Depois que Jeffrey Herlings da Red Bull KTM Factory Racing chegou à vitória e ficou a três pontos da placa vermelha em Mantova, Itália, para o Grande Prêmio da Lombardia e penúltimo encontro da temporada.
– 98ª vitória e 130º pódio de GP para Herlings em Mantova com 3 pontos de diferença no campeonato e um Grande Prêmio restante
– Herlings vai 2-1 para a oitava vitória da temporada e 13º pódio
– Cairoli conquista o 3º lugar geral para o sétimo troféu de 2021, enquanto Prado termina em 7º lugar geral
– Dois holeshots MX2 e décimo resultado do pódio da temporada para Vialle em 3º
Seis semanas após o 74º Motocross das Nações, o circuito Tazio Nuvolari estava preparado para a dupla fatura MXGP que encerraria o campeonato mundial de 2021. A areia rasa, com uma base dura e acidentada, era tipicamente apertada e ventosa e colocava ênfase extra nas largadas da corrida. O terreno era acidentado e úmido em alguns lugares sob céu claro, mas nublado.
MXGP
Jeffrey Herlings chegou à sua décima segunda posição na pole position da temporada na manhã de domingo, mas um erro na primeira volta da primeira moto criou uma corrida movimentada para o holandês, já que ele precisava voltar atrás da 13ª para a 2ª colocação; uma classificação venceu na última circulação. Tony Cairoli deu aos fãs algo para torcer ao conseguir um forte 4º – que foi alterado para 3º quando Tim Gajser foi punido por cortar um trecho da pista – e Jorge Prado foi 6º.
Prado acertou seu 16º holeshot no início da segunda moto, mas Herlings atacou rapidamente e rodou livre de Romain Febvre para apresentar sua 13ª vitória na moto da campanha. O placar de 2 a 1 permitiu que ele andasse o degrau mais alto da área e com os mesmos pontos gerais no dia de Febvre, Herlings ficou apenas 3 pontos atrás do francês com um máximo de 50 restantes para vencer em 2021. Prado resistiu ao atenção de Tony Cairoli na batalha pelo 3º lugar em seis voltas. O italiano acabou avançando e, embora tenha sido ultrapassado por Tim Gajser, conseguiu o 4º lugar para ir 3-4 e preencher a terceira etapa do pódio. Prado, ainda se recuperando da fratura de vértebra, foi o 7º geral.
Jeffrey Herlings: “Eu sabia que tinha que vencer a segunda bateria porque tive meu trabalho prejudicado na primeira e cheguei em 2º, embora o assento da minha moto estivesse solto. Na segunda, passei por Jorge e Romain e consegui uma pequena lacuna. Fiz tudo o que podia e agora está reduzido a três pontos. Vai ser muito interessante. Cada ponto conta agora. Acho que basicamente depende de mim e de Romain e há muito em jogo. será um bom na quarta-feira. “
Tony Cairoli: “Estou feliz com o resultado e realmente gostei da pista. Se eu pudesse subir ao pódio nas minhas duas últimas corridas como Profissional, seria incrível. A segunda partida de moto não foi tão boa e quando eu atrás do Jorge perdi muitas voltas lá. Perdi um pouco o ritmo mas, de qualquer forma, estou muito contente, especialmente aqui perante esta multidão maluca. ”
Jorge Prado: “No geral, um dia ‘OK’ e nada de especial. A segunda partida de moto foi melhor do que a primeira, quando tive que passar pela retaguarda e perdi muito tempo. Estou faltando ritmo e falta de pilotagem e treinar no último mês significa que não tenho o ritmo da galera da frente … mas eu sempre luto 100% e faço o meu melhor. Meu objetivo agora é tentar começar primeiro e manter as posições de liderança o máximo tanto quanto eu puder, tenha boas batalhas e não enlouqueça. Uma corrida ainda e vamos dar o nosso melhor para ir para o final da temporada da melhor maneira. “
MX2
Rene Hofer conquistou sua primeira Pole Position em MX2 Timed Practice e foi o líder da KTM na primeira bateria até que um pequeno erro ao correr atrás do líder Maxime Renaux o empurrou para 6º. Tom Vialle correu para o 3º lugar para estabelecer uma potencial décima aparição no pódio do ano. Mattia Guadagnini não teve a melhor partida depois de ficar preso no trânsito na Curva 2, sofreu uma pequena queda durante sua volta e ficou com o 12º lugar.
