Dê uma olhada mais de perto nas especificações técnicas por trás da extraordinária nova motocicleta de viagem da Husqvarna Motorcycles, a moto Norden 901 Adventure 2022, que já está chegando aos revendedores.
Quando vimos pela primeira vez o modelo conceito Norden 901 no EICMA International Motorcycle Show em Milão em 2019, foi atraente. Não se destacava apenas dos modelos off-road TE e TX no estande Husqvarna, mas de todo o resto no vasto salão. Ficou claro desde o início que esta bicicleta foi um passo lateral das normas da bicicleta Adventure e, aos nossos olhos, a 901 tem um visual futurista e retrô sobre ela.
“Rápido, divertido, ágil e, acima de tudo, capaz”, Husky está ostentando as habilidades on e off-road do 901, que reivindica 105/100 figuras de potência e torque do mesmo motor duplo paralelo encontrado nos modelos Adv de peso médio da KTM, rodas com raios e tamanho do pneu dianteiro de 21′ como padrão, frenagem inteligente e sistemas Está tudo lá em um pacote de aparência única.
2022 Norden 901 destaques técnicos:
Estrutura de treliça de aço cromo-molibdênio com motor como membro estressado
Motor duplo paralelo de 889cc com potência de pico de 105 cv e 100Nm de torque
Suspensão WP APEX ajustável com configurações ajustáveis para uso em rua e off-road (220mm + 215mm roda de viagem dianteira e traseira)
Três modos de passeio selecionáveis (Rua, Chuva, Offroad) e modo “Explorador” opcional
ABS nas curvas comutáveis com modo Offroad
Altura ajustável, assento de duas peças
Acelerador Ride-by-wire
Função Easy Shift
O controle de tração sensível às curvas permite nove níveis de deslizamento ajustável da roda traseira (no modo Explorer)
Embreagem do Chinelo Power Assist (PASC)
Rodas tubulares e pneus Pirelli Scorpion Rally STR (21” dianteiro – 18” traseiro)
Luzes LED integradas e luzes de nevoeiro
O tanque de combustível de 19 litros oferece um alcance estendido de até 400 km
Painel digital de exibição TFT de 5”
Unidade de Conectividade Opcional fornece funções de navegação, telefone e música de um smartphone
Ampla gama de acessórios de reposição
Perfuração na divisão de peso médio
Husqvarna diz que o Norden 901 traz “uma abordagem resistente, mas leve, ao setor de aventura de classe média”. Com um peso reivindicado de 204 kg (sem combustível), é competitivo com as novas bicicletas Adv de peso médio da raça, como a Tenere 700 da Yamaha (nas balanças de 187 kg sem combustível).
Motores lisos e torquentes são o que este setor do mercado de Adv prospera e o motor duplo paralelo de 899cc e 105 cv no Norden 901 tem as credenciais. Há um eixo balanceador para minimizar a vibração e o motor está alojado em uma estrutura de treliça de aço leve como um membro estressado – que remete para essas bicicletas de corrida Rally.
norden-901-2022-6
A suspensão WP APEX é comprovada nos outros modelos Adventure construídos na Áustria e provou ser versátil nos testes Enduro21 – configurações confortáveis na rua e um alcance decente para passeios off-road “espíritos”.
Altura ajustável do assento até 20mm, 252mm de distância ao solo e as rodas e tamanhos dianteiros de 21 ” e 18 ” estão apontando na direção certa para uso esportivo duplo, em vez de simplesmente uma máquina tendenciosa na rua. A julgar por todas as imagens promocionais de Lyndon Poskitt montando o 901, ele faz muito mais do que apenas olhar para o papel.
O sistema de frenagem do Norden 901 é apoiado por ABS comutáveis Bosch Cornering com modos Street e Offroad que, novamente, testamos extensivamente e ficamos surpresos com máquinas mais laranja.
Os eletrônicos, incluindo o sensível ‘Controle de Tração de Motocicleta de Canto’ (MTC) sensível a ângulo inclinado, têm configurações diferentes dependendo do terreno e das habilidades do piloto e são genuinamente eficazes – Husky diz que prestaram atenção especial a como funciona fora de estrada, embora não tenhamos mais detalhes sobre exatamente o que neste momento.
