Com design R-Series e tecnologia de última geração, ela chega para revolucionar o mercado.
A Yamaha segue o caminho de inovação e diferenciação no mercado de motocicletas de menor cilindrada. Assim como estreou uma nova categoria street premium, com a Yamaha FAZER FZ15, em 2022, apresenta a revolucionária Yamaha YZF-R15, trazendo ao Brasil mais uma motocicleta da família R-Series, composta atualmente no Brasil pela YZF-R3 ABS.
Trata-se de uma superesportiva de 155cc, completa e tecnológica, com atrativos até então só vistos em motos de maior cilindrada. Seu motor é de última geração, com comando de válvula variável (VVA) e arrefecimento líquido, quadro Deltabox, balança traseira da suspensão em alumínio, rodas e pneus largos, freios com ABS nas duas rodas e um design arrebatador. Unindo esportividade e performance com a versatilidade de uma motocicleta de uso cotidiano, ou seja, uma moto inspirada nas corridas para a correria do dia a dia.
DESIGN
Seu visual esportivo e moderno chama atenção por onde passa, graças às linhas marcantes e arrojadas, que carregam o DNA da R-Series.
Faróis e lanterna – Uma das características estéticas mais marcantes está no conjunto formado pela carenagem e faróis.
O conjunto óptico da YZF-R15 reforça a modernidade do modelo. Além da beleza estética, sua eficiência merece destaque. Conta com luz de posição e farol de última geração de LED, garantindo maior amplitude de luminosidade de forma homogênea e abrangente, nos fachos do farol baixo e alto.
O modelo conta ainda com lampejador de farol e lanterna traseira de LED, com maior eficiência na iluminação, fundamental para ser visto em condução noturna.
Carenagens – O conjunto de carenagens é também funcional. Sua estrutura em camadas, como na YZF-R1, foi desenvolvida com a mais alta tecnologia em túnel de vento com o propósito de otimizar o fluxo de ar, oferecendo um ótimo desempenho aerodinâmico, capaz de reduzir a turbulência ao redor da área do capacete de quem a pilota.
A parte frontal conta ainda com o duto de entrada em forma de M – inspirada na Yamaha YZR-M1 pilotada por Fabio Quartararo e Franco Morbidelli na MotoGP.
Na parte traseira da R15, a inspiração nas irmãs maiores da R Series também está presente, através das linhas horizontais nas laterais, com frente baixa e rabeta alta e afilada.
Por fim, da visão do piloto é possível visualizar outros elementos que herdam o estilo da YZF-R1, como o para-brisa, painel e a mesa superior, tem um visual agressivo que herda o estilo da YZF-R1.
Quando a motocicleta é ligada, uma sequência personalizável de texto animado é exibido na parte inferior da tela. Quando desligado, as informações na tela desaparecem suavemente.
No display estão o contagiros, medidor de combustível, indicador de marcha e indicador VVA, que mostra quando o sistema privilegia o funcionamento esportivo.
Outro recurso destinado a esportividade, é o Shif Light localizado na parte superior do painel. Ele indica o momento ideal para troca de marchas e pode ser ajustado pelo condutor para acender na rotação de sua preferência.
Merecem destaque, os indicadores velocidade média, de consumo instantâneo e média de consumo, perfeitos para quem busca economia.
Outras funções disponíveis são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip”, que indica a quilometragem percorrida na reserva de combustível, relógio, e ainda as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de temperatura do motor, alerta de funcionamento do sistema ABS e luz de advertência do motor.
Painel – Na YZF-R15 o painel multifunção é 100% digital com iluminação de led e fundo branco, garantindo ótimo contraste das informações no display, facilitando a leitura na pilotagem diurna e noturna.
PERFORMANCE
O desempenho da nova YZF-R15 é tão empolgante quanto o seu visual, digno de dar ao modelo um comportamento esportivo à altura de sua aparência. A versatilidade de seu motor, cheio de fôlego em todas as faixas de rotação, permite a utilização no dia a dia com suavidade e economia, e a curtição em estradas com um desempenho surpreendente.
Motor – Um dos maiores destaques da nova R15 está em seu moderno e tecnológico motor, único da categoria street de baixa cilindrada com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável. Ele é capaz de alcançar a potência máxima de 18,8cv a 10.000 rpm e o torque máximo de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm.
Do tipo monocilíndrico, com 155cc e taxa de compressão de 11.6:1, este motor foi desenvolvido com o objetivo de criar uma geração de propulsores compactos com eficiência e economia de combustível, atendendo todos os rígidos parâmetros mundiais de emissão de poluentes.
Na busca por desempenho e eficiência, o sistema de arrefecimento é do tipo a líquido, com o radiador posicionado à frente do motor. Dessa forma, o controle da temperatura da câmara de combustão é maior, tornando mais eficiente a queima da mistura ar/combustível, consequentemente melhorando o torque e a potência do motor.
