O que é diplopia, a doença que assombra Marc Márquez

0
56

O hexacampeão da MotoGP, Marc Márquez, voltou a sofrer problemas com sua visão, diagnosticado novamente com diplopia. Tudo começou após uma queda violenta no warm up do último domingo, 20 de março, que o impediu de participar do GP da Indonésia. Mas afinal, por que essa doença preocupa tanto o piloto e seus fãs?

O que é diplopia?

Segundo avaliação neuro-oftalmológica, após a batida na cabeça o problema surgiu recorrente da paralisia do quarto nervo direito. A diplopia é a percepção de “visão dupla” de um único objeto e pode ser monocular ou binocular. O quadro monocular ocorre quando apenas um olho está aberto. O binocular acontece com os dois olhos abertos e desaparece quando um olho é fechado.

diplopia exemplo

Diplopia também é chamada de ‘visão dupla’ e pode acometer um ou os dois olhos do paciente. Imagine você chegar ao final de uma reta a 360 km/h e enxergar dois pontos de frenagem… é por isso que a doença preocupa tanto Márquez e equipe – Foto: AllAboutVision

Na próxima semana, Márquez vai passar por mais exames para avaliar a evolução da lesão e estimar o período de recuperação. Quando a situação aconteceu no ano passado, o piloto ficou três meses afastado das pistas da MotoGP. Com isso, parece pouco provável que vamos ver o espanhol no GP da Argentina, no dia 3 de abril. Da mesma forma, sua temporada está novamente ameaçada.

 

Marc Márquez crash

O piloto do time de fábrica da Honda perdeu a traseira de sua RC213V na curva 7 do Circuito de Mandalika. Tudo aconteceu durante o aquecimento de domingo, fazendo com que Marc Márquez fosse ejetado da moto e caísse sobre seu braço esquerdo.

Levado ao hospital, foi diagnosticado com uma concussão. Foi o encerramento da sua participação na etapa. No entanto, durante seu voo de volta da Indonésia, Márquez começou a sofrer novamente com problemas na visão. Imediatamente ele passou por exames em Barcelona. Nesse momento um quadro de diplopia foi diagnosticado.

diplopia - problema de visão de marc márquez

Marc Márquez já sofreu anteriormente com a doença. No ano passado ela lhe deixou 3 meses fora das pistas… e agora o problema parece se repetir

Marc Márquez com diplopia: déjà vu

Márquez utilizou as redes sociais para falar sobre o assunto e comunicou  que o caso é menos severo que o ocorrido no ano passado. Segundo o piloto, parece um “déjà vu”… Durante a viagem de volta para casa, na segunda-feira, um desconforto na visão o fez procurar o Dr. Sanchez Dalmau, que confirmou o novo episódio de diplopia.

O piloto já havia sofrido com o problema no fim do ano passado. A questão acompanha o espanhol de longa data, e já causou dúvidas sobre sua continuidade nas pistas ainda em 2011. Na época ele sofreu um acidente sério durante a etapa da Moto2, na Malásia.

marc marquez tem diplopia

Piloto deve ficar de fora da rodada na América do Sul

 

Veja mais em Motonline.com.br