Existem três modos de passeio selecionáveis como padrão (Rua, Chuva, Offroad) e um modo Explorer opcional para lidar com todas as circunstâncias que o motociclista possa encontrar. Uma função ‘Easy Shift’ permite trocas de marchas sem embreagem para cima e para baixo na caixa de câmbio de seis velocidades, enquanto uma ‘Embreagem de Chinelo Power Assist’ (PASC) mantém a compostura da roda traseira.
Especificações técnicas do Norden 901:
Motor
Cilindro duplo paralelo, 4 tempos, 4V, DOHC
Deslocamento 889cc
Furo/acidente vascular cerebral 90,7/68,8mm
Potência 77kW (105hp) @ 8000rpm
Torque 100Nm @ 6500 rpm
Taxa de compressão 13,5:1
Arranque/bateria Partida elétrica/12V 10Ah
Transmissão Seis velocidades
Sistema de combustível DKK Dellorto (corpo do acelerador 46mm)
Lubrificação Lubrificação sob pressão com 2 bombas de óleo
Unidade primária 39:75
Unidade final 16:45
Resfriamento Refrigerado a líquido com trocador de calor água/óleo
Embreagem Aperpa de chinelo PASC operada por cabo de embreagem
Gerenciamento/ignição do motor Bosch EMS com RBW
Controle de tração MTC (sensível ao ângulo enxuto, 3 modos, desengacionável, além de um modo Explorer opcional)
Chassi
Chassi Estrutura de cromo-molibdênio-aço usando o motor como elemento estressado, revestido a pó
Subquadro Treliça de cromo-molibdênio-aço, revestida a pó
Guidão Alumínio, cônico, Ø 28/22 mm
Suspensão dianteira WP APEX-USD Ø 43 mm
Ajustabilidade frontal Compressão, Rebote, Pré-carga
Suspensão traseira WP APEX-Monoshock
Ajustabilidade traseira Rebote, Pré-carga
Curso de suspensão dianteiro/traseiro 220 mm / 215 mm
Freio dianteiro 2 x pinça de 4 pistões, montada radialmente, disco de freio Ø 320mm
Freio traseiro 2 pinça flutuante de pistão, disco de freio Ø 260mm
ABS Bosch 9.1 ME (incl. Modo Cornering-ABS e Offroad, desengacionável)
Rodas dianteiras/traseiras Rodas de raios de alumínio sem câmara de ar 2,50 x 21 ”; 4,50 x 18 ”
Pneus dianteiros/traseiros Pirelli Scorpion Rallly STR 90/90 R 21; 150/70 R 18
Corrente X-Ring 520
Silenciador Silenciador primário e secundário de aço inoxidável
Ângulo da cabeça da direção 64.2°
Deslocamento de braçadeira tripla 30 mm
Trilha 106,9 mm
Distância entre eixos 1.513 mm ± 15 mm
Distância ao solo 252 mm
Altura do assento 854/874 mm
Capacidade do tanque (aprox.) 19,0 litros
Peso sem combustível 204kg (reivindicado)
Eletrônicos
ABS Modes Street (sensível a cantos) / Offroad
Modos de Passeio Rua, Chuva, Offroad (Explorador – opcional)
Sistemas de Gerenciamento de Motores MTC, MSR, Mudança Fácil
Equipamento Original Cruise Control
Conectividade Navegação passo a passo, chamada, seleção de música
Acessórios Técnicos Unidade de Conectividade, TPMS, alças e assentos aquecidos
Gama de acessórios técnicos
As linhas de Vestuário Funcional e Acessórios Técnicos Husqvarna Motorcycles apresentam um monte de opções para o piloto Norden 901, incluindo tudo o que você pode ver nas imagens. De equipamentos de montaria para mantê-lo protegido, quente e seco durante todo o ano, sistemas de bagagem dura e macia, desempenho e opções ergonômicas para personalizar a bicicleta para você e/ou pelourinhos, há até equipamentos de acampamento, incluindo uma barraca, para que você possa ser mais parecido com Lyndon Poskitt, embaixador da Husqvarna para
O Norden 901 2022 estará disponível a partir de novembro de 2021 em revendedores autorizados da Husqvarna Motorcycles. A disponibilidade pode diferir de país para país.