HomeMotoraidNos UTVs disputa de altíssimo nível no maior grid de todos os...

Nos UTVs disputa de altíssimo nível no maior grid de todos os tempos

Grid da categoria que mais cresce no fora de estrada internacional é de 90 máquinas, com representantes de quatro países. Expectativa é de disputa emocionante pela vitória.

A categoria que mais cresce no cenário do off-road internacional chega ao Sertões 2021 com um grid recorde. Nada menos que 90 UTVs vão encarar o maior rally das Américas, marcado para 13 a 22/08, em um percurso de 3.615km (2.202 cronometrados) atravessando sete estados do Nordeste, da Praia da Pipa (RN) a Tamandaré (PE).

Quantidade que é sinônimo de qualidade e altíssimo nível técnico. Além dos principais nomes brasileiros, a prova contará com duplas de outros três países: Estados Unidos, Portugal e Paraguai; todos destaques no cenário internacional. A começar pelos norte-americanos Casey Currie e Sean Berriman, vencedores do Dakar 2020. Com a equipe oficial da Polaris, eles aceleram para tentar encerrar a hegemonia da Can-Am. As cinco tripulações portuguesas trazem a experiência do fortíssimo campeonato nacional de todo-terreno.

A representação verde e amarela vem forte e mais do que à altura dos rivais estrangeiros. Em ação, dois outros vencedores do Dakar: o patriarca da ‘Família da Poeira’ Reinaldo Varela, também tricampeão mundial; e Leandro Torres. E três campeões do Sertões dispostos a repetir a façanha: o atual, Deninho Casarini; Denísio do Nascimento (2019) e Bruno Varela (2017). A família Varela ainda conta com Gabriel e Rodrigo, todos de Can-Am. Destaque também para Rodrigo Luppi, vice em 2020; e um dos maiores vencedores da história da prova: Edu Piano, com conquistas também nos caminhões (categoria não mais disputada) e carros.

Depois de participar das quatro primeiras etapas no ano passado, Nelsinho Piquet está de volta para fazer todo o rally. E Kaíque Bentivoglio, vencedor como navegador nos carros em 2019 ao lado de Lucas Moraes – desta vez vai pilotar. Com tantas máquinas no grid, tudo indica que a definição do vencedor do Sertões será tão ou mais emocionante do que na edição passada, quando a briga seguiu até o último quilômetro.

Híbrido

A expectativa está por conta da estreia dos dois UTVs híbridos – modelos Exo Nb – desenvolvidos e fabricados no Brasil pela Giaffone Racing, em parceria com a CBMM. No domingo (08/08), a 15 km da Vila Sertões, em Tibau do Sul (RN), a carreta da equipe Giaffone Racing sofreu um acidente, que causou avarias nos veículos. Felizmente não houve feridos. A Giaffone avalia os danos para colocar os carros no grid.

Os UTVs Exo Nb contam com chassis reforçados com a tecnologia do nióbio que aumenta a resistência e reduz em até 10% o peso dos veículos. Outra novidade é a propulsão híbrida. Um conjunto elétrico regenera a energia dissipada nas frenagens e reacelerações e a transforma em potência extra. E, mais importante, reduz o consumo de combustível e a emissão de dejetos na atmosfera. Primeiro passo num caminho que prevê, em 2025, que todos os veículos do Sertões contem com combustíveis de origem não-fóssil.

O que eles disseram:

“Nos preparamos muito forte e o objetivo é vencer mais uma vez. É um rally diferente este ano, com outro tipo de especiais, mas nossa equipe mostrou ano passado do que é capaz. Não será fácil, já que pelo menos 10 UTVs podem ser considerados fortes candidatos à vitória”.
Deninho Casarini

“O Sertões é uma experiência incrível. Além de toda a adrenalina e vontade de vencer, o campeonato permite que você vivencie a cultura local com todas as normas de segurança que o momento exige. A disputa será acirrada, mas estamos bem confiantes em nosso desempenho como equipe”.
Reinaldo Varela

“O Sertões já faz parte da minha vida há 26 anos, não sei mais como começar uma temporada sem ter a prova no meu planejamento. A gente ama acelerar, mas não é só isso, é muita estratégia envolvida. É essencial contarmos com um bom navegador, um equipamento bem preparado e uma equipe que atenda todas as necessidades, trabalhamos para isso”.
Edu Piano

Veja mais em Motoraid

Leia Também