Na segunda corrida, Hofer foi vítima de uma colisão na primeira volta que o tirou da liderança para 14º. Ele recuperou para 9º e estabeleceu-se em 7º no dia. Vialle lutou para encontrar o seu ritmo e classificou-se em 4º, o que garantiu a sua décima garrafa de champanhe em 2021. Guadagnini estava atrás do francês em 5, o que significa que o italiano foi 8º no Grande Prémio
Vialle está em 2º na classificação do campeonato e lidera Jago Geerts com apenas 7 pontos. Guadagnini e Hofer lutam pelo quarto lugar.
Tom Vialle: “Dia difícil. Não senti um bom fluxo na pista. Meu pé não estava me incomodando muito, mas eu lutei neste terreno. Vamos trabalhar na quarta-feira para estar um pouco melhor no último Grande Prêmio . Ainda estou em segundo no campeonato e isso é muito bom, mas ainda temos uma batalha pela frente. “
Rene Hofer: “Foi um dia de azar, mas estou muito contente com a forma como estou a rodar neste momento. De manhã consegui agarrar a minha primeira pole position, o que foi bastante emocionante porque fiz uma boa volta . Ambas as minhas largadas foram rápidas, mas foi uma pena cair do 2º lugar duas vezes! A primeira moto foi minha culpa, mas na segunda eu vim junto com outro piloto e foi uma queda bem grande. Eu ainda fiz alguns pontos sólidos hoje, mas acho que um pódio teria sido possível, então uma pena. De qualquer forma, vou aproveitar a última corrida. Estou um pouco machucado no momento, mas devo estar bem para quarta-feira. “
Mattia Guadagnini: “Tive uma pequena queda e alguma bomba de braço no treino cronometrado. Foi difícil encontrar o ritmo. Uma má largada na primeira corrida, mas passei muitos pilotos até ter um estúpido ‘off’ e depois a bomba de braço veio de novo. Foi difícil segurar no final. Então, eu estava em 12º nessa. A segunda bateria foi muito melhor, me senti rápido e estava empurrando para chegar em 4º. Vamos tentar ser positivos e para aproveitar o último Grande Prêmio na quarta-feira. Foi ótimo ter os fãs de volta e tão barulhento aqui. “
MXGP permanece em Mantova e corre pelo circuito Tazio Nuvolari mais uma vez na quarta-feira, dia 10, para encerrar a temporada.
Resultados MXGP Lombardia 2021
1. Jeffrey Herlings (NED), Red Bull KTM Factory Racing (2-1)
2. Romain Febvre (FRA), Kawasaki (1-2)
3. Tony Cairoli (ITA), Red Bull KTM Factory Racing (3-4)
4. Tim Gajser (SLO), Honda (8-3)
5. Jeremy Seewer (SUI), Yamaha (5-5)
7. Jorge Prado (ESP), Red Bull KTM Factory Racing (6-6)
Classificações MXGP 2021 após 17 de 18 rodadas
1. Romain Febvre 661 pontos
2. Jeffrey Herlings 658
3. Tim Gajser 646
4. Tony Cairoli 534
5. Jorge Prado 532
Resultados MX2 Lombardia 2021
1. Jago Geerts (BEL) Yamaha (2-1)
2. Maxime Renaux (FRA) Yamaha (1-2)
3. Tom Vialle (FRA), Red Bull KTM Factory Racing (3-4)
4. Jed Beaton (AUS), Husqvarna (5-3)
5. Kay De Wolf (NED) Husqvarna (4-10)
7. Rene Hofer (AUT), Red Bull KTM Factory Racing (6-9)
8. Mattia Guadagnini (ITA), Red Bull KTM Factory Racing (12-5)
Classificações MX2 2021 após 17 de 18 rodadas
1. Maxime Renaux 689 pontos
2. Tom Vialle 570
3. Jago Geerts 563
4. Jed Beaton 513
5. Mattia Guadagnini 512
6. Rene Hofer 501