Na alimentação do motor da R15, feita por sistema de injeção eletrônica, a posição do injetor de combustível é diferenciada. Ele fica próximo da válvula de admissão para melhorar a homogeneização da mistura ar/ combustível e reduzir a carbonização. Outro destaque é a enorme caixa do filtro de ar com volume de 5.5 litros, que resulta em maior potência e torque, na prática, acelerações e retomadas mais contundentes.
O destaque tecnológico deste motor fica por conta do sistema VVA (Variable Valve Actuation) de controle de abertura variável de válvulas. Ele é capaz de oferecer um bom torque em baixas rotações, potência em médias e altas, e ainda assim garantir economia de combustível. O sistema define o momento em que as válvulas abrem e fecham, o quanto abrem, e o tempo em que permanecem abertas. Tudo isso controlado através de uma unidade eletrônica. Dessa forma é possível ter duas características diferentes na mesma motocicleta. Na prática, o VVA faz com que a nova esportiva da Yamaha seja ágil nas arrancadas e retomadas no uso urbano, e tenha fôlego para encarar estradas.
Normalmente o comando de válvulas das motocicletas é projetado para escolher uma das alternativas: obter potência em altas rotações ou melhorar o torque em baixas rotações. Dessa forma, em um comando de válvula convencional ou se ganha potência em alta ou se perde o torque em baixas rotações, ou vice-versa. Mas na Yamaha R15, graças ao sistema VVA, isso não ocorre.
Na YZF-R15, a exemplo de sua irmã maior, a YZF-R3, o cilindro minimiza as perdas por atrito entre o pistão e a parede do cilindro. Graças à tecnologia DiASil (Die cast Aluminum silicon) – Fundição do alumínio com silício -, que não é apenas um revestimento, mas sim uma nova composição de material criada pela Yamaha. Ele é leve e promove uma ótima dissipação térmica e resistência mecânica, o que reduz o desgaste do cilindro e aumenta a vida útil do motor.
Embreagem Deslizante e Assistida – Recurso comum em motos potentes de alta cilindrada, a embreagem deslizante evita a frenagem excessiva do motor em reduções bruscas de marcha, comuns em uso esportivo, e consequentemente o travamento da roda traseira. Isso garante não só a maior durabilidade de toda a transmissão da motocicleta, como aumenta seu controle na pilotagem.
A embreagem na R15 ainda é do tipo assistida, capaz de reduzir a pressão no manete de acionamento da embreagem, garantindo dessa forma, uma troca de marchas mais suave, minimizando a fadiga no uso diário.
Câmbio – De acionamento suave e engates precisos, o câmbio da nova R15 é de 6 velocidades, o que permite pilotar em rotações mais baixas, contribuindo para a economia combustível, mas sem perder a emoção na pilotagem.
Escapamento – Completa o conjunto motriz, o escapamento. Ele otimiza a saída dos gases para melhor desempenho e eficiência no controle de emissões, e sua inspiração deriva das irmãs maiores na aparência e no ronco mais grave e encorpado.
CONFORTO
Embora a YZF-R15 tenha a esportividade em seu DNA, o projeto concentrou-se também no conforto, dando a ela versatilidade para o dia a dia, em viagens e no uso esportivo.
Posição de pilotagem – Os pontos de apoio do condutor – guidão, pedaleiras e banco –, estão dispostos de forma a permitirem uma condução precisa e divertida.
O tanque de combustível de 11 litros – cuja tampa é do tipo aviação – foi projetado para garantir uma ótima acomodação ao piloto.
Como as outras motos R-Series, a nova R15 utiliza o sistema de semi-guidões, fixados junto à mesa superior, na ponta de cada um dos amortecedores dianteiros. Suas pedaleiras são confeccionadas em alumínio, assim como as do garupa, por sua vez posicionadas de forma a permitirem com que as pernas não fiquem demasiadamente dobradas.
Assento – Em dois níveis e bipartido, sua ergonomia favorece o encaixe das pernas junto ao tanque, e sua altura de 815 mm do solo, facilita o apoio dos pés no chão.
CONTROLE
Na R15, a união de elementos como a geometria do chassi Deltabox, com entre eixos reduzido de 1.325 mm, o baixo peso de 141 kg (em ordem de marcha), e o tamanho das rodas de liga leve com 17”, fazem do modelo uma referência em agilidade e estabilidade, sendo capaz de desviar dos obstáculos com rapidez e de forma equilibrada.
Tudo isso faz da R15 uma motocicleta fácil e segura de ser conduzida, opção perfeita para motociclistas iniciantes e para os mais experientes, que buscam esportividade.
