A Yamaha anuncia o modelo de enduro WR450F 2024 atualizado com mudanças significativas no motor, chassi, suspensão e eletrônica para criar “a moto de enduro de 450cc mais leve, mais fina e rápida que a Yamaha já construiu”.
A “moto mais leve, mais fina e rápida que já construímos” são os tipos de palavras que gostamos de ouvir de um fabricante. Para uma moto baseada em seu irmão modelo de motocross (como a maioria dos fabricantes japoneses tradicionalmente faz), eles são os ruídos que você quer ouvir, particularmente da Yamaha, cujos modelos WR podem se sentir como se estivessem um passo atrás de outros fabricantes europeus.
Com base na moto de motocross YZ450F de nova geração, a Yamaha levou todo o trabalho duro para adaptar a “próxima geração WR450F” e criar uma moto que eles dizem ser mais controlável. Um novo chassi e suspensão, um novo “triângulo de piloto” para mais sensação e controle, além de desempenho de motor mais controlável e caráter de potência ajustável prometem o melhor grande WR até agora.
As atualizações de 2024 também incluem uma ECU revisada e mapeamento de injeção de combustível, rigidez revisada do chassi e configurações de suspensão KYB específicas para o WR e uma altura de passeio mais baixa – bem como um tanque de combustível maior (em comparação com o YZ450F), além, é claro, do suporte e da roda traseira de 18 polegadas.
Tudo isso também se aplica ao curso fechado YZ450FX, o modelo cross-country popular no mercado dos EUA que não tem luzes, não é homologado, mas é essencialmente a mesma máquina.
Destaques técnicos da YAMAHA WR450F 2024:
- Novo motor derivado do YZ450F, mais forte e leve
- Entrada de ar de maior eficiência
- Nova embreagem de mola de disco com sensação mais leve
- Transmissão leve de 5 velocidades de grande relação
- Novo chassi de alumínio compacto
- Suspensão KYB de curso mais curto para massa reduzida
- Ajuste de suspensão frontal sem ferramentas
- Selos de garfo mais fortes e protetores de garfo redesenhados
- Carroçaria mais magra e compacta para facilitar a mobilidade do piloto
- Novas posições de apoio para os pés e guidão para melhorar o triângulo do piloto
- Aplicativo Power Tuner simplificado para controle total
- Novo sistema de controle de tração
- Especificação completa pronta para enduro
Azul icônico
Azul Yamaha é azul Yamaha é azul Yamaha. Isso é o que sabemos. Parece que a aparência geral dos modelos WR mudou pouco nos últimos anos, mas de alguma forma eles sempre parecem ajustá-lo sutilmente o suficiente.
O estilo WR 2024 não é “radicamente atualizado” como a Yamaha gostaria que você acreditasse, mas é doce com uma borda turquesa que ajuda os gráficos a se destacarem nos painéis coloridos “azul ícone”.
Novo motor 450F mais forte e leve
Desenvolvido para o YZ450F, o motor de cabeça reversa do WR450F 2024 desenvolve mais potência, diz a Yamaha, graças à nova porta de admissão de “alta eficiência” com um trato de entrada redesenhado que permite um caminho mais reto para as maiores válvulas de admissão de titânio de 39 mm.
Além de ser mais leve e mais fino do que o modelo anterior, o motor de depósito seco de 450cc também possui um novo pistão forjado, corpo de cilindro leve, rolamento simples de ponta grande e uma nova corrente de cames.
Novo sistema de entrada de ar e configurações FI
A Yamaha diz que a caixa de ar WR450F 2024 retira ar da parte traseira da máquina através de dutos nos novos painéis laterais, estrutura e tanque. O resultado é um caráter de poder mais responsivo e maior eficiência.
Como parece ser a tendência para motos de quatro tempos nos últimos anos, um novo silenciador mais curto melhora a centralização de massa e sublinha a sensação de compacto do WR450F.
A Yamaha também trabalhou na ECU, adaptando-a à potência WR com configurações FI específicas para uma potência mais controlável a rpm mais baixas para enduro. “Tráque forte e linear e excelente desempenho de média a alta velocidade”, diz a Yamaha.
Novo sistema embreagem
Peso reduzido e uma sensação mais leve e conectada também são palavras que gostamos de ouvir sobre uma moto de enduro. A Yamaha diz que o WR450F 2024 tem uma nova embreagem de mola de disco de design com oito placas de atrito específicas do WR e a engrenagem primária e a carcaça integradas ao novo design.
Outra grande diferença é que as seis molas do modelo anterior são substituídas por uma única mola de disco que reivindica melhor controlabilidade ao se afastar e escorregar em condições de condução lentas e mais técnicas.
Transmissão de 5 velocidades
Sim, o WR450F ainda tem uma transmissão de cinco velocidades de grande relação e não adota seis como você pode preferir para enduro e trail riding. É uma proporção mais ampla do que a caixa de engrenagens de motocross, no entanto, e com diferentes engrenagens finais, é capaz em uma gama mais ampla de terrenos e condições de condução.
A transmissão ’24 apresenta um espaçamento maior entre o eixo principal e o eixo de transmissão, diz a Yamaha, com novas e mais amplas engrenagens do eixo principal para maior durabilidade e menor peso também.
Compacto, novo chassi de alumínio
O novo chassi do WR450F tem o mesmo design geral da última geração do YZ450F, como seria de esperar. Mas apresenta uma série de mudanças técnicas dedicadas para torná-lo mais flexível para enduro e cross-country.
