A corrida de qualificação de MXGP em Águeda trouxe um vencedor, de certa forma, surpreendente.
No arranque, Tim Gajser realizou o “holeshot” seguido por Ruben Fernández. Autor da melhor volta nos treinos livres e cronometrados, o espanhol tentou ultrapassar o esloveno a meio da primeira volta e os dois tocaram-se e caíram.
Na liderança ficou então Glenn Coldenhoff. Atual 8.º classificado no campeonato do mundo, o holandês geriu muito bem a sua corrida e deixou que a luta pela 2.ª posição o deixasse tranquilamente na liderança.
Pauls Jonass foi o primeiro a tentar roubar o comando a Coldenhoff mas cedo o piloto da Husqvarna teve de se preocupar com Jorge Prado. O galego demorou três voltas a superar o letão para partir em busca do líder.
No entanto, o piloto da Yamaha esteve irrepreensível e o máximo que Prado conseguiu foi cortar a meta a 2 segundos do n.º 259.
Jonass viria a perder o 3.º posto para o seu companheiro de equipa, Brian Bogers, enquanto que Jeremy Seewer fechou o Top 5.
Vindo da última posição após a queda com Fernández, Tim Gajser conseguiu recuperar até à 7.ª posição. Por sua vez, o filho de Paco Rial viria a sofrer nova queda e teve de abandonar para ser observado pelos médicos.
O único português nesta categoria, Luís Outeiro, rodou quase sempre em 22.º ou 23.º mas, na derradeira volta, superou Ivo Monticelli e cortou a meta em 21.º.
As duas mangas de MXGP têm lugar este domingo às 14.00h e às 17.00h. Acompanhe tudo aqui no Motosport!
:.
(Foto: MXGP)