As primeiras unidades da nova gama de testes da Betamotor estarão à venda a partir de setembro e, novamente, contará com cinco motorizações de 2T e uma de 4T.
Beta é uma das grandes referências no mundo do Trial desde 1979, ano em que apresentou o seu TR 50 no Salão de Milão. Bem, mais de 40 anos de evolução depois nasce a nova série EVO 2023, a melhor versão Beta de Trial de todos os tempos.
Um projecto que foi um sucesso desde o seu lançamento em 2009 e que, graças a todas as inovações subsequentes na parte ciclo, nos motores, na gráfica e na electrónica, deu grandes satisfações à marca Rignano sull’Arno.
Este ano, o fabricante concentrou-se em aperfeiçoar ainda mais os seus modelos, tanto a nível funcional como estético; reservando as mudanças mais radicais para o motor do seu modelo superior. Todas estas mudanças foram feitas para satisfazer a procura dos utilizadores, em constante evolução tanto nos gostos como no estilo de condução, e para reafirmar a funcionalidade e fiabilidade características destes modelos.
Principais novidades
As novidades e inovações do novo Model Year em toda a sua gama são as seguintes (EVO 80 2T Júnior/Sénior, EVO 125 2T, EVO 250 2T, EVO 300 2T, EVO 300 2T SS, EVO 300 4T):
- Grelha do radiador. Completamente redesenhado. Além de otimizar o fluxo de ar para o radiador, conta com uma maior superfície de proteção na área da tampa e no corpo do radiador, evitando que esses componentes sejam danificadas em caso de impacto contra os ramos, pedras ou de queda.
- Tampa do depósito. Novo design. A forma é muito mais envolvente no chassi e permite cobrir todos os passos dos cabos, dando um aspecto limpo e limpo à moto. Esta nova forma inclui o botão para mudar de mapa. O EVO incorpora dois mapas de motor que podem ser selecionados a partir do prático botão localizado na tampa do tanque. Uma posição de fácil acesso e, ao mesmo tempo, protegida de choques acidentais. Além disso, graças à presença de um indicador led, o mapa selecionado pode ser imediatamente identificado.
- Gráficos. O “look” e as características andam de mãos dadas com a nova actualização EVO. Os gráficos geométricos e o novo basculante de alumínio anodizado dão-lhe um aspecto elegante e natural que evoca as corridas. O chassi é pintado no típico vermelho Beta para destacar a beleza da estrutura de alumínio hidroconformado, uma característica distintiva da EVO. A caixa do filtro é novamente preta, mas o seu funcionamento não muda, tal como o filtro de espuma TwinAir. Os manguitos da forquilha são agora da cor vermelha característica Beta.
- Punhos de dominó. Conseguir a máxima liberdade de movimento na moto também significa ter uma aderência firme e confortável. Os novos punhos Domino personalizados Beta garantem conforto e aderência, para nunca perder o contacto com o guiador. As alças pretas destacam o seu “look” sofisticado.
- Novos ajustes dos amortecedores. Os amortecedores EVO têm todos os ajustes necessários para que a bicicleta se adapte como uma luva e você possa encontrar o ajuste perfeito. Mas, para melhorar a pilotagem, os técnicos da Betamotor atualizaram a configuração, com base em sua experiência, em termos de progressão, resposta e absorção.
- Novas configurações na forquilha. No que diz respeito ao garfo, eles revisaram os ajustes e a quantidade de óleo dos dois braços para aumentar a progressividade da resposta nas descidas mais extremas. Na verdade, diz-se que o garfo EVO é “assimétrico” porque os dois braços têm funções e volumes internos diferentes. No lado esquerdo pode-se ajustar a mola, alterando a geometria, enquanto que, no lado direito, pode-se ajustar o sistema hidráulico para gerir o amortecimento e a capacidade de resposta do comboio dianteiro. Ao diferenciar e otimizar o volume de óleo entre os dois braços, conseguiu-se melhorar a progressão e, portanto, a precisão com que a moto transmite as sensações ao piloto. Na forquilha de braço único, a Beta ajustou a configuração para aumentar a sua capacidade de resposta na fase de extensão e melhorar a capacidade de resposta da moto. Assim, o EVO aumenta a sensação de leveza que o piloto percebe, especialmente quando usa o «reboço» para se colocar entre os obstáculos.
- Pneus. Os pilotos profissionais escolhem a Michelin Trial Light para a frente e a Michelin Trial X-Light Competition para a traseira. E, com o MY23, todos os proprietários da EVO farão o mesmo, que apreciarão a grande aderência deste pneu tão leve, que combina perfeitamente com a precisão e a manobrabilidade típicas das motos Betamotor.
Novidades para a EVO 250/300 2T:
Os motores Beta 2T de maior cilindrada apresentam importantes novidades. Todos eles implementados para melhorar o desempenho e a manejabilidade, de acordo com a filosofia do Beta. Os novos componentes que equipam o EVO 250/300 MY 2023 são:
- O virabrequim e a biela. A distância entre eixos foi reduzida em 1,5 mm e, agora, é de 114,5 mm. Estes novos componentes oferecem múltiplas vantagens tanto no que diz respeito ao desempenho, que se traduzem numa entrega mais redonda, como nos aspectos dinâmicos do veículo. Como pesa menos e as massas alternadas foram reduzidas, a moto é mais manejável. A manobrabilidade da moto foi melhorada e as vibrações foram reduzidas.
- Cilindro. Completamente novo. Para este componente, as etapas foram revisadas, favorecendo o torque a baixas rotações, e o peso total foi reduzido.
- Culata. A nova câmara de combustão melhora a entrega a baixas rotações, tornando-a mais progressiva e manejável, mantendo o desempenho do motor em um regime médio-alto.
- Mapa do motor. Para ajustar os novos componentes e aproveitar a sua potência e manuseabilidade, o mapa do motor foi otimizado; acima de tudo, o mapa de avanço.
- Coletor de escape. Para evitar queimaduras e proteger o coletor de possíveis choques, foi instalado um protetor que, além de ser funcional, completa o visual da moto. (Montado também na 125 2T).