV Agusta está abandonando o LUCKY EXPLORER, ou marca “LXP” em favor do Enduro Veloce, fornecendo as primeiras imagens do modelo em pintura de produção, um tinto bem MV Agusta.
A coloração vermelha e prata é um visual muito tradicional da MV Agusta, infelizmente as fotos disponíveis estão em baixa resolução.
A Enduro Veloce não é o único modelo da MV Agusta sendo renomeado, embora as outras mudanças não sejam tão drásticas. A marca tem enviado dados atualizados da linha 2024 de outros modelos para certificação na Austrália, uma das mudanças aponta a Brutale 1000 RS que será simplesmente chamado de Brutale 1000.
A MV Agusta renomeou discretamente o F3 Rosso para F3 R em 2023, mas para 2024, o F3 RR será chamado apenas de F3, o modelo Turismo Veloce Rosso 2024 será renomeado como Turismo Veloce e, finalmente, a Brutale R de 798cc será simplesmente cnhecida como Brutale, reduzindo o uso da letra “R“, um exemplo que pode ser seguido por outras marcas no futuro.
Hoje em dia, qualquer fabricante com pretensões de ser um player global em qualquer nível do mercado precisa ter um modelo Adventure de dupla finalidade em sua linha, a MV Agusta não é exceção. A marca de troféus mais histórica de Itália – a chamada Ferrari das motos, com 270 vitórias em Grandes Prémios de estrada e 75 títulos de Campeonatos do Mundo no seu armário, incluindo 17 títulos consecutivos de 500GP – também tem, na verdade, uma notável herança off-road. Os demônios da sujeira do fundador da empresa, Conde Domenico Agusta, conquistaram sucessivos títulos italianos de MX/Enduro nas décadas de 1950 e 60, além de equipar a equipe italiana em eventos ISDT no exterior. Mas depois de a família Castiglioni ter adquirido a MV há 30 anos, o seu foco para a marca passou a ser exclusivamente as coisas difíceis – um foco que o atual proprietário da empresa, Timur Sardarov, está agora em processo de mudança.
Em novembro de 2022 a PIERER Mobibity AG, empresa holding dos principais fabricantes europeus de veículos de duas rodas, produzindo uma gama completa de marcas premium que incluem KTM, GASGAS e HUSQVARNA MOTORCYCLES, agora adquirindo parte das ações de uma das principais fabricantes mundiais, a MV Agusta com objetivo de fornecer apoio a cadeia de abastecimento. Com a parceria a MV Agusta distribuirá parceialmente a sua gama de produtos através da rede de distribuição mundial da PIERER Mobility, acionista da KTM AG que passou a assumir 25,1% da MV Agusta Motor Spa., com sede em Varese na Itália.
A questão sem resposta é quanto desta mudança de marca vem da Pierer Mobility. A expectativa é que essas mudanças sejam anunciadas e apresentas juntamente com todo seu portifólio no EICMA 2024 que começa em dia 7 de novembrona Itália, nosso correspondente Jeca Jóia estará presente acompanhando essas e outras notícias.
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Até lá!