A mudança de chave no novo quadro é o tubo de cabeçalho reposicionado 15 mm mais baixo do que anteriormente. Trilhos de tanque modificados com um novo perfil em forma de U na parte traseira significam que a estrutura bilateral de alumínio 2024 dá um centro de gravidade mais baixo para curvas mais ágeis.
Em comparação com o design usado no YZ450F, o chassi do WR450F também revisou as características flexíveis do quadro e os ajustes de montagem do motor para melhorar a absorção de solavancos. Eles dizem que permite uma ligeira flexão lateral ao absorver choques de terrenos irregulares, o que significa que dá um passeio mais indulgente para ajudar a reduzir a fadiga do motociclista e melhorar o feedback.
Carroçaria mais magra
A nova carroçaria do WR450F apresenta mortalhas mais finas, 50 mm mais estreitas do que os modelos anteriores, além de uma seção intermediária mais fina e um perfil de assento mais plano. Combinado, isso torna mais fácil para o piloto mudar a posição do corpo durante a frenagem, aceleração e curvas, diz a Yamaha.
Os novos painéis laterais compactos também fazem parte da nova entrada de ar do duto traseiro, além do design da caixa de ar, o que significa (como o anterior) você tem acesso sem ferramentas ao filtro de ar na frente do assento.
A nova moto também tem pára-lamas dianteiros e traseiros menores com o design dianteiro ajudando a melhorar o fluxo de ar para os radiadores para um resfriamento mais eficaz, enquanto o pára-lama traseiro de nova forma incorpora uma parte inferior contornada, facilitando a aderência do piloto ao manusear fisicamente a moto.
Suspensão KYB de curso mais curto para menor altura do assento
Muitos pilotos de enduro reclamam da altura do assento nos modelos japoneses de enduro que são derivados de bicicletas MX mais altas. A Yamaha abordou isso ainda mais na suspensão dianteira e traseira KYB do ’24 WR450F com 10 mm a menos de deslocamento para dar uma altura do assento mais baixa e um centro de gravidade mais baixo, fazendo uma “diferença significativa” no manuseio da bicicleta.
Os garfos KYB têm um novo ajustador de amortecimento de compressão ajustável à mão para ajuste de suspensão sem ferramentas também – uma adição bem-vinda para muitos de nós que andamos em terrenos diferentes regularmente em nossas motos.
Os garfos têm um ajuste para a vida útil também com novas vedações de garfo mais fortes e protetores de garfo redesenhados, dando aos tubos mais proteção contra sujeira e detritos e ajudando a prolongar a vida útil do selo.
Posição de pilotagem revisada
A posição de pilotagem do WR450F 2024 também é revisada, deslocando os apoios para os pés mais baixos para dar um aumento de 10 mm na distância entre os quadris e os pés do piloto – e o guidão agora é movido um pouco mais perto do piloto.
Ele cria um novo triângulo de pilotos que, segundo eles, dá uma posição de pilotagem mais natural e, naturalmente, mais sensação e controle.
Função ‘Ajuste Rápido’ Aplicativo Power Tuner
A Yamaha foi pioneira no ajuste sem fio em seus modelos Off Road Competition de quatro tempos, e o aplicativo Power Tuner do WR450F foi desenvolvido ainda mais para o novo modelo.
O aplicativo agora possui uma função ‘Ajuste Rápido’ que permite selecionar facilmente qualquer configuração do mecanismo de ‘Smooth’ até ‘Agressive’ tocando em uma barra de rolagem no seu smartphone.
Sempre foi simples e fácil de usar, mas a Yamaha diz que esta atualização é mais “intuitiva” e permite que o piloto selecione diferentes configurações de caracteres de potência do motor para corresponder às condições com mais facilidade.
Uma nova função Lap Timer também é atualizada se você quiser acompanhar seus horários.
O aplicativo Power Tuner também mantém a matriz 4×4 (16 valores) anteriormente disponível que dá aos pilotos a oportunidade de fazer alterações mais detalhadas nos valores de abastecimento e tempo de ignição.
Novo sistema de controle de tração
Um novo sistema de controle de tração é outro exemplo da Yamaha visando o WR450F em todos os níveis de pilotos e condições de pilotagem. Muitos ciclistas de alto nível lhe dirão nas motos grandes, eles ficam felizes em usar um mapa mais suave em certas condições, porque isso os torna mais rápidos e a vida mais fácil.
O ’24 WR450F tem dois níveis de assistência de controle de tração, bem como uma função OFF. Simplificando, ele controla eletronicamente a energia, suprimindo-a temporariamente usando o controle de ignição quando o deslizamento da roda traseira é detectado.
Interruptor de guidão multifuncional
Você pode selecionar diferentes mapas do motor e configurações de controle de tração usando o interruptor do guidão multifuncional no lado esquerdo do guidão. Mapas pessoais também podem ser carregados na moto usando o aplicativo Power Tuner, com suas configurações preferidas selecionáveis ‘on the fly’, dependendo das condições de condução.
Especificação pronta para Enduro
O WR450F vem naturalmente preparado para rodas traseiras de enduro de 18 polegadas, pneus de enduro (podem variar de marca dependendo do seu país), luzes, instrumentos, suporte lateral e um ventilador de radiador como padrão.
A capacidade do tanque de combustível é maior do que a YZ450F em 7,4 litros (2 US Gals), há um cárter de plástico básico ou protetor de motor e silenciador de enduro como padrão.
O WR450F 2024 estará disponível a partir de novembro de 2023. O WR250F está disponível a partir de outubro de 2023.
Preços: US$ 10.199 (US$ 8999 WR250F) Valor no USA, chora que o choro é livre kakakakaka
*Preço ainda não conhecido na Europa