Resultados do Rali Dakar de 2022, onde Joan Barreda, da Monster Energy Honda, venceu a segunda etapa na Arábia Saudita, sua vitória no 28o dia à frente de Sam Sunderland, que assume a liderança do rali no GASGAS.
Dakar ’22 estágio 2 em poucas palavras:
O palco de hoje foi aproximadamente uma linha reta (pelo menos no mapa!) de Ha’il a Al Qaisumah, com 453 km na estrada e um especial cronometrado de 338 km.
A navegação foi novamente um fator-chave no resultado, com o líder do rali da primeira etapa, Daniel Sanders, tendo as coisas viradas hoje e perdendo tempo, enquanto os pilotos atrás capitalizaram suas posições iniciais posteriores.
Rui Goncalves, do Sherco, fez uma pausa antecipada para liderar no tempo corrigido, o piloto português precisou depois de um dia desastroso, onde terminou em 87o lugar.
Joan Barreda, uma das muitas que perderam tempo encontrando um ponto de passagem ontem, diz que era importante fazer as pazes e “recuperar o bom sentimento” hoje e o piloto do HRC estava lutando rapidamente pela liderança do palco. Montar rápido nas dunas e seguir pistas na frente permitiu que o espanhol vencesse sua 28a etapa. Sim, 28 no total.
Adrien Van Beveren e Sam Sunderland assumiram o trabalho de abrir a pista durante grande parte do dia. A dupla está entre uma sólida estação de espera dentro do top 10, incluindo Matthias Walkner, Skyler Howes, Lorenzo Santolino, Pablo Quintanilla, Stefan Svitko e Aaron Mare sul-africano, que está tendo um ótimo Dakar na máquina Hero Motorsports até agora.
O francês Van Beveren diz que desacelerar para ter certeza de que “não é fácil quando você está correndo”, mas parece uma jogada inteligente, dado o efeito Yo-Yo em torno dele na classificação.
Sunderland estava igualmente focado na navegação, “mesmo que eu pudesse ver as trilhas dos outros caras, eu estava sempre verificando, checando duas vezes e checando duas vezes”, explicou o piloto britânico que terminou em P2, 5,33 atrás do vencedor e logo à frente de Kevin Benavides em terceiro.
Sunderland agora lidera no geral por pouco menos de três minutos de Van Beveren, com o vencedor da primeira etapa Sanders em terceiro, 3,29 atrás de seu companheiro de equipe GASGAS.
Sanders disse que precisaria colocar a navegação como prioridade hoje, mas as coisas não correram bem como planejado e ele perdeu muito tempo, em parte descendo o cânion errado após o reabastecimento. Ele terminou em 23o, 25 minutos abaixo do vencedor da etapa e agora é o terceiro arranhão.
MotoGP convertido, Danillo Petrucci teve um estágio difícil dois depois de um incrível resultado P13 ontem. Sua fábrica KTM cortou e não reiniciava deixando o italiano sem escolha a não ser chamar o helicóptero…