É sabido que Stefan Everts já trabalhou de perto com Jeffrey Herlings e, por isso mesmo, conhece-o muito bem. O holandês de 25 anos é uma das estrelas da Red Bull KTM e Everts não poupa nos elogios, realçando a sua capacidade física.
“Ele anda de forma diferente, usa mais a potência e o seu corpo com mais esforço. Penso que, fisicamente, o Jeffrey também tem muito mais dificuldade em andar a esse ritmo. Ele tem um corpo muito forte e consegue recuperar muito rapidamente. Nunca vi ninguém tão forte em termos físicos como ele. Aos 15 anos de idade já era como um adulto. Ele treina muito e eu nunca o conseguiria ter feito a esse nível e da forma como ele o faz. O meu corpo não teria conseguido recuperar rápido o suficiente para continuar durante toda uma temporada”, explicou Stefan Everts.
Quanto a Herlings, o belga acrescentou ainda que, há alguns anos, pensava que o holandês poderia ser aquele que iria bater o seu recorde de 10 títulos mundiais. No entanto, tem vindo a mudar a sua perspetiva pois, dados os títulos que já perdeu devido a lesões, essa possibilidade parece estar cada vez mais distante.
“Penso que poderia ter sido possível há alguns anos, antes de ter tido as lesões que teve. Perdeu alguns campeonatos que poderiam ter tornado isso possível, neste momento, não sei”, afirmou Everts, acrescentando ainda que, com atletas como Jorge Prado e Tim Gajser desejosos de conquistar mais títulos, o seu trabalho pode tornar-se ainda mais difícil.
“É importante referir que o Jorge Prado já está na classe MXGP e penso que será um grande piloto e um enorme adversário, assim como o Tim Gajser. Penso que depois do que fez no ano passado, e pelo que vi em Valkenswaard, quando venceu Herlings naquela primeira corrida, na pista dele… foi impressionante. Do meu ponto de vista, foi uma grande afirmação para o resto da temporada, porque foi numa pista de areia. Nas mais duras, o Tim é ainda melhor”, realçou Stefan Everts.
_
Foto: KTM