Chassi – Tão surpreende quanto o motor da YZF-R15, é a sua ciclística. O modelo adota o icônico quadro Deltabox, desenvolvido nas pistas de corrida.
Com excelente equilíbrio entre rigidez e leveza, ele confere excelente estabilidade em altas velocidade e em curvas. Com ângulo de cáster – inclinação dos amortecedores dianteiros – mais vertical, com 25° e trail de 88 mm, os engenheiros da Yamaha encontraram o equilíbrio ideal de rigidez vertical, horizontal e torcional.
O nome “Delta” vem do triângulo – similar a letra delta do alfabeto grego – que se forma ao conectar os pontos de articulação, com a parte superior e inferior dos tubos principais, abaixo do tanque, convergindo para o ponto de ancoragem da balança da suspensão traseira. O quadro se assemelha a uma caixa para suportar esforços de torção.
Suspensões – As suspensões da YZR-R15 são nitidamente mais robustas quando comparadas às que equipam as motocicletas até 160cc disponíveis no mercado. Por isso, são capazes de filtrar as irregularidades do piso com eficiência.
Na traseira, a balança da suspensão totalmente confeccionada em alumínio, é do tipo monocross, garantindo baixo peso e minimizando torções.
Outro destaque da suspensão traseira – com curso de 97 mm (roda) – é a fixação do amortecedor através de links, que garante conforto e suavidade na absorção de impactos. A principal vantagem desse sistema em uma motocicleta é tornar o funcionamento mais progressivo, com um amortecimento que começa macio e fica mais rígido à medida que é mais exigido, minimizando os riscos de que a suspensão chegue ao final de seu curso.
Na prática, todas essas vantagens podem ser notadas na suavidade e eficiência no funcionamento do modelo, sobretudo no conforto em diversas condições de uso, na agilidade e estabilidade em curvas.
Na dianteira, os tubos internos dos amortecedores são reforçados, minimizando torções do garfo, resultando no ganho de estabilidade e controle da moto. Enquanto as motos urbanas de baixa cilindrada usam tubos com diâmetro 29 mm, a YZF-R15, assim como a Yamaha FZ15, é equipada com largos tubos de 41mm, os mesmos da FAZER FZ25, e seu curso é de 130 mm.
Rodas e pneus – Com 10 raios, as rodas em liga leve seguem a proposta visual da R15, inspirando arrojo e modernidade. Elas chamam a atenção por serem largas, similares a de motos de maior cilindrada, conferindo ainda mais imponência à moto.
O diâmetro de ambas é de 17 polegadas, enquanto a largura na dianteira é de 2,5 polegadas, e na traseira de 4,0 polegadas. Para calçá-las, a medida dos pneus é de 100/80-17 na dianteira, e na traseira – a mesma utilizada na irmã YZF-R3 –, é de 140/70-17.
Além do ganho estético, pneus mais largos garantem aderência e estabilidade para contornar curvas, resultando em uma condução segura.
Freios – Tão surpreendente quanto as acelerações, é o poder de frenagem da nova YZF-R15. Ela é capaz de parar em espaços curtos, alcançando um desempenho superior ao oferecido pelas motocicletas dessa faixa de cilindrada disponíveis no mercado. Graças ao poderoso conjunto dianteiro, composto por uma pinça de duplo pistão e um grande disco de 282mm. Na traseira, a R15 conta com disco de 220 mm e pinça de um pistão.
A favor do controle na pilotagem, a YZF-R15 vem equipada com sistema de freios ABS (Anti-lock Bracking System) nas duas rodas – inédito para o segmento –, que impede o travamento das rodas em condições de baixa aderência do piso, como asfalto molhado ou sujo, e até mesmo em frenagens bruscas de emergência.
BENEFÍCIOS
Garantia de 3 anos e Revisão Preço Fixo Yamaha – A nova YZF-R15 carrega a qualidade japonesa Yamaha e vem com garantia de 3 anos. Também está contemplada no programa de Revisão Preço Fixo Yamaha, para que o cliente encontre o mesmo preço do serviço na rede autorizada, garantindo total transparência.
A YZF-R15 tem três opções de cores: Prata Fosco (Matt Silver), Azul Metálico (Racing Blue) e Preto Metálico (Midnight Black), e estará disponível na Rede de Concessionários Yamaha em meados de novembro de 2023, com o preço público sugerido a partir de R$ 18.999,00 + frete.
Desde de o dia 23 de Junho é possível fazer a reserva online da Yamaha YZF-R15, no e-commerce da marca (yamahablustore.com.br), sujeito à disponibilidade.
O valor da reserva é de R$2.000,00, o qual será abatido na finalização da compra. No momento da reserva aparecerá a informação de previsão de entrega, que ocorrerá a partir de novembro de 2023.
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